Pré Iniciação Científica

 

Projetos de Pré-Iniciação Científica

 

Em convênio com a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo e as entidades da iniciativa privada e órgãos de fomento, a Pró-Reitoria de Pesquisa USP desenvolveu o Programa de Pré Iniciação Científica.  Visando apoiar projetos de pesquisa nas áreas exatas, biológicas e humanas, que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos da rede pública de ensino mediante o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo assim, oportunidades de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional ao aluno participante.

É de interesse da USP contribuir para o aprimoramento do ensino público básico mediante o Programa de Pré-Iniciação Científica, através do oferecimento de oportunidade para vivência em ambientes universitários, aos alunos do ensino médio. O Programa visa desenvolver e incrementar a articulação entre a Educação Básica e a Educação Superior, na expectativa de identificação de talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e de educação profissional melhorando o sistema de ensino público.

 Desde seu primeiro ano, 2009, o Programa de Pré Iniciação Científica foi premiado e elogiado pelo então Governador, José Serra: “Essa experiência é extraordinária. Os melhores alunos de escolas de Ensino Médio do Estado tiveram uma pré-iniciação científica, algo que eles não vão esquecer nunca. E daqui, eu acredito que vão sair muitos cientistas e pesquisadores. Basta ver o entusiasmo e a satisfação que eles têm com o curso e com o diploma de pré-iniciação”.

Entre os premiados estavam as alunas Alissa Paschen, Mariliane Andrade dos Santos e Mayara Ribeiro, que faziam parte do grupo de pesquisadores de Pré-Iniciação Científica da ECA USP e que orientadas pelas professoras Maria Cristina Castilho Costa, Mayra Rodrigues Gomes e Roseli Fígaro Paulino, contando com a colaboração dos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura, especialmente o Prof. Dr. Ferdinando Martins foram as vencedoras da categoria Ciências Humanas desenvolvendo um estudo sobre a produção cultural durante os anos 30 e 70.

 

Contato: preic@usp.br

 

Editais de Pré-Iniciação Científica