USP divulga edital para projetos em direitos fundamentais e políticas públicas

A USP, em conjunto com a Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (FUSP) e o banco Santander, abre inscrições para o 3º Edital Santander / USP / FUSP de Direitos Fundamentais e Políticas Públicas com o objetivo de apoiar financeiramente projetos de cultura e extensão universitária no âmbito dos direitos fundamentais e políticas públicas. As inscrições devem ser entregues na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – na Rua da Reitoria, 374, 3º andar, ala sul – até às 16h do dia 24 de outubro.

O edital destina-se a projetos de docentes ativos da Universidade de São Paulo e deverá conter a carta de anuência do dirigente da unidade do proponente. Assim como nas edições anteriores, o edital aprovará projetos no valor de R$ 5 mil cada e os receberá em duas categorias:

– direitos fundamentais, com ações de direitos humanos para contribuir com a diminuição do preconceito, tais como as relações étnico-raciais, de gênero e de inserção de pessoas portadoras de deficiência;

– políticas públicas, com trabalhos voltados para responsabilidade social, como acesso à informação, acervos e à educação, conservação de patrimônio cultural, campanhas de saúde coletiva e ações educativas que visem à melhoria da qualidade de vida da população.

Entre as modalidades previstas estão: cursos de difusão e workshops, ações educativas, campanhas e atividades de divulgação, elaboração de material educativo, conservação e divulgação de acervos e manutenção de exposição.

Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto, ressaltando-se que não serão analisados projetos que já tenham sido contemplados em edições anteriores do edital ou no 1º edital SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária. Os projetos aprovados pelo presente edital terão o prazo máximo de execução estabelecido de cinco meses, contados a partir de 1º de março de 2018. O edital completo está disponível para download no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Com informações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP