Revista Música publica edição especial sobre música antiga

A Revista Música acaba de publicar no Portal de Revistas da USP uma edição especial que reúne trabalhos apresentados no VIII Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII, realizado na USP entre 11 e 14 de setembro de 2017.

“O Encontro teve como tema a relação entre palavra e música, compreendida a partir do princípio de orientação humanista de que ambas têm por objeto as paixões humanas. Esta identidade permitiu a consolidação, entre os séculos. XVI e XVIII, do conceito de música como ‘discurso sonoro’, sistematizado com base em princípios gramáticos e retóricos”, explica na apresentação a editora convidada Monica Lucas, docente do Departamento de Música (CMU) e organizadora do encontro.


Revista do PPGMUS publica especial com artigos sobre poética musical dos séculos XVI, XVII e XVIII. Na foto, o corno di bassetto: instrumento do século XVI. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A edição apresenta treze textos que se dividem em artigos e comunicações referentes aos séculos XVI e XVIII. Entre os temas abordados estão as concepções retóricas da música em Zarlino, o papel dos instrumentos no auxílio na catequese de missões jesuíticas no Brasil do século XVI, a harpa de pedais no século XVIII e o entendimento de conceitos humanistas de cortesania no repertório musical.

Criada em 1990, a Revista Música é um periódico do Programa de Pós-graduação em Música da ECA. Publica predominantemente artigos originais com resultados de pesquisa científica em música e suas diferentes interfaces, além de traduções, revistas e resenhas. O editor-responsável é o professor Paulo de Tarso Salles.