Evento inovador sobre games, Sampa Play Week está com inscrições abertas

Evento acontece em novembro, com atividades acadêmicas e lúdicas sobre cultura de jogos e gamificação. Inscrições abrem em 12 de outubro e visam público que inclui estudantes de Ensino Médio

Em um contexto de transformação digital e social, estudantes, pesquisadores e empreendedores se aliam para construir um mundo melhor. O evento Sampa Play Week, coordenado pelo prof. Gilson Schwartz, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), traz a possibilidade de integração e defesa dos direitos humanos através da cultura lúdica de jogos durante nove dias de atividades.

A programação é integrada ao 7º Festival Games For Change América Latina, fruto da ONG Games for Change de Nova Iorque, que também realiza o evento nos Estados Unidos. O Sampa Play Week acontece de 28 de novembro a 7 de dezembro, em várias unidades da USP, com destaque para a ECA. O público-alvo não se restringe à Universidade. Estudantes de escolas de Ensino Médio e Técnico também estão convidados a participar. Além disso, o evento será acessível para pessoas com deficiência.

Um dos principais destaques do evento é o 6º Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos (FAEL), que acontece no CTR nos dias 28, 29 e 30, organizado pela Rede Brasileira de Estudos Lúdicos (REBEL). O fórum trará a apresentação de trabalhos acadêmicos na área de jogos digitais e sociais, ficção, entretenimento e humor. Além disso, haverá uma exposição de produtos lúdicos selecionados pela comissão organizadora.

Sampa Play Week é um evento inovador que integra o propósito da ONG Games For Change. Foto: Divulgação

Haverá também o lançamento do jogo de tabuleiro Purposyum, desenvolvido pela Cidade do Conhecimento da USP em parceria com a Etec Parque da Juventude. O jogo trabalha de forma lúdica a promoção da justiça entre países. Ele foi selecionado pela Unesco como um dos dez melhores jogos sobre o tema, e será distribuído em escolas do mundo todo.

Acontecem ainda seminários, palestras e oficinas no Núcleo de Tecnologias para Arquitetura e Urbanismo (NUTAU) que discute tecnologias e gamificação em arquitetura; jogos e simulações no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e o Pets Play, jogo em que as atividades de cães e gatos serão monitoradas por veterinários, com o intuito de promover a ética e os direitos dos animais.

A grande novidade da Sampa Play Week é o lançamento da plataforma UAIFAI, que realiza o investimento em negócios de impacto social através das moedas virtuais. No evento, ela será a plataforma que fará a mediação de participantes interessados em comparecer à atividade final, o Game Jam. Quanto mais o visitante participar da programação da Sampa Play Week, mais moedas criativas ele acumulará, entrando em um ranking que definirá os concorrentes do Game Jam. O Game Jam será um espaço para desenvolver ideias de games, em que as melhores propostas ganharão prêmios e possíveis investidores.

A Sampa Play Week conta com o apoio da Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência de São Paulo e integra o calendário da SP Negócios, assim como a São Paulo Fashion Week e a São Paulo Tech Week.

Os interessados em participar podem se inscrever neste link. Para mais informações, clique aqui.

Serviço:

Sampa Play Week