Prêmio "Príncipe de Astúrias 2012"

Os Prêmios Príncipe de Astúrias são oito: Comunicação e Humanidades, Ciências Sociais, Artes, Letras, Investigação Científica e Técnica, Cooperação Internacional, Concórdia e Desportos.

Todos eles são destinados a reconhecer o trabalho científico, técnico, cultural, social e humano realizado por pessoas, grupos de trabalho ou instituições no âmbito internacional.

As propostas de candidaturas apresentadas para qualquer um destes Prêmios devem ser da máxima exemplaridade e a sua obra ou contribuição de transcendência internacional reconhecida.

Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades

Será concedido à pessoa, instituição, grupo de pessoas ou de instituições cujo trabalho de criação ou de pesquisa represente uma contribuição relevante para a cultura universal nestas áreas.

Prêmio Príncipe de Astúrias das Ciências Sociais

Será concedido à pessoa, instituição, grupo de pessoas ou de instituições cujo trabalho de criação ou de pesquisa nas áreas da Antropologia, Direito, Economia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia e demais Ciências Sociais, represente uma contribuição relevante para o desenvolvimento das mesmas em favor da Humanidade.

Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes

Será concedido à pessoa, instituição, grupo de pessoas ou de instituições cujo trabalho na Arquitetura, Cinematografia, Dança, Escultura, Música, Pintura e demais expressões artísticas, constitua uma contribuição relevante para o património cultural da Humanidade.

Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras

Será concedido à pessoa, instituição, grupo de pessoas ou de instituições cujo trabalho de criação ou de pesquisa represente uma contribuição relevante para a cultura universal nas áreas da Literatura ou da Linguística.

Prêmio Príncipe de Astúrias de Investigação Científica e Técnica

Será concedido à pessoa, instituição, grupo de pessoas ou de instituições cujas descobertas ou trabalho de pesquisa representem uma contribuição relevante para o progresso da Humanidade nas áreas das Matemáticas, Física, Química, Biologia, Medicina, Ciências da Terra e do Espaço, bem como técnicas e tecnologias com elas relacionadas.

Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional

Será concedido à pessoa, instituição, grupo de pessoas ou de instituições cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para o mútuo conhecimento, o progresso ou a fraternidade entre os povos.

Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia

Será concedido à pessoa, instituição, grupo de pessoas ou de instituições cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para o entendimento e a convivência em paz entre os homens, para a luta contra a injustiça, a pobreza, a doença, a ignorância ou para a defesa da liberdade, bem como por ter aberto novos horizontes ao conhecimento ou ter destacado, também de forma extraordinária, na conservação e proteção do património da Humanidade.

Prêmio Príncipe de Astúrias dos Desportos

Será concedido à pessoa, instituição, grupo de pessoas ou de instituições que, além da exemplaridade da sua vida e obra, tenha conseguido novas metas na luta do homem para se superar a si próprio, e contribuído com o seu esforço, de forma extraordinária, para o aperfeiçoamento, desenvolvimento, promoção ou difusão dos desportos.

Informações detalhadas e regulamento estão disponíveis no site: http://www.fpa.es/pt/

Os interessados deverão encaminhar as candidaturas à Pró-Reitoria de Pesquisa, por meio da Comissão de Pesquisa, até o dia 23/02/2012.