Inscrição Pesquisador Colaborador

COMO INICIAR NO PROGRAMA DE PESQUISADOR COLABORADOR

 

 

 

COMO SE INSCREVER NO PROGRAMA DE PESQUISADOR COLABORADOR

 

1. Obtenção ou ativação do número USP do Pesquisador Colaborador no Sistema Atena: Enviar cópia digital dos seguintes documentos para o e-mail cpq@usp.br:

- Documento de Identificação: Registro Geral – RG (CNH não é aceita) ou Registro Nacional de Estrangeiro-RNE;
CPF;
- Estado civil e nome do cônjuge, se for o caso;
Comprovante de Titulação de Doutor;
- Telefone para contato (fixo e celular);
- Endereço para correspondência.

 

* Em caso de afastamento (vínculo empregatício) inserir também o Termo de Ciência.

 

Pesquisador Colaborador – Fluxo para pedido COM Bolsa:

2. Após obtenção ou ativação do número USP apresentar os formulários do pedido da bolsa (FAPESP, CNPq, CAPES ou outras agências) preenchidos para ciência/assinatura do Chefe de Departamento;

3. Após ciência/assinatura do Chefe de Departamento, entregar os formulários na Secretaria da CPq (Sala 118-A- 1º andar – Prédio da Administração) para a ciência/assinatura do Diretor da ECA;

4. Em seguida entregar na Agência de Fomento para o andamento do pedido da bolsa;

5. Caso o pedido seja aprovado pela Agência de Fomento, solicitar ao Supervisor que faça o cadastro do Pesquisador Claborador no Sistema Atena.

6. Após o cadastro no sistema Atena o pedido seguirá para aprovação no Conselho Departamental e à CPqECA para aprovação e ativação no sistema.

Importante:

A data de início do projeto precisa ser pensada levando em consideração uma média de 3 meses de tramitações internas para a aprovação do projeto a partir da data de cadastro no sistema Atena.

Caso o candidato queira iniciar no Programa de Pesquisador Colaborador mesmo sem a resposta da agência de fomento, seguir as instruções do pedido Sem Bolsa.

 

Pesquisador Colaborador – Fluxo para pedido SEM Bolsa:

1. Após o recebimento do número USP o candidato deve solicitar ao supervisor que faça o cadastro do Projeto no sistema Atena.

2. Após o cadastro no sistema Atena o pedido seguirá para o Departamento emitir o parecer do projeto e sua aprovação no Conselho Departamental, em seguida será encaminhado à CPqECA para aprovação e ativação no sistema.

Importante:

A data de início do projeto precisa ser pensada levando em consideração uma média de 3 meses de tramitações internas para a aprovação do projeto a partir da data de cadastro no sistema Atena.

Manual do Sistema Atena

 

- Anexos solicitados para o cadastro do Projeto:

1) Termo de Ciência do Empregador (Afastamento);

2) Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (obrigatório independente da modalidade de financiamento);

3) Termo de Adesão (obrigatório independente da modalidade de financiamento).

- Para o Programa de Pesquisador Colaborador com bolsa será solicitado o Termo de Outorga da Agência de Fomento.

 

 

FINALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO

 

Em seguida ao cadastramento no Sistema Atena o Projeto será encaminhado para parecer, aprovação do Conselho Departamental, da Comissão de Pesquisa e, por fim, da Congregação.