Site jornalístico “Intervalo em 5” traz análises aprofundadas de acontecimentos esportivos

O projeto foi idealizado por cinco estudantes de jornalismo 

A aposentadoria de Eli Manning, a contratação de Quique Setién pelo Barcelona, a morte de Kobe Bryant. Esses acontecimentos no mundo do esporte têm um fator em comum: foram tema de textos publicados no novo portal de conteúdo esportivo Intervalo em 5. O projeto é conduzido por cinco estudantes do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) que, desde antes da graduação, já sentiam a vontade de falar sobre esportes.

“Nós enquanto alunos queremos muito aprender sobre essa área do jornalismo mas também exercitar”, comenta Bruna Arimathea, uma das idealizadoras. O site surgiu como uma oportunidade dupla: ter contato com o ofício do jornalismo esportivo e produzir conteúdo de qualidade. 

Para os estudantes, a internet é uma ferramenta facilitadora, já que podem produzir conteúdo independente e diferente do que circula nos portais de notícia hard news – aqueles que publicam as notícias rapidamente, priorizando a informação factual e não a análise crítica. “Nossa proposta nunca foi fazer hard news, mas não significa que não estejamos atentos ao que tá rolando no mundo do esporte”, comenta Bruna. 

Os textos são variados e não se prendem necessariamente a um acontecimento recente. No portal, os estudantes podem escolher suas pautas e desenvolvê-las de forma mais livre. Esse é um ponto importante do projeto, já que ele se adequa a realidade estudantil. A proposta não é dar a notícia primeiro, mas desenvolver mais profundamente temas esportivos. 

Uma ideia futura é expandir o conteúdo para o formato de podcast. Por enquanto, é possível acompanhar o Intervalo em 5 através do site e das redes sociais.