Seminário discutiu a história do curso de Turismo

Na última semana de outubro, durante os dias 24 e 25, o curso de Turismo, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), realizou o seminário Os desafios do planejamento turístico na atualidade e seu diferencial no curso de Turismo e na formação do bacharel em Turismo, coordenado pela professora Clarissa M. Rosa Gagliardi, do CRP, como parte das comemorações pelos 50 anos da Escola de Comunicações e Artes da USP.

O convidado internacional foi o italiano Elio Trusiani, PhD em planejamento de cidades e professor associado de Planejamento Urbano e Regional na Scuola di Architettura e Design “E. Vittoria”, Università di Camerino, e conferencista na Scuola di Specializzazione in Beni Architettonici e Paesaggio, Sapienza Università di Roma - Facoltà di Architettura, na Itália.

(esq. p/ dir.) Professores Margarida Maria Krohling Kunsch, Elio Trusiani e Clarissa Maria Rosa Gagliardi

Em sua exposição, durante a primeira mesa do evento, o Elio abordou a relação da universidade – seus pesquisadores, professores e alunos – no processo de planejamento de destinos turísticos a partir da experiência italiana nesse campo; a interface entre as áreas de formação em planejamento territorial; o relacionamento das instituições de ensino com as comunidades-alvo de ações de planejamento, entre outros aspectos relacionados ao tema.

Já no dia seguinte, os debates começaram com a apresentação do projeto de extensão História do presente do curso de Turismo da ECA/USP: registro e difusão de conhecimentos e práticas, projeto que foi coordenado pela professora Karina Toledo Solha, que estava em viagem, mas participou do evento por Skype. Os resultados da pesquisa desenvolvida ao longo de um ano foram apresentados por ela e por seus alunos Thiago Kotaki May e Daniela Pereira Ferrari.

O grupo buscou pensar formas de registrar a história do curso de maneira mais eficaz, propondo então a criação de um site somente para o Turismo, um banco de dados com todos os trabalhos e pesquisas já desenvolvidos no curso e o registro audiovisual de depoimentos de pessoas que passaram por ele, entre docentes, alunos e funcionários.

A segunda e última mesa-redonda visou debater os Desafios do planejamento de destinos turísticos na atualidade, a partir das vivências dos participantes, como alunos da ECA, que estiveram envolvidos na elaboração de um plano de desenvolvimento turístico municipal e experimentam por cerca de um ano e meio o que é ser um profissional da área de planejamento turístico atuando em uma realidade concreta, passando pelos processos que envolvem o consultor privado, o gestor público e o educador atuantes nessa área.

Participaram dessa mesa Lara Chicuta Franco, ex-aluna do curso de Turismo da ECA e atual coordenadora setorial do Sebrae Nacional, tendo trabalhado no Ministério do Turismo e Embratur; Luciana Sagi, consultora em Turismo na Tamoios Inteligência Geográfica; Vanilson Fickert Graciose, ex-aluno do curso de Turismo da ECA e atual Assistente Técnico de Serviços e Informações da Secretaria de Turismo do Estado de SP; Aline Delmanto, ex-aluna do curso de Turismo da ECA, atualmente professora do SENAC com experiência na gestão pública junto à SPTuris; e Larissa Prado, estudante do curso de Turismo. A mesa contou ainda com a participação do professor convidado Elio Trusiani.

(esq. p/ dir.) Vanilson Fickert Graciose, Aline Delmanto, Luciana Sagi, Larissa Prado, Clarissa M. Rosa Gagliardi, Lara Chicuta  Franco e Elio Trusiani

Texto: Mariana Rosa
Fotos: Eduardo Peñuela