Teixeira Coelho renova participação no Programa de Professor Sênior

Em reunião realizada no dia 27 de fevereiro, a Congregação da ECA aprovou a renovação da participação do professor José Teixeira Coelho Netto, do Departamento de Informação e Cultura (CBD), no Programa de Professor Sênior da USP. 

Teixeira Coelho dará andamento a projeto iniciado no ano passado, com o apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e já submetido à Pró-Reitoria da Pós-Graduação, que visa a introdução, na USP, de um doutorado experimental em eCulture, que difere do modelo tradicional de doutoramento em vigor na Universidade atualmente. Além disso, o docente irá desenvolver as bases de um Instituto Virtual, sem localização física concreta nem funcionários presenciais, dedicado à pesquisa sobre as culturas computacionais. Também organizará, em 2020, uma nova edição do seminário A Máquina, inteligência e desinteligência, de 2018.

Professor emérito da ECA, José Teixeira Coelho Netto foi diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) (1998-2002) e curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo (MASP) (2006-2014). É especialista em Política Cultural e colaborador da Cátedra Unesco de Política Cultural da Universidad de Girona, da Espanha, além de coordenador do Grupo de Estudos Humanidades Computacionais, criado em 2015 no IEA para discutir a realidade contemporânea das culturas computacionais e digitais e da produção cultural. Também participam do grupo os professores Martin Grossmann e Lucia Maciel Barbosa de Oliveira, do CBD.


Teixeira Coelho dará andamento à projeto de criação de um programa de doutorado experimental em eCulture na USP. Foto: Leonor Calasans/IEA-USP