Inscrição no Pós-Doutorado

 

COMO INICIAR O PÓS-DOUTORADO:

* Antes de iniciar o preenchimento do formulário, consulte a Resolução CoPq nº 7406, de 03 de outubro de 2017

  1. São aceitos candidatos da USP e de outras Universidades, nacionais ou internacionais.

  2. O interessado deve procurar um docente da ECA que aceite ser o Supervisor de sua Pesquisa, que tenha no mínimo título de Doutor. O supervisor poderá ser:

     Cada supervisor pode orientar no máximo, três Pós-Doutorandos.

 

COMO SE INSCREVER NO PÓS-DOUTORADO:

1. Obtenção ou ativação do número USP do Pós doutorando no Sistema Atena: Enviar cópia digital dos seguintes documentos para o e-mail cpq@usp.br:

- Documento de Identificação: Registro Geral – RG (CNH não é aceita) ou Registro Nacional de Estrangeiro-RNE;
CPF
Comprovante de Titulação de Doutor (título obtido há no máximo 7 anos);
01 foto 3x4 com fundo branco em arquivo JPG com tamanho aproximado de 50kb;
- Telefone para contato;
- Endereço para correspondência.

Pós-Doutorado – Fluxo para pedido Com Bolsa:

2. Após obtenção ou ativação do nº USP apresentar os formulários do pedido da bolsa (FAPESP, CNPq, CAPES ou outras agências) preenchidos para ciência/assinatura do Chefe de Departamento;

3. Após ciência/assinatura do Chefe de Departamento, entregar os formulários na Secretaria da CPq (Sala 118-A- 1º andar – Prédio da Administração) para a ciência/assinatura do Diretor da ECA;

4. Em seguida entregar na Agência de Fomento para o andamento do pedido da bolsa;

5. Caso o pedido seja aprovado pela Agência de Fomento, solicitar ao Supervisor que faça o cadastro do Pós-Doutorado no Sistema Atena seguindo os requisitos da Resolução CoPq 7406 de 03/10/2017.

6. Após o cadastro no sistema Atena o pedido seguirá para aprovação no Conselho Departamental e à CPq-ECA para aprovação e ativação no sistema.

obs: caso o candidato queira iniciar o Pós-Doutorado mesmo sem a resposta da agência de fomento, seguir as instruções do pedido Sem Bolsa.

Pós-Doutorado – Fluxo para pedido Sem Bolsa:

1. Após o recebimento do nº USP o candidato deve solicitar ao supervisor que faça o cadastro do Projeto no sistema Atena, seguindo os requisitos da Resolução CoPq 7406 de 03/10/2017.

2. Após o cadastro no sistema Atena o pedido seguirá para o Departamento emitir o parecer do projeto e sua aprovação no Conselho Departamental, em seguida será encaminhado à CPq-ECA para aprovação e ativação no sistema.

Manual do Sistema Atena

- Anexos solicitados para o cadastro do Projeto:

Anexo I - Termo de Ciência (em caso de vínculo empregatício);

Anexo II - Termo de Compromisso (Modalidade Sem - Bolsa);

Anexo III - Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (obrigatório independente da modalidade de financiamento).

- Para Programa de Pós-Doutorado com bolsa será solicitado o Termo de Outorga da Agência de Fomento.

 

Atenção: Nova Lei de Migração que altera as regras de permanência no Brasil para pesquisadores e professores estrangeiros. Link: https://bit.ly/2xFm8K5

 

 

FINALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO:

Em seguida ao cadastramento no Sistema Atena o Projeto será encaminhado para parecer, para aprovação do Conselho Departamental e para aprovação da Comissão de Pesquisa.

Após aprovação em sua reunião, a Comissão de Pesquisa,  remeterá para a ciência da CCP (Comissão de Coordenação de Programas de Pós-Graduação), na qual o supervisor está credenciado.

O pós-doutorando também poderá exercer atividades na graduação de acordo com a regulamentação da capacitação didática.