Grupos de Pesquisa da ECA - CBD

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Estudar a produção acadêmica da comunidade científica brasileira, expandindo o olhar para além da análise exploratória do crescimento e impacto de sua produção científica. Toma as métricas como ferramenta capaz de evidenciar o uso e interação transbordando os limites da literatura científica. Considerando inúmeras fontes de informação, com multiplicidade temática, regional e terminológica, engloba outros aspectos da vida acadêmica, que incluem: orientação de novos pesquisadores, composição de bancas, aquisição de financiamento, organização de eventos. Assim, aspectos tecnológicos tornam-se essenciais para se discutir questões relacionadas ao: acesso e interoperabilidade, sendo importante considerar os metadados, linguagens de marcação e identificadores únicos; a gestão, arquivamento, compartilhamento e mineração, que são viabilizadas por sistemas diversos. Finalmente, analisa os efeitos da abertura da ciência, que envolve todas as etapas da pesquisa.CiMetrias - Grupo de Pesquisa em Métricas da Ciência e TecnologiaLinkRogerio Mugnaini; Jose Fernando Modesto da Silva27/02/2020editarapagar
O Centro de Estudos “Design de sistemas virtuais centrado no usuário (CEDUS), sediado na Escola de Comunicações e Artes da USP, vinculado ao Departamento de Biblioteconomia e Documentação, é um organismo de natureza acadêmica, com caráter interdisciplinar e natureza inter-departamental e inter-institucional, aberto a saberes plurais. A dimensão de sua atuação estende-se a instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa em âmbitos local, nacional e internacional que integram sua programação.CEDUS - Centro de Estudos “Design de Sistemas Virtuais centrado no usuárioLinkSueli Mara Soares Pinto17/02/2009editarapagar
O Centro de Pesquisas e Tecnologia em Produção Científica existe desde 1992, quando foi criado pela profa. Dra. Dinah Población com o nome de Grupo de Pesquisa em Produção Científica, destina-se a avaliar a produção científica nas mais diversas áreas de pesquisa, tratando questões de bibliometria e cientometria, redes colaborativas e ontologias, para avaliação da produção Científica em diversas áreas do conhecimento.CPTPC - Centro de Pesquisa e Tecnologia de Produção Científica http://www.eca.usp.br/nucleos/pc/npctec/Marcos Luiz Mucheroni29/10/2008editarapagar
O GPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Cultural constituído por professores, estudantes de pós e de graduação, especialistas e profissionais de diferentes procedências, reunidos no Departamento de Informação e Cultura, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, propõe-se a integrar e ampliar resultados científicos, reconhecidos no país e no exterior, obtidos por equipes sob coordenação de seu líder, na ECA/USP, desde finais dos anos 1980, com prosseguimento nos anos 1990(PROESI) e 2000 (COLABORI). O desenvolvimento sistemático da noção de Educação Cultural (Cultural Education), além de remeter e conferir organicidade a vários aspectos formativos de instituições como Bibliotecas, Salas de Leitura, Centros de Documentação, Informação e Memória, dentre outros, apresenta-se como iniciativa destinada a dar sustentação teórica e metodológica a essas múltiplas e distintas instâncias de mediação cultural, contribuindo para o avanço científico e a renovação de seus paradigmas e práticas. GPEC - Grupo de Pesquisa em Educação CulturalLinkEdmir Perrotti08/11/2018editarapagar
O Laboratório de Cultura, Informação e Sociedade (LaCIS) – sediado no Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD) da Escola de Comunicações e Artes – ECA – da Universidade de São Paulo – USP – reúne docentes e discentes, bem como especialistas externos para desenvolver pesquisas e atividades nas áreas interrelacionadas da Cultura, Informação e Sociedade. *Houve a alteração do termo "Público" para "Sociedade", dessa forma o grupo passa da denominação Laboratório de Cultura, Informação e Público (LaCIP) para Laboratório de Cultura, Informação e Sociedade (LaCIS). LACIS - Laboratório de Cultura, Informação e SociedadeLACISLuiz Augusto Milanesi14/11/2018editarapagar
O Observatório é um grupo interdepartamental e interunidades da Escola de Comunicações e Artes da USP, reúne docentes e pesquisadores envolvidos em projetos com histórias emquadrinhos e narrativas gráficas. Seu objetivo é promover e realizar pesquisas, cursos, seminários, consultorias, edição e atividades de natureza acadêmica.Observatório de Histórias em QuadrinhosLinkWaldomiro de Castro Santos Vergueiro13/10/2008editarapagar
Pesquisas relacionadas à bibliografia, através de uma abordagem que se vale de ferramentas históricas para abordar seus problemas metodológicos e estudar suas práticas contemporâneas. A Bibliografia é constituída por dimensões teóricas, práticas e discursivas voltadas ao registro, preservação, organização, disseminação e mediação da informação e dos saberes. Objetivo do Grupo de Pesquisa BIBLIOTHECA DISCIPLINATA é reunir professores e pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras para colocar a Bibliografia em debate, a partir de sua história, natureza e relações interdisciplinares. O grupo já realizou o I,II, III e IV seminário Internacional A arte da Bibliografia em 2014, 2015 e 2016. 2014: dossiê temático na revista Informação & Informação. 2015: dossiê temático na revista InCID 2016:dossiê temático na revista Perspectiva em CIBIBLIOTHECA DISCIPLINATALinkGiulia Crippa25/05/2016editarapagar
Resulta de um processo sistemático de estudos, iniciado em 1989, no Departamento de Biblioteconomia e Documentação, tendo como objeto os processos de apropriação social da informação e da cultura, em especial, da cultura escrita e seus dispositivos. Em 1993 surge o PROESI - Programa Serviços de Informação em Educação, reunindo diversos professores/pesquisadores, e que, em 2000 passou a denominar-se Núcleo de Pesquisa em Infoeducação. Entre 1993 e 2000 foram realizados vários projetos, com a colaboração de parceiros da USP e de fora da USP: Oficina de Informação, com a COSEAS-USP, visando ao desenvolvimento de um ambiente informacional para crianças de 0 a 6 anos; Biblioteca Interativa, parceria com uma escola municipal, em São Paulo, visando um novo conceito de biblioteca escolar; Estação Memória, com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, para a implantação de um ambiente de informação e cultura intergeracional; REBI-Rede Escolar de Bibliotecas Interativas, com a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, para a criação de uma rede de bibliotecas escolares.Colabori - Colaboratório de InfoeducaçãoLinkIvete Pieruccini29/10/2008editarapagar