Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs)

 

CELACC - Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação

Coordenador: Dennis de Oliveira

Os projetos desenvolvidos abordam três linhas de pesquisa: A Construção Teórica em Cultura e Comunicação, Cultura e Comunicação na Integração Latino-Americana e Turismo e Identidade Cultural. Oferece há três anos o curso de especialização “Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos”, que já formou mais de 50 alunos. O CELACC é um núcleo de pesquisa interdepartamental criado pela Profª. Drª Maria Nazareth Ferreira e coordenado pelo Prof. Dr. Dennis de Oliveira na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo em 1996 e está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.  Os projetos desenvolvidos abordam três linhas de pesquisa: A Construção Teórica em Cultura e Comunicação; Cultura e Comunicação na Integração Latino-Americana e Turismo e Identidade Cultural.

Dentre os principais objetivos do núcleo estão: a promoção e realização de pesquisa, cursos, seminários, consultorias, edição de publicações e outras atividades de natureza acadêmica; a criação de um acervo documental sobre cultura brasileira e latino-americana; e a cooperação entre a USP e outras instituições de ensino, de pesquisa e de produção no sentido de divulgar os conhecimentos adquiridos.

 

NuSom - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Sonologia

Coordenador: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta

O Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom) reúne pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Criado a partir de um grupo que há, aproximadamente, dez anos realiza estudos na área de criação musical e desenvolvimento de tecnologias para a música, o NAP pretende estimular a criação de uma rede de colaboração entre pesquisadores brasileiros e latino-americanos da área de sonologia.

 

OBCOM - Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura 

Coordenador: Maria Cristina Castilho Costa

O OBCOM surgiu com o objetivo de mapear, através de notícias, entrevistas, debates e depoimentos, o que está sendo noticiado a respeito de liberdade de expressão e de censura no mundo. Com o intuito de criar um banco de dados mais amplo reunindo notícias do mundo inteiro em português, inglês e espanhol, além de pautar um fórum de discussão sobre esses temas na sociedade.

O núcleo agrega alunos da graduação e da pós-graduação que realizam pesquisas sobre comunicação e censura no Brasil e é composto também por um comitê científico. Os graduandos, além de suas pesquisas, terão a tarefa de buscar as notícias que tratem de censura e liberdade de expressão na mídia, os pós-doutorandos irão fazer uma seleção atribuindo notas de relevância e o comitê científico é formado por professores de várias unidades da USP, que farão análises das notícias divididos entre os campos das artes, literatura, gênero, feminismo, opinião pública, humor, infância e direitos humanos, negros, processos judiciais, classificação etária, mundo do trabalho e América Latina.

 

NEINB - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro

Coordenador: Ricardo Alexino Ferreira

Desde 1996 quando foi criado, o NEINB vem contribuindo para o fortalecimento do estudo sobre o negro dentro da USP e na comunidade acadêmica brasileira.Tem por objetivos criar uma forma permanente de diálogo entre estudiosos, pesquisadores, docentes da USP e de outras instituições interessadas nas questões relacionadas ao segmento negro da sociedade brasileira e realizar pesquisas e atividades de extensão sobre temas que se entrelacem com a questão do negro no Brasil e no exterior incorporando diferentes aspectos da diáspora africana.

 

Traje em Cena - Núcleo de pesquisa sobre Traje de Cena

Coordenador: Fausto Roberto Poço Viana

O núcleo aborda o traje de cena como documento, ou seja, quando ele já não é mais usado num espetáculo, tendo potencial de memória para a reconstrução da história do teatro e a partir do estudo dos acervos, propõe um sistema de catalogação de trajes aplicável em diversos locais.