Zebba Dal Farra estreia espetáculo no TUSP

Na dupla função de ator e diretor, Zebba Dal Farra, músico, encenador, professor e docente do Departamento de Artes Cênicas (CAC) entra em cartaz no Teatro da USP (TUSP) com a peça Roda das Vozes em Estado de Sítio, da companhia Ausgang de Teatro, espetáculo sinfônico que mescla teatro e samba e cuja temporada se estende de 23 de junho a 9 de julho, de quintas a sábados, às 21h e de domingos, às 19h. Além disso, haverá uma sessão especial no dia 10 de julho, às 21h, que integra a programção do International Federation for Theater Research, evento que acontece na ECA durante a segunda semana de julho.

Segundo Dal Farra, o espetáculo assume um formato de roda de samba: com a retirada, porém, da mesa central, "lugar de compartilhamento, de memória e de prazer", o espaço se transforma em "arena de teatro" e se coloca como um lugar para a reflexão acerca do papel da palavra na sociedade contemporânea, sua saturação, a mecanização da língua e o "controle das vozes" ao qual estamos sujeitos e que se mostra "mais sutil que a vigia e controle dos corpos", de acordo com o diretor. 

Além do samba de breque, a peça dialoga ainda com textos diversos, tal como a Carta de Lord Chandos, de Hugo von Hoffmansthal e com músicas do compositor Itamar Assunção, "artista negro que fala sobre a marginalidade, mas mantendo referênciais tradicionais da música brasileira" e do dramaturgo Bertold Brecht, "que dá um norte para o espetáculo" e aparece em três canções: Tubarão Paulistano, adaptação à realidade de São Paulo da música de abertura da Ópera dos Três Vinténs; a Canção da Oferta e da Procura e um poema musicado por Dal Farra. 

Além da Dal Farra, o elenco é composto pelos atores Maria Simões, Carolina Martins, Beto Siqueira, Luan Braga, Macalé, Pedro Teixeira e Renan Abreu. A peça tem duração de 90 minutos e a entrada custa 30 reais.

 

 

Serviço:

Data: 22 de junho a 9 de julho

Horário: quintas a sábados, às 21h, e domingos, às 19h

Local: Teatro da USP - Rua Maria Antonia, 294, Consolação, São Paulo

 

Texto: Victória Martins
Fotos: João Gold
Foto de destaque: TUSP