Sumaya Mattar lança livro sobre Arte e Educação

A professora Sumaya Mattar, do Departamento de Artes Plásticas (CAP), lança em parceria com Alberto Roiphe, o livro Arte e educação: ressonâncias e repercussões, que reúne textos apresentados no II Seminário Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, realizado em abril de 2016 na USP.

“Processos de criação na educação e nas artes”, foi o tema escolhido para o evento,  que avançou na discussão sobre questões relacionadas ao ato de criação didática de professores e de artistas, algo bastante caro a todos os integrantes do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA/USP, desde o seu surgimento.    Desde então, seus componentes vêm intensificando e aprofundando estudos, pesquisas e ações educativas em torno desse e de outros temas relativos aos processos de ensino e aprendizagem da arte na contemporaneidade, resultando em dissertações de mestrado, teses de doutorado, trabalhos de conclusão de curso de graduação, projetos de extensão, pesquisas de iniciação científica, projetos educativos e projetos artísticos, um rico material que deu corpo às comunicações e oficinas realizadas no II Seminário e compõe este livro, organizado em quatro partes: - a Parte I, “Desafios e engajamentos da extensão universitária: reverberações”, envolve pesquisas e práticas de extensão desenvolvidas na Universidade e em outros locais, voltados a diferentes públicos, sobretudo educadores.  Na Parte II, “Da prática educativa aos processos de emancipação”, revelam-se os processos de criação e de própria formação de professores do Ensino Fundamental, Médio e Universitário, com foco no trabalho realizado em sala de aula. Nesse caso, diferentes linguagens da arte e procedimentos metodológicos caracterizam as pesquisas e as ações educativas registradas.  A Parte III, “Linguagens e espaços: sentidos partilhados”, além de diferentes linguagens, como o seu nome anuncia, aborda as diversas possibilidades espaço-temporais dos processos de atuação de educadores artistas.  Na Parte IV, “Oficinas”, são partilhadas as proposições oferecidas pelos integrantes do Grupo Multidisciplinar durante a realização do II Seminário, ocasião em que os participantes puderam vivenciar processos de criação relacionados aos temas das comunicações.

A publicação contou com o financiamento da CAPES e a colaboração do Departamento.

A versão digital pode ser acessado gratuitamente neste link   e na página do Grupo no Facebook.

Exemplares impressos podem ser encaminhados gratuitamente a bibliotecas e instituições interessadas, mediante ofício encaminhado para sumayamattar@gmail.com