Revista Movimento publica nova edição

A Revista Movimento, organizada pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), publica um novo volume, o de número 10 do periódico. A publicação traz dossiê intitulado Tecnologias e Audiovisual, que apresenta trabalhos sobre produções audiovisuais que contemplem investigações de sua base tecnológica, além de seus efeitos na cultura e sociedade que estão inseridos.

A edição conta com a seção Dossiê, que inclui sete pesquisas, entre elas: Dimensões da experiência estética do audiovisual, de Kélliana Braghini; O cinema digital e a subjetividade do documentário brasileiro contemporâneo Uma análise do filme Os dias com ele, de César Ramos Macedo; Os fãs: co autores de uma canção através do YouTube – Um estudo sobre as versões cover de “Pra você dar o nome”, de Dani Gurgel; e O audiovisual na cibercultura – Táticas para pensar a educação contemporânea, de Vivian Martins e Edméa Santos.


A Nova edição Revista Movimento possui entrevista com a cineasta brasileira Laís Bodanzky, que abordará a construção de personagens em seu último trabalho, além de pensar o feminismo no cinema e no mercado cinematográfico. Foto: Leo Martins/Veja SP

A revista também conta com a seção Livre, com um texto de Daria Lavrennikov denominado Film Fiction Fact Flux (apresentado em inglês) que aborda as formas de representação do real e ficcional e da criação e desconstrução de desigualdades a partir do projeto Vida nas Aldeias e dois de seus curtas. A última seção que é voltada para entrevistas, que nesta edição conta com a fala de Laís Bodanzky, cineasta brasileira de projeção nacional e internacional. Juliana Pinho propõe uma conversa sobre a última produção realizada por Bodanzky, Como nossos pais, especialmente sobre a estruturação dos personagens masculinos e femininos na obra, abordando também a questão do feminismo no cinema e no mercado cinematográfico.