Iniciação Científica: porta de entrada para a pesquisa

Conheça as opções disponíveis para adentrar o universo da pesquisa 

 

Os programas de Iniciação Científica e Tecnológica (IC) buscam aproximar o estudante de graduação da prática da pesquisa acadêmica. Na ECA, é a Comissão de Pesquisa que oferece o suporte necessário aos alunos interessados em explorar esse caminho. 

O aluno pode elaborar um projeto de pesquisa junto com um professor, que será seu orientador durante todo o processo. Também é possível que um docente convide um estudante a participar de um projeto já existente. Nos dois casos, as atividades de pesquisa contam com certa flexibilidade de horário, respeitando as necessidades da graduação.

A ECA possui duas modalidades de programas de Iniciação Científica: com e sem bolsa. No caso dos programas com bolsa, existem três opções disponíveis: 

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC);

  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI); 

  • Programa de Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

Todas essas bolsas têm vigência de 12 meses e requerem dedicação exclusiva, ou seja, o bolsista não pode ter vínculo empregatício. Há ainda o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC-EM), voltado para estudantes de Ensino Médio e Técnico de Escolas Públicas. 

Para se inscrever, é necessário ficar atento aos editais de cada programa, lançados anualmente. Clique aqui para obter mais informações sobre a inscrição.

Já o Programa de Iniciação Científica sem bolsa contempla os estudantes que não atendem os requisitos para se candidatar às opções com bolsa ou, embora aprovados na classificação PIBICI / PIBITI, não foram contemplados. Os editais também são lançados anualmente. Para saber mais, clique aqui.

Guilherme Ribeiro, aluno de música, apresenta pesquisa na etapa internacional do Simpósio de Iniciação Científica da USP, em 2017. Foto: Bruna Caetano

Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP)

O aluno envolvido em projeto de pesquisa de Iniciação Científica, com ou sem bolsa, deve apresentar seu trabalho no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP). Realizado anualmente, o simpósio é composto por três etapas: uma mostra dos trabalhos da unidade (Semana de Pesquisa da ECA); uma mostra geral, com participação dos estudantes de iniciação científica de todas as unidades da USP, aberta à comunidade interna e a outras Universidades; e, finalmente, uma etapa no exterior, quando os dez alunos selecionados na fase anterior viajam para representar a USP em um evento com diversas universidades estrangeiras. 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a Comissão de Pesquisa! Ligue para 3091 5021 ou escreva para cpq@usp.br