Secretaria de Turismo se reúne com alunos e professores do CRP

No dia 14 de maio, no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), todos os alunos e professores do curso de turismo foram convidados para participar de uma reunião com  representantes da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo (SMTur). O objetivo do encontro foi que o curso de Turismo da ECA, como um todo, colaborasse com o novo Plano Municipal de Turismo, chamado Platum.

Alunos e professores de turismo se reúnem com representantes da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo

O último Plano Municipal de Turismo foi pensado para o período de 2015 a 2018, surgindo assim a necessidade da elaboração de um novo plano a partir de 2019. Com a criação, em agosto de 2018, da Secretaria Municipal de Turismo, houve a oportunidade de alinhar setores diferentes da sociedade que pudessem contribuir com o plano, como por exemplo, hotéis, agências de viagem, locadoras de automóveis, além da área acadêmica.

O objetivo é identificar os desafios, forças e possíveis ações da cidade de São Paulo no âmbito turístico. Em um quadro, os alunos elaboraram de maneira didática os destaques, propostas e desafios sugeridos à SMTur. "O Plano Municipal de Turismo é basicamente constituído de um diagnóstico e, a partir dele, é elaborado um plano de ação. A SMTur veio, então, até a ECA, coletar subsídios e informações junto ao corpo discente e docente do curso de Turismo para subsidiar a elaboração do novo Plano Municipal de Turismo”, explica a professora Clarissa Gagliardi, do CRP.

Quadro com os destaques, desafios e propostas para o turismo na cidade de São Paulo

Entre as reflexões do grupo, concluiu-se que o turismo é muito transversal e necessita de uma intervenção holística e ampla na cidade, de forma que impacte positivamente, por exemplo, o transporte, a preservação do patrimônio, a segurança e a qualidade profissional. A expectativa é que sejam realizados novos encontros, a fim de tornar a interlocução ainda mais participativa.

Após rodada de reuniões com diversos setores da sociedade, a SMTur elaborará o novo Platum, com validade de três anos.

Fotos: acervo pessoal de Denise de Almeida