Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa da ECA

 

É a denominação atribuída aos grupos de pesquisadores que desenvolvem pesquisas em determinadas áreas de conhecimento. Cada grupo de pesquisa deve ter um coordenador que gerencia suas atividades. Na ECA, para certificar um grupo de pesquisa é necessário que o coordenador seja um docente ativo ou colaborador sênior (aposentado) respeitando as normas da Resolução Nº 5471 e com Termo de Adesão e Permissão de Uso (aprovado pelo Conselho Departamental) da própria Unidade. Na Escola de Comunicações e Artes, os grupos são certificados através de dois processos:
 

- Certificação pela ECA USP: Esse tipo de certificação é feito diretamente com a Comissão de Pesquisa da ECA USP.

O coordenador do Grupo de Pesquisa deve:

I. Adequar o funcionamento de seu grupo à Portaria Interna ECA nº31/2014.

II. Criar um Regimento Interno do Grupo de Pesquisa de acordo com o roteiro padrão;

III. Verificar se todos os participantes do Grupo de Pesquisa possuem Súmula Curricular (conforme o link);

IV. Encaminhar os documentos do grupo e anexos para a Reunião do Conselho do Departamento aprovar.

Em seguida, o Departamento encaminhará os documentos para a Comissão de Pesquisa da ECA USP, que escolherá um parecerista para verificar se estão de acordo com as Normas para Grupos de Pesquisa na ECA. Sendo aprovado, a Comissão irá abrir um processo para o grupo, encaminhá-lo à Congregação  para aprovação regularizando então o funcionamento do grupo na Unidade.

Após a regularização, o processo retorna para a Comissão de Pesquisa da ECA USP, que irá encaminhá-lo à Pro Reitoria de Pesquisa para que esta insira o nome do Coordenador do grupo no diretório do CNPq.  Em seguida o processo retorna à Comissão de Pesquisa da ECA USP para que seja encaminhado ao Coordenador do grupo para acessar o diretório do CNPq com seu CPF e senha Lattes, para cadastrar o Grupo.