Revista Significação entrevista Ismail Xavier

A Revista Significação, periódico do Programa de Pós-Graduação em Meios e Projetos Audiovisuais (PPMPA), acaba de lançar em seu canal no Youtube uma entrevista com o professor Ismail Xavier, docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).

Nesta entrevista, ele fala sobre o narrador na literatura e o narrador do cinema, tema central dos artigos que já publicou na Significação: Viagem pela heterodoxia, em 2000, A geometria barroca do destino, em 2011, e Nome próprio: a tela-espelho, o corpo-palavra e o seu duplo, de 2015. O assunto também está presente em vários dos seus livros, como Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome (1983) e O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues (2003). 

Ismail Xavier, em entrevista à Revista Significação

O trabalho da Significação no YouTube é fruto de um projeto coordenado pelos professores e editores da revista, Irene de Araújo Machado e Eduardo Morettin, e executado pelas jornalistas e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, Mariana Queen e Raissa Araújo. "Queremos que as entrevistas funcionem como base e incentivo para que o espectador leia os artigos da revista Significação e amplie seus conhecimentos. Realizar esse projeto é uma forma de colaborar com o programa de pós, associando a nossa formação em jornalismo à prática audiovisual que estudamos no mestrado", diz Raissa Araújo.

Criado em março deste ano, o canal já entrevistou a professora Maria Dora Mourão, também do CTR, em dois momentos: no primeiro, ela falou sobre a criação da revista Significação, em 1974, pelo professor Eduardo Peñuela Cañizal (1933-2014), bem como sobre a sua atuação frente à revista, a partir de 2016. Em outra entrevista, Dora Mourão falou sobre o papel da montagem no cinema, com base em seu artigo A montagem cinematográfica como ato criativo, de 2006. Outra entrevistada do canal é a pesquisadora Patrícia Machado, que falou sobre o artigo Imagens Que Faltam, Imagens Que Restam: A Tortura Em Cabra Marcado Para Morrer, que trata da sua pesquisa de elaborar memórias e criar novos sentidos a partir de imagens do filme Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho.