Iniciação Científica

Projetos de Iniciação Científica

 

Manual para solicitação de bolsa
 

 

- PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica)

Criado em 1992, tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisa de alunos de graduação e de professores da USP. Gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, o Programa visa promover o contato de alunos da graduação com o fazer científico, complementando a formação acadêmica de cada aluno. Em cada Unidade é gerenciado pela Comissão de Pesquisa da Instituição. É financiando pelo CNPq, pela Reitoria da USP e pelo banco Santander.

 

- PIBITI (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação)

Este programa tem como objetivo estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Além disso, visa formação de recursos humanos para atividades de pesquisa dentro da Universidade. Assim como PIBIC, é financiando pelo CNPq, pela Reitoria da USP e pelo banco Santander e é gerenciado pela Comissão de Pesquisa de cada Unidade.

 

- SEM BOLSA (Programa de Iniciação Científica Sem Bolsa)

Esta modalidade de Iniciação Científica é direcionada para alunos que tem algum vinculo empregatício e por isso não podem receber uma bolsa da Universidade e/ou para alunos que não conseguiram fazer Iniciação Científica com Bolsa.

 

- Relatórios

Os orientadores do Programa de Iniciação Científica devem solicitar aos orientandos a apresentação de Relatório Parcial com 6 meses de bolsa e de Relatório Final com 12 meses de bolsa de acordo com o calendário da Comissão de Pesquisa e as instruções da Pró-Reitoria de Pesquisa, mantendo-se atentos aos prazos, pois a não entrega dos relatórios acarretará a devolução das mensalidades recebidas.
Os orientandos devem enviar os relatórios em PDF para o e-mail cpqecausp@gmail.com, trazer uma cópia impressa do relatório, parcial ou final, e do formulário de encaminhamento do relatório final e entregá-los na Comissão de Pesquisa, Prédio Central, 1º andar, sala 118A. Os relatórios NÃO devem ser encadernados.

Relatório parcial

Formulário de encaminhamento do relatório final