Rumos da área de Biblioteconomia são discutidos no Fórum “Formação do Profissional da Informação: Desafio contemporâneo”

Acontece nos próximos dias 26, 27 e 28 de maio, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o Fórum “Formação do Profissional da Informação: Desafio contemporâneo”. Sob coordenação do professor Luiz Augusto Milanesi, o fórum tem como principal objetivo discutir com coordenadores de cursos de Biblioteconomia os rumos da formação profissional da área e os possíveis termos de um projeto político-pedagógico. Devido ao desenvolvimento da área da Informação nas últimas décadas para responder às crescentes demandas de conhecimentos, faz-se necessário responder a questões surgidas no âmbito acadêmico, decorrentes dessa mutação acelerada. É com o intuito de fornecer respostas – essenciais para que o ensino e a pesquisa respondam à necessidade do País – que o Fórum se organiza.

Nos três dias de realização do Fórum, coordenadores de cursos, professores, doutorandos, mestrandos e graduandos da área de Biblioteconomia de diversas universidades, se unem para trocarem informações e reflexões em torno de duas perguntas essenciais: Qual é o perfil do profissional de Informação mais necessário ao Brasil hoje? e Em que medida as universidades e faculdades têm respondido a essa demanda?

Um dos destaques do fórum é a palestra Inter-trans-disciplinaridade na educação superior: desafios e perspectivas de um projeto de Universidade Nova, ministrada pelo professor Naomar de Almeida Filho, ex-Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e, atualmente, da Universidade Federal do Sul da Bahia que está sendo implantada dentro de novas concepções de ensino superior para o Brasil.

As inscrições para o fórum devem ser feitas pelo site http://www3.eca.usp.br/forumdemaio

Confira a programação completa e as univeridades participantes aqui.

Tel: (11) 3091-4076 ramal.5
cbd@usp.br