Revista Significação publica entrevista com Ismail Xavier em vídeo

A revista Significação publicou em seu canal do Youtube mais uma edição da série Análise fílmica em artigos científicos. Esta é a terceira parte da entrevista com Ismail Xavier, professor emérito do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).

No vídeo, o pesquisador fala sobre a elaboração de artigos no campo do cinema, a adequação de artigos às revistas em que são publicados e outros temas. “A pior coisa é transformar uma obra de arte, um filme, em uma ilustração de uma teoria”, segundo o professor, “quem tem que se adequar às obras é o teórico e, não, ao contrário”.

Sobre a publicação de artigos, Ismail Xavier também citou como o academismo é ruim quando impede que o pesquisador adapte seu texto ao contexto e atrapalha a comunicação com o leitor. Além disso, afirmou, baseado em experiência própria, que há diferença quando as pesquisas estão reunidas em um livro e não publicadas em revistas. “Você tem muito mais um efetivo diálogo com o leitor no livro do que quando está na revista.”

O objetivo do canal Significação – Revista de Cultura Audiovisual é destacar os artigos publicados na revista e incentivar a leitura do periódico. O projeto é coordenado por Eduardo Morettin e Irene de Araújo Machado, professores do CTR e editores da revista.