Projetos de Pesquisa

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02/08/2010Amilcar Zani NettoPoética da MultiplicidadeEm nossa cultura, a produção audiovisual congrega múltiplos tensores, advindo de três paradigmas criativos: arte, ciência e filosofia - três diferentes formas de produzir o singular, o novo. Essa tríplice mistura virtualiza o contexto da pesquisa poética, abrindo novas possibilidades de atuação criativa e de atualização do trabalho artístico. Assim, o mundo sobre o qual grande parte dos artistas contemporâneos é convocada a intervir já não é o das realidades naturais nem tampouco artificiais, mas o das realidades virtuais. Por tratar-se de uma contextualização extremamente recente e ainda em formação, a ação do artista se dá de forma francamente experimental, suscitando um concomitante trabalho de mapeamento e documentação, bem como a conceitualização da produção emergente. Em se tratando de experimentos virtualizantes, que visam a atualização de um repertório de imagens de acervos diversos, ou seja, representações já constituídas e multidisciplinares, a problematização deve ser constituída pragmaticamente. Com efeito, para o artista, almejar o múltiplo, o novo, significa propor um método capaz de fazê-lo. Sabemos que cada tecnologia remete a um universo de valor e sua respectiva constelação enunciativa que, em última instância, se articula com os saberes e os discursos num determinado contexto cultural. A técnica, então, faz sentido. Não obstante, seria capaz de fazer a diferença, o múltiplo, o singular? Ao colocarmos a tecnologia na perspectiva de um paradigma estético-processual, estaremos buscando intercessores para a heterogênese do humano, o devir outro das formas de subjetivação e semiotização. Tais formas alternativas são de aplicação transdisciplinar e podem funcionar como forças existenciais, poéticas, e , com isso, oferecer alternativas aos valores e representações dominantes, hegemônicos e deterministas vigentes em todas as esferas da realidade ecológica.ver
14/07/2011Maria Dora Genis MourãoRIVERS - ESTUDO DE NOVOS PROCESSOS DE MONTAGEM E EDIÇÃO COLABORATIVA E CAPTAÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL EM MÍDIA SÓLIDADescrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo integrado de aplicação de novos processos de workflow de captação de imagens de alta definição em mídia sólida e de novos processos de montagem e edição colaborativa. Um dos produtos resultantes da pesquisa será a realização de um documentário em alta definição sobre o rio Amazonas. Tal iniciativa está vinculada ao Rivers Project: proposta de cooperação entre diferentes escolas de cinema de diversos continentes, que conta com o apoio do CILECT (Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et Télévision). Ao todo são seis universidades envolvidas e cinco os rios a serem trabalhados: Mississipi (a cargo da University of South Carolina); Rio Grande (University of North Texas); Ganges (American University); Danúbio (as escolas Fakultet Dramskih Umetnosti, da Sérvia, e Vysoka Skola Muzickych Umeni, da Eslováquia); além do rio Amazonas que está sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo. O conteúdo do filme procurará examinar as relações entre práticas culturais e o manejo da água num momento em que este tema ganha cada vez mais a atenção mundial. Outro produto da pesquisa será uma reflexão sobre como as novas propostas de edição e de captação de áudio e vídeo repercutem nos workflows de pré-produção, produção e pós-produção e incidem na estética e na linguagem do gênero documental. Mudanças nas tecnologias e workflows de produção e pós-produção alteraram profundamente as maneiras de se produzir documentários, desde a concepção do projeto até o compartilhamento de arquivos e métodos de distribuição do produto final. Essas alterações afetaram os sistemas de produção, o ensino de documentário e ampliaram o espectro da pesquisa. Nesse sentido, as mudanças tecnológicas precisam ser testadas, examinadas e pedagogicamente absorvidas. O objetivo do Rivers Project é utilizar uma produção colaborativa internacional como oportunidade para se trabalhar com várias universidades e, assim, testar conjuntame. ver
14/07/2011Maria Cristina Palma MungioliA produção de sentido por meio da linguagem televisual: gêneros, temas e discursos na minissérie CapituPor meio do projeto ora proposto que se configura, em termos de realização, como a segunda etapa do projeto A produção de sentido por meio da linguagem televisual iniciado com o estudo da minissérie Queridos Amigos (Rede Globo, 2008), cujos resultados obtidos ao longo de dois anos de pesquisa foram apresentados em relatório, pretende-se dar continuidade à análise da produção de sentidos na linguagem televisual no gênero minissérie brasileira. Os resultados obtidos na primeira etapa (2008-2010) apontaram para a construção de um sentimento de nacionalidade baseado na construção da memória nacional a partir da abordagem ficcionalizada de fatos da história brasileira (resistência à ditadura militar implantada após o golpe de 1964; vida dos exilados políticos) e da abordagem de temas que poderiam ser resumidos por sua vinculação às transformações no papel feminino no casamento e na sociedade e por sua interlocução com transformações no cotidiano das relações afetivas advindas da luta pelo reconhecimento e aceitação das relações homossexuais. Dentro desse quadro, temas como relacionamentos amorosos destrutivos e fragmentados se imbricam com questões referentes à sexualidade (feminina, masculina, homossexual ou transexual) e nos sugere uma aproximação na segunda etapa ora proposta em que pretendemos abordar as relações amorosas, familiares e sociais na microssérie Capitu. Na última etapa dessa pesquisa, pretende-se, com base nos resultados dos estudos levados a cabo nas três etapas propostas do projeto A produção de sentido por meio da linguagem televisual, construir uma espécie de quadro comparativo envolvendo a produção de sentidos de nacionalidade e de sexualidade em duas produções televisuais brasileiras: a minissérie Queridos Amigos (Rede Globo 2008) e a microssérie Capitu (2008). Esse estudo nos ajudará a compreender algumas inter-relações do circuito comunicação-cultura e suas implicações na elaboração de uma imagem de Brasil e do povo brasileiro. O referencial para análise e discussões foi fornecido pela abordagem da Comunicação calcada nos Estudos Culturais e por procedimentos de Análise de Discurso (de origem francesa) e pelos estudos de Bakhtin (2002, 2003) acerca da linguagem e dos gêneros do discurso.ver
14/07/2011Maria Cristina Castilho CostaProjeto Temático Comunicação e Censura - estudo teórico e documental dos processos censórios a partir do Arquivo Miroel SilveiraO Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura, NPCC , reúne professores, pesquisadores e alunos que, com base nos documentos do Arquivo Miroel Silveira -processos de censura prévia ao teatro, provenientes do Departamnto de Diversões Públicas do ESP, estudam a censura às artes e às comunicações. Investigam também a repercussão da censura na sociedade e a participação da opinião pública nas decisões censórias. O acesso aos documentos do Arquivo e às infomações dos diferentes eixos do Projeto Temático é possível pelo endereço www.eca.usp.br/npcc.ver
14/07/2011Maria Helena Franco de Araujo BastosLADCOR - Laboratório de Dramaturgia do CorpoO LADCOR – Laboratório de Dramaturgia do Corpo surge no segundo semestre de 2006. Desde então, vimos organizando em ensaios, espetáculos, intervenções urbanas pesquisas contemporâneas sobre o fazer criativo com a idéia de uma prontidão cênica a partir do que chamamos de escuta do corpo. O pensamento de uma escuta voltada para o corpo na relação com o espaço cênico é um conceito aqui criado para atender as necessidades de uma prontidão do artista do corpo nos processos que envolvem a criação e o fazer cênico. A dramaturgia do corpo não é uma embalagem que nasce pronta, e sim emerge de uma ação. Greiner (2005:81) reforça a dramaturgia como um estado de vertigem que paradoxalmente se dá a ver, por vezes, como algo estável e, à primeira vista, inteiro. No entanto, a sua própria natureza é a de viver à beira da dissolução. E mesmo assim, diante de tal precariedade, nada do que é feito parece estar fora do projeto evolutivo. A permanência está na aptidão do vivo para se organizar sempre em relação a algo ou alguém, na tentativa de manter vínculos de naturezas diversas (sonhos, afetos, ideais e assim por diante) e sobreviver. A geração de um estado corporal depende de uma coerência estabelecida entre o momento de uma determinada ação, o modo como provocamos esta ação no corpo e a percepção do espaço que está no entorno de toda esta ação. A pesquisa “práticateórica” evidencia que, tanto nos processos criativos como nos educacionais, todo procedimento requer atitude estética na relação com os espaços em que circulamos e com os outros com os quais convivemos. A hipótese principal é a de que a dança produz conhecimento a partir do fazer. É na ação que se estimulam conexões entre as estruturas de atividades corporais e operações cognitivas superiores (raciocínio, concentração, etc) Tal hipótese é amparada por pesquisas realizadas acerca da comunicação corporal, do sistema sensório-motor e da elaboração de metáforas (e. g: Lakoff e Johnson 1999, Thelen e Smith 1997, Katz e Greiner 2002). ver
14/07/2011Maria Cristina Castilho CostaNúcleo de Apoio à Pesquisa em Comunicação e CensuraO Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura foi criado e aprovado em 2010, reunindo pesquisadores em diferentes níveis acadêmicos que vão da Pré-Iniciação Científica ao Pós-Doutorado, os quais tem na censura o principal objeto de pesquisa. Tendo nascido a partir dos estudos dos documentos do Arquivo Miroel Silveira, sob guarda da Biblioteca da ECA/USP, contendo processos de censura prévia ao teatro, em São Paulo, de 1930 a 1970, hoje tem por objetivo investigar a censura na atualidade. Além disso, procura divulgar os documentos do referido Arquivo e dar apoio a uma discussão interinstitucional sobre a censura às comunicações e às artes.ver
14/07/2011Maria Immacolata Vassallo de LopesTelenovela brasileira: transmidiação e internacionalizaçãoO presente projeto pretende trabalhar com dois objetos de estudo. O primeiro é continuar desenvolvendo o projeto Obitel Internacional e consolidar seu protocolo teórico e metodológico. Esse trabalho já resultou na publicação de cinco livros: quatro Anuários Obitel 2007, 2008, 2009 e 2010 e do livro Ficção televisiva no Brasil: temas e perspectivas. O segundo objeto é uma temática que resulta das investigações que vimos realizando ao longo desta década e que agora passa a focar os traços específicos da telenovela brasileira, implicando a revisão da identidade nacional no cenário globalizado, na linha de Anderson, Appadurai , Bhabha, Bauman, Barker, e outros. Dentre os aspectos que têm diferenciado o Brasil dentro do conjunto dos países do Obitel, talvez o principal seja o fato de a telenovela brasileira, ao longo de seus quase 50 anos de encontro diário com o público, ter se tornado uma narrativa da nação. Essa perspectiva de análise permite compreender a construção discursivo-cultural do país como “comunidade imaginada” ensejada pela telenovela. Os resultados dos estudos empreendidos nos projetos anteriormente mencionados, reforçam essa perspectiva de trabalho e apontam transformações nos pólos da produção e do consumo das ficções televisivas no Brasil e da sua internacionalização. Essas transformações decorrem de uma sedimentação multimidiática e multiplataforma que pode ser percebida nos programas de ficção televisiva produzidos pelas redes de televisão brasileiras. Para os propósitos da presente pesquisa, tomaremos como objeto empírico os processos de convergência e de transmidiação na ficção televisiva produzida pela TVGlobo e a correspondente interação de seu público. Queremos examinar as novas configurações da interação dialética entre os processos de produção e de recepção que emergem da convergência e das narrativas ficcionais transmidiáticas (transmedia storytelling) da TV Globo. ver
14/07/2011Maria Lúcia de Souza Barros PupoProcessos contemporâneos de criação teatral e pedagogiaO projeto tem em vista examinar novas modalidades de ação cultural na área das artes cênicas, que vem abrindo perspectivas promissoras no campo da Pedagogia do Teatro na cidade de Sâo Paulo. O compromisso que vêm sendo assumido por grupos e coletivos teatrais no que diz respeito à formulação de discursos cênicos e à formação de espectadores em amplos e diversificados segmentos da população, constitui um fenômeno recente, que estabelece novas modalidades de relação entre a cidade e as artes da cena. A referência empírica da investigação está localizada nas propostas de contrapartida social beneficiadas com apoio público através do Programa de Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultura. Dentro delas, foi selecionado um corpus constituído por grupos que vem sendo apoiados por ocasião das mais recentes edições do Programa de Fomento.ver
14/07/2011Maria Laura MartinezPadrões de busca e uso da informação científica na Internet: análise de perfil do usuário acadêmico da UFPE.Projeto desenvolvido por uma equipe de duas universidades através de parceria entre o CEDUS (Centro de Estudos Design de Sistemas Virtuais Centrado no Usuário da ECA-USP) e o LIBER (Laboratório de Tecnologia da Informação da UFPE), com apoio da Capes. A pesquisa foi realizada entre os membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco sobre padrões de busca e uso da informação científica na internet. A investigação foca especialmente o estudo do usuário e do uso do Portal CAPES por alunos e ex-alunos de pós-graduação. Por meio de um questionário online, enviado a cerca de 4251 alunos e ex-alunos dos programas de mestrado e doutorado, 407 respondentes forneceram subsídios para o estudo de cinco variáveis: (1) características pessoais, (2) vínculo atual com a UFPE; (3) recursos e uso da internet; (4) uso da informação científica e (5) expectativa em relação aos sistemas de informação científica. Foram identificadas dificuldades no uso do Portal tanto no que se refere ao conhecimento de suas potencialidades quanto ao desconhecimento do processo de comunicação científico em si.ver
14/07/2011Maria Laura MartinezAgência Universitária de Notícias OnlineA AUN Online é um ambiente na internet que divulga a produção científica e tecnológica da Universidade de São Paulo através do trabalho jornalístico da disciplina: CJE0590 - Laboratório de Jornalismo Impresso I. Foi criada como estudo de caso da tese de doutorado da docente Martinez e tem contribuído com a investigação científica, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de métodos de usabilidade e design de interação. O seu banco de dados reúne matérias desde o ano 2000, redigidas por alunos do curso de jornalismo sob a supervisão de professores jornalistas. As narrativas são lineares e visam o meio impresso mas se utilizam do meio online para divulgação. O projeto teve apoio do programa Bolsa Trabalho da Coordenadoria de Assistência Social da Reitoria da USP, entre 2001 e 2008. Passaram pela agência 9 bolsistas, que trabalharam na sua manutenção e edição. Foram realizados dois TCC (trabalhos de conclusão de curso) de Jornalismo orientados pela professora Martinez sobre o tema do desenvolvimento centrado no usuário e a usabilidade da agência online. Também contribuiu com publicações em congressos nacionais e internacionais.ver
14/07/2011Margarida Maria Krohling KunschPolíticas e estratégias de comunicação na gestão da sustentabilidade nas organizações públicas e privadas.O tema da sustentabilidade tem sido debatido exaustivamente ao redor do mundo e a necessidade da cooperação por parte de todas as organizações da sociedade civil nas esferas política, econômica e social é consenso nessas discussões. Diante da pressão social, as organizações tem incorporado a questão da sustentabilidade ao seu discurso. São ações que impactam diretamente na imagem da empresa e no seu negócio, mas que muitas vezes não chegam a fazer parte dos objetivos estratégicos e nem do dia-a-dia da organização, configurando um quadro de ações puramente mercadológicas. Se por um lado a comunicação é imprescindível para a disseminação dos valores, princípios e práticas sustentáveis, também se faz necessário verificar como seus gestores têm se preparado para essa prática e, como a própria organização enxerga a comunicação para a sustentabilidade, para além do foco promocional e publicitário. Por fim, neste projeto objetiva-se realizar o levantamento e indexação da produção bibliográfica voltada para a temática da comunicação organizacional e a gestão da sustentabilidade nas organizações, destacando as contribuições mais significativas para o objeto de estudo em questão e, ao fim do estudo, levar à publicação os resultados alcançados.ver
14/07/2011Margarida Maria Krohling KunschAs dimensões humana, instrumental e estratégica da comunicação organizacional: um estudo teórico aplicado.Com a nova geopolítica fomentada pelos fenômenos da globalização e da revolução tecnológica da informação e da comunicação, as organizações têm de enfrentar um novo cenário mundial, dominado por uma economia marcada por uma competição sem precedentes. Consequentemente, a sua comunicação deve assumir novas formas, deixando de ser uma função meramente técnica para ser eminentemente estratégica. Com o projeto, pretende-se contribuir para o avanço do campo científico e aplicado da comunicação organizacional no Brasil. O propósito é pensá-la dentro de uma perspectiva mais holística, enfocando-a em três dimensões: a humana, a instrumental e a estratégica. Trata-se de um projeto inovador e inédito, pela temática e pela metodologia a ser seguida. Com base na literatura nacional e internacional de comunicação organizacional foi feita uma criteriosa revisão do material indexado. Também foram analisados os enfoques predominantes do pensamento norte-americano, europeu e latino-americano sobre a comunicação organizacional. ver
14/07/2011Lucilene CuryO Conhecimento Científico: da Universidade para a Sociedade O Projeto teve por objetivo fazer a divulgação da pesquisa científica realizada na FMV da USP, envolvendo alimentos e enfatizou sua importância para a sociedade. ver
14/07/2011Lucilene CuryCibernética Pedagógica – Laboratório de Linguagens Digitais – LLD. Responsável: Profa. Dra. Lucilene Cury – Líder do Grupo.No âmbito das interfaces que se estabelecem entre a educação, a ciência, a cultura e a comunicação, sob o signo da sociedade do conhecimento, que enfatiza uma maior interdependência entre elas, este projeto de pesquisa (que tem a marca do universo digital) foi iniciado em 2008 para disponibilizar, de maneira aberta, o conteúdo das disciplinas que compõem as habilitações do curso de Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP, continuou em desenvolvimento durante o ano de 2010 e propõe-se a continuar pelos anos de 2011 e 2012, para elaboração de um site/portal que apresente, de maneira científico acadêmica, os trabalhos do Grupo de Pesquisa do CCA/ECA/USP - Cibernética Pedagógica – Laboratório de Linguagens Digitais – LLD. Objeto e perspectiva teórica: a base do estudo é o conhecimento na sociedade do conhecimento, ou seja, como ele se configura no momento atual, tanto do ponto de vista da sua gênese, quanto da sua acessibilidade. Em pauta figuram o pensamento complexo, a globalização, os saberes locais e a educação científica, de maneira prioritária. Metodologia utilizada: inicialmente foram escolhidas as Universidades (nacionais e internacionais) que serviram de amostra para a coleta de dados nos seus respectivos sites. Em seguida foram realizadas a análise e a interpretação dos dados obtidos para elaboração do design gráfico do site/portal. Foram selecionados os conteúdos e organizado o material, para ser o primeiro trabalho apresentado no PORTLAB, coordenado pelo Laboratório de Linguagens Digitais – LLD – e deverá ser ampliado, no que diz respeito às atividades de pesquisa do Grupo. Prepara-se uma apresentação com design gráfico e especificidades visuais que atendam aos critérios de usabilidade disponíveis, incluindo testes de laboratório em parceria com o CPqD (Campinas), etapa atual do Projeto, sob responsabilidade da Mestranda e Pesquisadora do grupo Edilaine Heleodoro Félix. Uma vez pronto e colocado na WEB pela ECA, sua atualização contínua deverá ser feita pelo Mestrando e Pesquisador do Grupo: Douglas Gregório Miguel, durante seu trabalho no Laboratório. Ao mesmo tempo, programa-se a etapa de verificação dos resultados sobre a compreensão e satisfação com o Portal por parte dos usuários, com a colaboração da Pesquisadora Lígia Capobianco, participante do Grupo (Mestre). O objetivo geral da pesquisa sobre o Portal do Laboratório de Linguagens Digitais LLD (PORTLAB) é levantar dados que permitam ampliar a interatividade/interação que venham a ser geradas pelo Portal, de acordo com o modelo conceitual utilizado para a elaboração do mesmo. Os objetivos específicos são: Demonstrar os processos de interação e interatividades presenciais e virtuais; Indicar ações para otimizar o portal e facilitar sua navegação; Garantir que as pessoas encontrem as informações facilmente, pesquisem e explorem seu conhecimento. Justifica-se essa investigação pela possibilidade de demonstrar como ocorre a apropriação do conhecimento por meio dos recursos das novas tecnologias. As informações obtidas pela pesquisa visam aumentar a interação/interatividade do portal, atender às solicitações dos visitantes e apresentar ideias para que o portal seja uma fonte importante de conhecimento. Serão pesquisados dados sobre: A página inicial: quantidade de acessos (numéricos) Leitura das seções (links, artigos, notícias) Utilização das informações Recursos x Quantidade de pessoas atendidas Facilidade de localização de conteúdos •Padronização visual Outros recursos solicitados pelos visitantes do portal. Resultados esperados: Os primeiros resultados já foram apresentados em Relatórios realizados pelo bolsista Bhakta Krpa das Santos para a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, bem como em Congresso Internacional de Comunicação, Media e Cognição, em Braga -Portugal (publicado em julho de 2010). Durante o Seminário de Pesquisa realizado na Escola de Comunicações e Artes da USP CRP – I Pró-Pesq. foi feita a exposição dos trabalhos desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CNPq – Cibernética Pedagógica - Laboratório de Linguagens Digitais LLD e foi possível apresentar dados sobre o projeto em desenvolvimento, no que diz respeito à coleta e organização dos dados que compõem o conteúdo do site, juntamente com aluno Luiz Roberto de Almeida, bolsista do projeto (Aprender com Cultura e Extensão). Foi publicado em dezembro de 2010, em formato e-book. Espera-se para este ano de 2011 a finalização da Dissertação de Mestrado da Pós-Graduanda Edilaine Heleodoro Félix, que apresentará o site/portal do Grupo de Pesquisa CNPq – Cibernética Pedagógica – LLD. Com o intuito de publicar os trabalhos de Pesquisa e Extensão do Grupo, o Portal estará em contínua manutenção, de forma a interagir com outros pesquisadores e tornar o conhecimento acessível a todos os interessados, num processo de conhecimento coletivo, base do trabalho proposto. A participação dos usuários é de grande importância e interesse para a pesquisa em desenvolvimento, no sentido de estudar o aspecto cognitivo do Sujeito em relação ao mundo digital, o que levará a uma pesquisa de recepção sobre o portal, que alimentará suas sucessivas atualizações. ver
14/07/2011Lucilene CuryAtalhos para a Inclusão Digital O Projeto foi finalizado e seu objetivo era o de encontrar bases iniciais para o trabalho do Grupo Cibernética Pedagógicaver
14/07/2011Luiz Guilherme de Carvalho AntunesO Futuro da Escola: uso de ferramentas de comunidades online para ensino à distância e inclusão digitalAs tecnologias digitais não são antagônicas ao magistério. Muito pelo contrário, elas podem finalmente libertar o professor da tarefa inglória de transmitir informação. Boa parte da atividade didática hoje em dia consiste em repetir conceitos para novos alunos. Mesmo que pesquise e inove, o professor não pode deixar de fundamentar o que diz. Quando o aluno finalmente está a par do tema e pronto para sua discussão, o curso acaba e o professor não tem a oportunidade de compartilhar sua experiência, se tornando um mero repetidor de conceitos. Não é de se espantar que, à medida que aumenta a experiência em sala de aula, o interesse diminui. Não deveria ser assim. Em vez de tentar combater o uso da Internet e de seus serviços – processo provavelmente frustrante, contraproducente e, em última instancia, prejudicial ao aluno – o professor deve agir como os profissionais experientes e os sábios das comunidades antigas e permitir a seus alunos que tragam as informações, enquanto se empenham em lhes transmitir critério. Nesse cenário, a abundância de conteúdo disponível na Internet pode se tornar um grande auxiliar. Mas para isso é necessário compreender as ferramentas colaborativas em vez de combatê-las. Se seu uso for adequado, o aluno empenhará parte de seu tempo fora da sala de aula a pesquisar conceitos e gerar conteúdo, disponibilizando o resultado de suas pesquisas para a discussão com os colegas e avaliação criteriosa de seu professor. Esses resultados ficam disponíveis para a análise de outras turmas e para a educação remota. A cada ano, mais material é agregado ao conjunto de conteúdo, o que faz com que a aula se torne cada vez menos expositiva e mais debatida, portanto mais interessante para professores e alunos ao longo do tempo. Minha pesquisa busca a identificação e divulgação de ferramentas de software livre e código aberto que possam ser usadas para o desenvolvimento de projetos de inclusão digital e ensino à distância com baixo custo, fácil aprendizado e grande abrangência. ver
14/07/2011Marco Francesco ButibrevêAsas de aeromodelo em madeira balsa com imagensver
14/07/2011Marco Francesco ButiProjeto de pesquisa - HUTentativa de exposição permanente de trabalhos artísticos de alunos do cap nas dependências do HU. Desativado em função das dificuldades de interpretação por parte de alguns funcionários do hospital.ver
14/07/2011Marco Francesco Butiir, passar, ficar Este projeto está em desenvolvimento. O trabalho ir, passar, ficar iniciou em algum momento do 2º semestre de 1992. Em 1996 passou a incorporar também fotografias, em 1997 surgiu o título. Não tem data prevista nem desejo de conclusão. Não se seguem metodologias, não existe divisão entre fazer e pensar, nem entre projeto e execução. O ritmo é irregular, intercalado com outros projetos. ir são gravuras em metal e fotografias a cores baseadas na reação do olhar ao lugar onde me encontro; passar são fotos de minha autoria gravadas em chapas de ferro livremente oxidadas; ficar são gravuras em metal a partir dos desenhos formados pela luz nos espaços interiores de minha casa. Como todos os outros projetos, seria melhor representado por imagens.ver
14/07/2011Marco Francesco ButireclipseInstalação retomando "eclipse" de 2007, em duas salas: uma escura , outra iluminada. Inclui mesas de bar usadas gravadas, luminoso em neon azul com a palavra dú-vida piscando alternadamente, fotografias apresentadas em tela de computador. Poderá ainda ser reapresentada.ver
14/07/2011Marilda Lopes Ginez de LaraAbordagens sobre a linguagem nos estudos de Organização e Representação do ConhecimentoDescrição Pesquisas reunidas sob o título de Knowledge Organization – KO reúnem propostas que têm um núcleo razoavelmente comum, mas não necessariamente consensual quanto aos princípios epistemológicos, teorias e proposições metodológicas. Este é o caso das referências aos estudos da linguagem que, além de serem raros, utilizam enfoques diferentes entre si. Este é o contexto da pesquisa que, embora se concentre em período limitado, poderá contribuir para identificar o estado da arte dos estudos sobre a linguagem na Organização da Informação e do Conhecimento, colocando em relevo princípios de origem, tendências, investimentos, lacunas e metodologias. Objetivos: O objetivo principal desta pesquisa é o de identificar como as principais tendências dos estudos de Organização e Representação do Conhecimento – ORC, enfrentam as questões da linguagem, considerando-se a produção bibliográfica brasileira e a produção internacional (incluindo, se possível, a literatura latino-americana), no período compreendido entre 1999 a 2009. Como objetivos subsidiários, pretendemos identificar: a) fundamentos, princípios, pontos de partida, grau de vinculação com a produção clássica da Documentação; b) conceito de informação subjacente; c) conceito de linguagem e tratamento da questão no interior do subcampo da Organização e Representação do Conhecimento; d)metodologias propostas; e) tipologia de produtos concretos sugeridos, desde que pertinentes; f) correlações entre as propostas, semelhanças, diferenças; g) bibliografia principal utilizada. Fundamentação teórica: Parte-se dos pressupostos da Linguística Documentária que consideram que as operações documentário-informacionais se desenvolvem no universo da linguagem, colocando a mediação como uma das atividades principais da Ciência da Informação. Essa perspectiva se apóia nos desenvolvimentos da Linguística contemporânea – Linguística Textual, Análise do Discurso, teorias da enunciação – e procura dialogar com a Filosofia da Linguagem. Orienta-se por um conceito de informação como construção que se organiza na dependência da inserção do sujeito em contextos socioculturais, recusando visões mentalistas. Admite-se que mais importante do que procurar pelo significado do conceito de informação, trata-se de verificar que, no âmbito documentário-informacional ela é, anteriormente, oferta de sentido, tornando-se informação por uma operação de seleção fundada em referências de comunidades discursivas (Capurro, Luhmann). Frente ao campo não articulado de teorias e métodos que caracteriza a ORC, busca-se identificar como a importância atribuída à linguagem se reflete nas propostas de mediação em especial via linguagens documentárias. Metodologia A metodologia a ser utilizada se apóia nos pressupostos teóricos acima apontados. Do ponto de vista do método, a pesquisa compreende: levantamento bibliográfico (período 1999 a 2009) em bases relacionadas à CI; seleção de corpus de análise (temas, termos indexadores, resumo, se houver, bibliografia); análise (autores e partidos epistemológicos, conceito de informação e de linguagem adotados, metodologias propostas etc); sistematização (quadro de tendências, relações entre autore e propostas; bibliografia principal).ver
14/07/2011Marilia Pacheco FiorilloQuestões de identidade, genero e cultura na midia brasileiraA globalização, tão vigorosa , invasiva e disseminada na cultura e comunicação como na economia, tem trazido um acirramento da dicotomia local X global, geral X particular, universal X multicultural. Torna-se, pois, cada vez mais urgente a necessidade de equacionar teoricamente certas questões colocadas por esta difusa ambivalência que conta, de um lado, com a crescente e acelerada dissolução dos valores particulares ( de gênero, raça, etnia, cabedal cultural, religião), engolfados pela dissipação das fronteiras comunicativas, e por outro, pela acentuação agressiva dos universos particularistas, pela recuperação de valores tradicionais e tipificados , muitas vezes regressivos(de gênero, raça, religião, etc.). Apenas para efeito de ilustração, uma recente enquete da prestigiosa e tradicional publicação Prospect , revista norte-americana pró-européia de centro-esquerda, fez um levantamento entre os mais notáveis intelectuais contemporâneos e apontou uma tendência inequívoca como tema central do debate intelectual do século XXI: a maioria dos consultados ( fazem parte dela Noam Chomsky, Umberto Eco, Richard Dawkins, Wallerstein e outros) frisou que o dilema futuro seria o do contraste entre cosmopolitismo e patriotismo , liberalismo e comunitarismo, questões domésticas e mundiais, minorias e maiorias, nacionalismo e internacionalismo, pendências locais e inserção mundial, enfim, o grande tema que galvanizou esta consulta entre intelectuais foi o do confronto entre local X global , particular X universal , em claro contraste com o que eles afirmavam ter sido o tema de predileção século XX, o do socialismo X capitalismo . Nesta medida, em nossa sondagem quanto ao tratamento dado pela mídia brasileira ( de forma difusa) sobre o dilema particular X universal, minoria X maioria , pretendemos contribuir participando deste debate mais amplo, exatamente ao nos determos na análise da propagação desta ambivalência na cobertura das questõesver
14/07/2011Roseli Aparecida Figaro PaulinoO perfil do jornalista e os discursos sobre o jornalismo. Um estudo das mudanças no mundo do trabalho do jornalista em S Paulo.Esta pesquisa realiza levantamento sobre o perfil dos jornalistas profissionais no Estado de S.Paulo, e o ponto de vista do profissional sobre o seu trabalho. Os dados sobre o perfil e as falas dos jornalistas profissionais serão confrontados com os discursos (das empresas de comunicação, da mídia em geral e da academia) sobre o jornalismo e o futuro da profissão. Estima-se ser bastante urgente o estudo aprofundado sobre as mudanças que vêm ocorrendo na área do jornalismo e que este estudo deva ser realizado a partir do binômio comunicação e trabalho, o qual mobiliza o ponto de vista da atividade humana (ergológica) para entender as práticas profissionais no contexto da fusão de mídias e de relações de trabalho cada vez mais precárias. Espera-se obter como resultado um mapa do perfil do profissional de jornalismo e o ponto de vista deste profissional sobre seu trabalho, para que se possa entender qual o compromisso dele com o direito à informação, bem como poder traçar caminhos mais profícuos para a sua formação universitária. ver
14/07/2011Roseli Aparecida Figaro PaulinoCensura, Mídias e Teatro Amador: antropofagias e mestiçagens.Propomo-nos a estudar a censura à produção teatral do circuito alternativo e popular de cultura na cidade de São Paulo entre 1930 e 1970. O foco principal da pesquisa é a censura à produção teatral de grupos amadores e o cerceamento das camadas populares ao acesso aos bens culturais. O estudo tem como eixo norteador as relações de sociabilidade, multiculturalismo e mestiçagens propiciadas pelas práticas culturais desses grupos de amadores teatrais (muitos deles formados por imigrantes) em diálogo com a indústria cultural e com as políticas culturais do Estado. É uma proposta vinculada ao projeto Temático Comunicação e Censura (Fapesp, 2009-2012) e dá continuidade às pesquisas anteriores do Projeto temático: A cena paulista: um estudo da produção cultural de São Paulo, a partir do Arquivo Miroel Silveira (AMS) da ECA USP. A metodologia utilizada envolve pesquisa bibliográfica e de acervos, entrevistas e análise documental. A pesquisa já produziu resultados publicados em dois livros:"Na cena paulista, o teatro amador.Circuito alternativo e popular de cultura (1927-1945)"; e " Teatro, Comunicação e Sociabilidade. Uma análise da censura ao teatro amador em São Paulo (1946-1970)”.ver
14/07/2011Rosana de Lima SoaresDiscursos midiáticos e Cultura audiovisualO projeto tem como objetivo realizar estudos relativos à cultura audiovisual e suas manifestações nas mídias contemporâneas. Tomando como referência as teorias constituintes dos estudos de linguagem, o tema abrange as narrativas audiovisuais em suas diversas formas (televisivas, cinematográficas, digitais) a fim de analisar de que modo esses discursos controem imaginários culturais. As tensões entre realidade e encenação da realidade, referencialidade e ficcionalidade, verdade e fantasia são tomadas como eixos articuladores do projeto. Além destes, os processos de convergências das mídias e hibridismos de gêneros, tomados em seu aspecto intertextual, articulam as reflexões propostas. O projeto prevê as seguintes linhas de atuação: discursos cinematográficos (cinema ficcional, cinema documentário contemporâneo, cinema de bordas brasileiro), discursos televisivos (telejornalismo, teledramaturgia, ficção seriada), discursos sincréticos (narrativas online, narrativas sonoras, narrativas visuais).ver
14/07/2011Rosana de Lima SoaresA ferramenta Wiki: uma experiência pedagógicaAs novas tecnologias associadas à Internet trouxeram uma abertura de possibilidades para as produções artísticas e do mundo empresarial em geral. Neste trabalho, analisamos a adoção da ferramenta wiki em sala de aula tendo em vista tal abertura em relação à produção textual. O wiki nos permite questionar os parâmetros da linearidade do texto ao apresentar uma estrutura ramificada e, ainda, investigar a problemática da autoria, se supomos que uma de suas principais características é a autoria coletiva, princípio que define sua função. Assim, através da inovação apresentada na estrutura de edição textual, propomos uma investigação sobre seus efeitos em sala de aula, concentrando-nos especificamente em disciplinas da graduação em jornalismo. A cada semestre, são produzidos trabalhos de escrita textual online em sites criados para cada uma das disciplinas envolvidas no projeto.ver
14/07/2011Samira Youssef CampedelliOriginais ReprovadosOriginais Reprovados é uma revista produzida por alunos do curso de Editoração da ECA a partir de textos literários produzidos por alunos de diferentes unidades da USP. As crônicas, contos, poemas e quadrinhos são submetidos por seus autores à seleção de uma comissão editorial. O projeto visa a incentivar a produção literária na comunidade universitária, bem como divulgá-la dentro e fora da USP, além de promover a leitura e a redação como formas de cultura e lazer.ver
14/07/2011Susana Cecilia Almeida Igayara de SouzaCadernos de Repertório Coral ComunicantusEditoração eletrônica de obras estreadas pelos coros do Comunicantus: Laboratório Coral do CMU-ECA-USP. O projeto tem por objetivo normatizar a editoração do material estreado pelos coros do Comunicantus, principalmente a produção discente. Volta-se para novas obras corais e arranjos produzidos na atividade laboratorial, que foram escritos e reescritos a partir da atividade prática, das discussões na disciplina Práticas Multidisciplinares em Canto Coral e da supervisão dos professores responsáveis pela Disciplina. Um dos objetivos do projeto de pesquisa é discutir as práticas de leitura e escrita musicais e demonstrar a especificidade da escrita coral. ver
14/07/2011Terezinha Fátima Tagé Dias FernandesProjeto de Pré-Iniciação Científica: Comunicação e linguagens do cotidiano nas mídias: a memória textual na vida urbana em diferentes épocas. (em andamento) Cadastrado no CNPqEste Projeto está integrado ao Projeto geral: "Enunciações do cotidiano: narrativas lineares e não-lineares em textos da comunicação eda cultura" e ao Grupo de Pesquisa: "Textos da Cultura em Mídias Diferenciadas". Tem como objetivo desenvolver, pela prática orientada, os diferentes procedimentos de leitura de diversos tipos de linguagens(verbais, visuais, sonoras) presentes nos textos e discursos das mídias(sentido amplo: livros, jornais, revistas, filmes, quadrinhos, pinturas, filmes, teledramas, teatro, músicas e outros).) contemporâneas impressas e eletrônicas de diferentes épocas. Esta capacitação tem por finalidade aperfeiçoar sensibilidades e despertar a atenção para a importância de saber selecionar informações e de organizar conhecimentos sobre traços significativos da vida urbana cotidiana contemporânea e de diferentes momentos históricos. O aprendizado de procedimentos do ato de ler o significado do plano simbólico da vida cotidiana, decifrando seus códigos e interpretando suas mensagens, permite o aperfeiçoamento da cidadania, do espírito crítico e da mente e pode ajudar no preparo humano de bons profissionais em diversas áreas de atuação na sociedade. Essa capacitação para o leitor contemporâneo também promove a compreensão e o conhecimento de traços do cotidiano da vida urbana que a transcendem e preservam a memória de nossa cultura. Os procedimentos de leitura integrada das formas de escrita verbal e visual são imprescindíveis entre estudantes de ensino médio e universitário em nossos dias, futuros profissionais e cidadãos. Da capacitação para estes procedimentos, dependem todos os objetos de ler nos meios impressos e digitais. A leitura linear dos textos verbais mescla-se à leitura em contiguidade dos textos visuais, das imagens nos jornais, revistas, livros, quadrinhos, filmes, ficção televisiva, teatro, mídias digitais e outros. A simples apreensão do conteúdo semântico não abrange a decifração da multiplicidade de sentidos gerados para uma leitura plena. Como decorrência, a compreensão dos fatos fica incompleta, causando interpretações ambíguas ou mutiladas sobre o que realmente acontece na vida social imediata.ver
14/07/2011Terezinha Fátima Tagé Dias FernandesEnunciações do cotidiano: narrativas lineares e não-lineares em textos da comunicação e da culturaO projeto proposto está legitimado entre as atividades que se instauram no campo da Comunicação considerada também como uma capacidade de criar e organizar linguagens e diferentes sistemas de signos integrados que se manifestam em múltiplas esferas das atividades sociais para manifestar a consciência da própria vida em movimento. Desse modo, estes estudos ampliam-se e cumprem os objetivos de gerar, transmitir, descobrir e compreender os sentidos das mensagens em seus elementos constitutivos. Desenvolvem-se do ponto de vista de suas incorporações sígnicas nas mediações e diferentes meios tradicionais ou diferenciados, muito além de seus conteúdos e da simples informação sobre seus suportes (segundo Martin-Barbero). O objetivo principal é o de analisar, compreender e reconstituir em procedimentos de leitura lineares e não-lineares as pluralidades de vozes ecoadas e enunciadas em múltiplas linguagens para compreender situações e acontecimentos que se configuram em textos da cultura (segundo Lotman). Serão recortadas as marcas nelas reiteradas nos discursos de diferentes gêneros(segundo Bakhtin) predominantes e exemplares em textos midiáticos contemporâneos ou precursores selecionados para comunicar o sentido do cotidiano da vida social.ver
14/07/2011Terezinha Fátima Tagé Dias FernandesComunicação e linguagens da vida urbana em discursos e em textos verbais e não-verbais em diferentes épocas e formatos midiáticosPesquisa da produção de sentido de mensagens das mídias(sentido amplo) comunicadas em linguagens( sistemas sígnicos) de mediações(Jesús Martin-Barbero) sociais contemporâneas ou precursoras. Por este motivo, desenvolveu o estudo de textos e discursos verbais e não-verbais (jornalísticos, literários, radiofônicos, dramatúrgicos, televisivos, digitais, sonoros, visuais) da atualidade ou os que construiram e registraram a memória e historicidade em produtos culturais no cotidiano e na vida urbana de diferentes épocas e espaços semióticos (foram pesquisadas reportagens pontuais em jornais diários, textos de escritores -jornalistas, como Lima Barreto, Jorge Andrade, Zulmira Ribeiro Tavares, entre outros ) Todos voltados para marcas de referência de seu tempo/ espaço e semiosfera. O projeto partiu do princípio segundo o qual a Comunicação também é uma capacidade humana de criar e organizar linguagens e diferentes sistemas de signos integrados que se manifestam em múltiplas esferas das atividades sociais para compreensão dos sentidos da própria vida em movimento. Justificou-se como estudo da construção de mensagens midiáticas diferenciadas, muito além dos conteúdos e dos suportes, porque elas geraram, transmitiram, descobriram e apreenderam os sentidos da vida social. Consideramos como Texto a noção de Iúri Lotman, segundo o qual: "um texto pode ser considerado como todo conjunto de signos passível de leitura".ver
14/07/2011Ricardo Alexino FerreiraPrograma de Apoio aos Novos Docentes da USPTrata-se de Programa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, voltado para os pesquisadores (novos docentes) para garantir o fortalecimento da pesquisa na USP, tanto em quantidade como em qualidade. A pesquisa que recebeu esse recurso tem como título/tema "Etnomidialogia: método do livro-reportagem-multimidiático-memória no resgate de histórias biográficas de indivíduos pertencentes a grupos sócio-acêntricos.", financiada pela Fapesp. Conforme veiculado no site (http://www.usp.br/prp/novo/?pagina=novosdocentes), o Programa de Apoio aos Novos Docentes, da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, tem como finalidade oferecer aos recém-contratados, que apresentarem o protocolo de submissão à FAPESP de um pedido de auxílio à pesquisa ou projeto especial, uma contrapartida da universidade no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Os recursos poderão ser utilizados para compra de material permanente, consumo, pagamento de serviços de terceiros, diárias e passagens, do interessado ou de seus alunos de pós-graduação ou de iniciação científica. A referida pesquisa foi aprovada pela Fapesp.ver
14/07/2011Ricardo Alexino FerreiraEtnomidialogia: método do livro-reportagem-multimidiático-memória no resgate de histórias biográficas de indivíduos pertencentes a grupos sócio-acêntricosA diversidade étnico-cultural é um tema relevante e fonte de conflitos na contemporaneidade. Os grupos sócio-acêntricos, chamados em outros momentos históricos de grupos minoritários ou minorizados, quase sempre apresentam visibilidade negativa ou neutra e sem referências de produções significativas para os desenvolvimentos social, cultural, econômico e científico, dentre outros. Esse pensamento não corresponde à realidade considerando que são muitos os indivíduos de segmentos sócio-acêntricos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da humanidade. Tal invisibilidade por parte da história oficial (que valoriza muitas vezes o eurocentrismo; a heteronormatividade; o sexismo e outras formulações sectárias) sequer menciona os indivíduos de segmentos sócio-acêntricos ou quando o fazem o descolam de sua condição. A pesquisa proposta visa fazer o resgate biográfico de indivíduos pertencentes aos segmentos sócio-acêntricos e as suas contribuições. Para isso, utilizará o método do livro-reportagem-multimidiático-memória no resgate de histórias biográficas de indivíduos sócio-acêntricos. Essas entrevistas biográficas constituirão uma enciclopédia que irá reunir diferentes nomes de cientistas, artistas, esportistas, escritores, intelectuais, jornalistas, dentre outros, pertencentes aos segmentos sócio-acêntricos. Com isso, espera-se que a enciclopédia possa trazer visibilidade aos indivíduos sócio-acêntricos e a explicitação de sua condição e produções relevantes para a sociedade, desestimulando assim o preconceito em vigor que indivíduos sócio acêntricos não desenvolvem obras relevantes. Esta pesquisa tem auxílio da FAPESP.ver
14/07/2011Mayra Rodrigues GomesCiências da Linguagem: estudo das práticas midiáticasA terminologia ciências da linguagem tem sido empregada pelas mais diversas linhas de pensamento e designa estudos que levam em conta as condições e implicações, para a espécie humana, da assunção da linguagem. A realização de tais estudos encontra sua possibilidade no cruzamento dos achados da antropologia, das ciências cognitivas, da filosofia, da lingüística, da lógica, da psicanálise, da semiótica etc. Ocorre que, para o vasto campo da comunicação e das mídias, e para o abrangente campo do jornalismo em particular, é justamente este tipo de estudo que promove uma compreensão melhor do poder das palavras, de seus efeitos e da responsabilidade de que se reveste quem assume a produção de discursos.ver
14/07/2011Mario Rodrigues Videira JuniorPráticas interpretativas e métodos de ensino para piano (1750-1840): uma abordagem histórica e estética (Fase 1 - Do Clavicórdio ao Pianoforte)Partindo da análise de alguns tratados e métodos para o ensino do piano publicados entre 1750-1840 sobretudo dos textos de autores como C. P. E. Bach, Marpurg, Türk, Clementi e Czerny o presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar as práticas interpretativas vigentes nesse período, assim como o modo pelo qual a mesma se articula com o pensamento estético da época. Por fim, pretende-se realizar uma tradução anotada e comentada de trechos escolhidos dos tratados desses três últimos autores (ainda não disponíveis em língua portuguesa), de forma a contribuir também para os atuais debates em torno das chamadas interpretações historicamente orientadas.ver
14/07/2011Luciana Sayure ShimabucoCorrelações e articulações entre escritura e performance: uma investigação sobre os Estudos para Piano de György LigetiO presente projeto propõe investigar as relações de reciprocidade entre escritura e performance em obras selecionadas, a saber: os Estudos para Piano de György Ligeti. Para tanto, pretende, inicialmente, fundamentar a correlação entre escritura e performance, enfatizando o fato de que ambas são instâncias musicais intimamente imbricadas, que possuem relevâncias equivalentes e não hierarquizadas e que se condicionam mutuamente. A partir disso, e acatando os Estudos de Ligeti como objeto de estudo, reconhecerá aspectos que testemunham esse vínculo, por meio de duas indagações: (1) Como fatores de performance sub-determinam a escritu ra (2) Como a escritura e a notação sub-determinam a performance. A primeira indagação será abordada por meio de estratégias tais como o estudo do pensamento composicional de Ligeti em busca de testemunhos da consideração de fatores de performance em seu processo composicional, o reconhecimento de aspectos musicais fundamentalmente performativos que estimularam a composição destas peças e a comparação entre partituras manuscritas e suas respectivas partituras impressas, na busca pelo reconhecimento de adequações realizadas pelo compositor e destinadas a promover maior efetividade na performance. A segunda indagação observará as partituras com vistas a suas implicações de performance enquanto promotoras não de resultados unívocos e rigorosamente pré-determinados, mas sim de múltiplas soluções. Para tanto, serão efetuados o estudo técnico-pianístico destas obras - com o reconhecimento de aspectos como ambigu idades notacionais e complexidades técnico-instrumentais -, desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e preparo das performances e a observação de diversas gravações que oferecem diferentes resultados para uma mesma prescrição notacional.ver
14/07/2011Mayra Rodrigues GomesEstudos de Linguagem e Práticas Midiáticas - A Ferramenta Wiki e a Produção HipertextualPesquisa aplicada às aulas ministradas na graduação que consiste no oferecimento de ambiente para a produção colaborativa e hipertextual. Compreende a criação de site Wiki, para que os alunos desenvolvam seus trabalhos, junto à disciplina “Ciências da linguagem: fundamentos das práticas midiáticas I e II”. A ferramenta wiki, um software livre, impele à composição em hiperlink e, assim, estimula a pesquisa dos conceitos teóricos, vistos em classe, em espaços diversificados. Além disso, temos sido testemunhas do entusiasmo dos alunos com a possibilidade de agregar imagem e texto, com a possibilidade de extravasar criatividade e de compartilhar informação com os colegas envolvidos na mesma proposta wiki. Esta pesquisa teve apoio do CNPq para aquisição de instrumentos técnicos ligados à atividade didática.ver
14/07/2011Mitsuru Higuchi YanazeDESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DO VALOR DA MARCA (TANGÍVEL E INTANGÍVEL ) A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PATRIMÔNIOS FINANCEIROS, SOCIAIS E DE MERCADO.O patrimônio do investidor de uma empresa pode variar, em conseqüência direta dos denominados Retornos Intangíveis, advindos das ações de marketing e comunicação, notadamente quando elas influem no posicionamento da empresa no mercado (tanto em termos de participação relativa, shares, quanto em termos de posicionamento geográfico ou potencial mercadológico). A resultante do conjunto de relacionamentos de uma instituição se traduz monetariamente pelo valor da marca e contabilmente deve ser expresso no ativo intangível das organizações, compondo a diferença entre o valor patrimonial das ações e o valor de mercado, ou seja, a diferença entre o valor concreto e o valor percebido. A promulgação da lei 11.638, em vigência desde 1º de janeiro de 2010, denominada “Lei do Valor Justo”, ora em fase de regulamentação pela CVM da Bolsa de Valores de São Paulo, prevê esta possibilidade de contabilização, sem a imediata incidência do Imposto sobre a Renda dos ativos intangíveis, cujo valor seja claramente demonstrável e auditável. Por exemplo, as aquisições da Kibon e da Lotus no mercado internacional, bem como a onda de aquisições de laboratórios farmacêuticos e indústrias de autopartes no mercado brasileiro, ocasionada pela disputa dos grandes conglomerados transnacionais na ocupação de mercados potenciais, provocou inúmeros negócios acima do valor patrimonial de empresas, como nos casos do Laboratório Moura Brasil, da Cofap e tantos outros. O lançamento das ações do Google na Bolsa de Valores de Nova York — mesmo incorporando ao valor patrimonial tangível importâncias atribuídas ao intangível, como potencial de mercado, entre outras — atingiu uma valorização imediata superior a 18% no primeiro dia, pois a percepção do valor intangível, por parte do mercado, foi ainda maior do que a esperada pela avaliação técnica. Da mesma maneira, o valor das ações do Wal-Mart e da Coca-Cola nas Bolsas de Valores superam, mais do que proporcionalmente, os valores conseguidos pelo Carrefour e pela PepsiCo, embora as diferenças entre os valores patrimoniais correspondentes não sejam tão grandes assim. Nesses casos, a liderança de mercado transmite uma sensação de segurança, que exerce sobre os investidores um fascínio não explicável numericamente, mas que pode ser compreendido como a resultante da soma do patrimônio financeiro com o patrimônio social e o patrimônio de mercado atingido pela organização (veja quadro abaixo). Pela mesma lógica, mas por outro lado, empresas que operam em ramos em que há risco de acidentes ecológicos, como a indústria do petróleo ou a indústria química, por exemplo, tendem a ter uma relação entre o valor de mercado e o valor patrimonial menos favorável, exigindo ações de comunicação de valorização da marca — o chamado branding —, procurando comunicar um diferencial em que se destaquem os aspectos de segurança e de preservação ambiental e que, ao longo do tempo, tendem a aumentar o preço das ações em bolsa. Tais ações de comunicação são passíveis de mensuração em seus resultados, por meio de pesquisas de imagem com os stakeholders e investidores, estabelecendo-se uma correlação direta entre os seus resultados e a cotação do valor de mercado das ações, ao longo dos anos., como resultante do esquema abaixo: O patrimônio financeiro, expresso nos balanços patrimoniais como Patrimônio Líquido, já é sobejamente estudado e sua fórmula de cálculo universalmente conhecida. Já o patrimônio social, que se refere ao valor social da empresa, é relatado nos assim chamados Balanços Sociais e vem sendo estudado mais recentemente, no entanto, para merecer este nome é necessário que seja respeitado o princípio das contra-partidas, ou seja, que não se exponha apenas as ações de valorização social – cuidados com o meio ambiente, treinamentos ministrados, salários pagos, etc.- mas também o que as organizações usufruem da sociedade. Exemplificando, se uma empresa paga salários na média do seu mercado ou faz compensações ambientais daquilo que depreda na natureza, será no máximo uma empresa cidadã, não podendo ser classificada como socialmente responsável. Para que assim se classifique, é necessário que vá além, ou seja, que pague acima da média ou mais do que compense o ambiente que depreda. O patrimônio de mercado refere-se à parcela do mercado na qual a empresa predomina. Por exemplo, quando da abertura do mercado farmacêutico brasileiro à concorrência internacional, as empresas que aqui vieram se instalar adquiriram os laboratórios nacionais por valores muito acima do seu patrimônio financeiro líquido, pois almejavam o acesso às estruturas de distribuição e vendas que s mesmos desenvolveram em todo o território nacional, o que levaria anos para ser confrontado e nisto residia o valor de sua marca, pouco tendo a haver com o valor de suas patentes ou de suas propriedades físicas, tais como prédios, máquinas etc. Para que as empresas possam beneficiar-se com a lei 11.638, que prevê a possibilidade de contabilização dos ativos intangíveis com diferimento do Imposto de Renda a pagar (só será devido quando da venda do mesmo) é necessário que a sistemática de cálculo da valoração dos seus patrimônios social e de mercado sejam passíveis de submissão às auditorias, ou seja, para que os ativos intangíveis venham a compor o patrimônio líquido, é necessário que se respeite o princípio das contra-partidas, calculando-se ativos e passivos sociais e de mercado, da mesma forma como se calcula entre as propriedades e direitos e as dívidas e obrigações tangíveis, diferentemente dos atuais balanços sociais, que só apresentam os assim chamados ativos sociais. Esta pesquisa tem como objetivo analisar, por meio de estudo de casos, como ocorrem as variações do valor de mercado de empresas que operam na Bovespa em decorrência da comunicação de fatos, positivos e negativos, relacionados às questões financeiras, socioambientais e mercadológicas. A partir das informações e constatações obtidas, desenvolver metodologias de avaliação e mensuração do valor da Marca levando em consideração as especificidades dos setores e as condições dinâmicas do ambiente de mercado. ver
14/07/2011Norma Tenenholz GrinbergDesenvolvimento de massas cerâmicas com características visuais diversas para utilização em trabalhos artisticosEsta pesquisa tem por objetivo desenvolver massas cerâmicas próprias para uso artístico, que apresentam algumas características desejáveis no que se refere à aparência visual eliminando a necessidade de posterior esmaltação. Tais massas apresentam uma identidade por si só e podem também ser utilizadas em arquitetura e na construção civil. Existe uma carência no campo das massas cerâmicas voltadas para uma utilização artística. Pela influência da tradição vinda do Oriente e da Europa, a prática da cerâmica artística no Brasil é caracterizada pela obsessão em aprimoramentos na tecnologia de cobrir a superfície com esmaltes vítreos, com o propósito de colorir, decorar ou tornar próprio um utilitário para uso de mesa e/ou revestimento. Os artistas apreciam o barro pela sua plasticidade e capacidade de ser modelado, por apreender cada gesto dado, mas quando se trata da cerâmica, é considerado um mero suporte estrutural, sendo relegado a um segundo plano quanto aos aspectos estéticos, não sendo explorado todo o seu potencial expressivo na elaboração de uma obra. Vê-se então a necessidade em desenvolver massas cerâmicas que tenham validade para serem usadas por elas mesmas, como uma mídia de expressão artística. O projeto foi contemplado em 2006 com verba para a fase inicial da pesquisa que inclui a aquisição de equipamento que será posteriormente doado ao Departamento de Artes Plásticas. O grupo foi batizado como Grupo Terra e conta com cinco pesquisadores, além de um bolsista da graduação da ECA/USP.ver
14/07/2011Monica Baptista Sampaio TavaresOs modos de ver e a formação de identidades na era da estética digital: o caso dos ambientes virtuais interativosEsta pesquisa tem como objetivo final investigar as representações visuais da estética digital no intuito de identificar como as formações discursivas a elas inerentes podem vir a conformar o comportamento dos indivíduos, possibilitando a construção de novas formas de identidade. O objeto de estudo eleito são os ambientes virtuais interativos. Quanto aos objetivos intermediários, intenta-se alcançar: a) examinar como se dá histórico-culturalmente o aparecimento da chamada estética digital e que transformações são a ela inerentes; b) discriminar e organizar por similaridades de argumentação as principais referências teóricas de análise que justifiquem em que bases ideológicas podem se sustentar as estratégias de articulação entre codificação/decodificação; c) identificar os princípios que sustentam a arquitetura discursiva e os aparatos institucionais da estética digital; d) analisar representações visuais da estética digital (mais especificamente, os ambientes virtuais interativos), no intuito de discernir como suas configurações formais, seus contextos, suas retóricas e seus modos de significação reverberam as leis discursivas do ambiente tecno-cultural; e) identificar modos de comportamento e formas de identidade inerentes à cultura e à estética digitais. A relevância deste trabalho surge na medida em que nele se concebe a imagem como elemento influente e sedutor na construção das identidades. Ele não só circunscreve o problema de estudo à análise da imagem em si própria, mas também admite que os efeitos que dela decorrem estão vinculados às práticas sociais e aos específicos repertórios e contextos dos receptores. Ademais, a pesquisa irá também contribuir para o estudo das relações entre a comunicação, as artes e o design, pois tentará de maneira interdisciplinar estudar como a saturação da informação impõe a necessidade de novas formas. Projeto com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ (2010-2013). Projeto com apoio do Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES 02/2010.ver