Revista Significação recebe artigos para as três próximas edições

A Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para as edições de número 49, referente ao primeiro semestre de 2018, 50, para o segundo semestre de 2018, e 51, para o primeiro semestre de 2019. A revista publica a cada semestre uma seção especial de artigos temáticos, em formato de dossiê, cujos artigos devem tratar do tema proposto com abordagens inéditas e fruto de pesquisa original e concluída.

O número 49 recebe até o dia 29 de setembro a submissão de artigos sobre o tema Arte cinematográfica e contextos culturais: produções, circulações, processos. O dossiê, organizado por Danielle Crepaldi Carvalho (USP) e Reinaldo Cardenuto Filho (FAAP/USP), convida os pesquisadores a compor artigos que tomem como foco as relações que a arte cinematográfica manteve, de fins do XIX até os nossos dias, com a cultura audiovisual, considerando-se os variados contextos de produção e circulação.

Sob a coordenação de Carolina Amaral de Aguiar e Ignacio Del Valle Dávila, ambos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, o dossiê da edição de número 50 da revista irá abordar Os anos 1968 no cinema. O dossiê considera essa data em uma perspectiva de longa duração e transnacional, contemplando um momento que vai de 1966 (ano da Revolução Cultural Chinesa) até 1973 (quando ocorre o golpe de Estado no Chile). Os artigos submetidos devem incluir análises de filmes produzidos nesse período ou que posteriormente se dedicaram explicitamente a pensar os anos 1968. Também serão admitidos estudos sobre fenômenos cinematográficos ligados diretamente a esse marco, como o auge dos coletivos de realizadores e o surgimento ou a reformulação de revistas e instituições, tais como cinematecas e festivais. A data-limite de submissão dos trabalhos é 22 de dezembro.

História, cinema e televisão: dimensões históricas do audiovisual é tema do dossiê número 51 do periódico. Sob a coordenação dos professores Eduardo Morettin (ECA-USP) e Mônica Almeida Kornis (FGV), o objetivo deste dossiê é, segundo os editores, o de examinar o lugar ocupado hoje pelos meios audiovisuais (cinema e televisão) dentro da pesquisa histórica a partir, principalmente, de um eixo: a maneira pela qual a experiência da luta política é trabalhada na e pela narrativa fílmica e televisiva em um cenário marcado pela disputa simbólica do poder. A submissão de trabalhos para este dossiê será aceita até o dia 26 de junho de 2018.

Além dos dossiês, a revista publica em sistema de fluxo contínuo artigos dedicados ao estudo do cinema, do vídeo, da televisão, do rádio e das novas mídias, pensando-os como um sistema diversificado de práticas e ideias que envolvem os seus processos específicos de reflexão, criação, produção e difusão. Também são aceitas resenhas de publicações recentes da área, que podem ser submetidas por mestrandos. A publicação tem entre seus editores os professores Irene Machado, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e Eduardo Morettin, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).

As normas de publicação, detalhes sobre o processo de avaliação dos textos, bem como todas as edições da revista podem ser lidas na página da Significação no Portal de Revistas da USP