Projetos de Pesquisa

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30/08/2011Alice Kiyomi YagyuA Palavra no Contexto da CenaO projeto investiga a vocalidade da palavra no processo de criação do ator. O domínio da palavra na criação atoral implica num estágio superior da evolução artística do ator, em que este deve fazer a distinção entre a frase racionalizada e a frase liberada, que se dirige ao encontro do outro, impregnada de desejos, antecedentes e ações. Com base nos escritos de Maria Knebel, discípula de Stanislavsky e Vassiliev, discípulo de Knebel, o projeto pretende analisar o trabalho com a palavra artística através de textos teóricos e dramatúrgicos.ver
30/08/2011Alice Kiyomi YagyuTeatro e MemóriaInvestigação em torno da memória, da intimidade e da teatralidade que existe fora do teatro, em zonas instáveis como o espaço íntimo. Identificação de elementos como Umbral Mínimo de Ficção, denominação concebida pela diretora teatral argentina Vivi Tellas, em suas pesquisas sobre Teatro Documental.ver
30/08/2011Alice Kiyomi YagyuProcessos criativos do atorGrupo de pesquisa que objetiva a investigação do trabalho do ator sobre si mesmo na criação e organização de repertórios para a cena em suas diversas linguagens. ver
30/08/2011Alice Kiyomi YagyuHANA - A arte do ator NôRevisão bibliográfica da dissertação de mestrado para publicação. O mestrado foi concluído em 1995, sob orientação do Prof.Dr.Jaco Guinsburg.ver
29/08/2011José Roberto Ferreira CintraConstruções narrativas em João Moreira Salles e Eduardo CoutinhoDois diretores de documentários se consagraram como os mais importantes do cinema documental do Brasil nas duas últimas décadas: João Moreira Salles e Eduardo Coutinho. Os processos de criação de cada um deles se tornaram referência para as novas gerações de documentaristas. Localizar pontos de semelhança e de oposição nas construções narrativas de cada um deles, apontar aquilo que os distingue como cineastas originais; entender os arcabouços técnicos utilizados e os contextos teóricos envolvidos; são recortes temáticos que podem contribuir para a formação dos alunos que se preparam para realizar seus próprios documentários nas disciplinas finais do curso de Jornalismo do CJE. ver
29/08/2011Renê Corrêa do NascimentoTURISMO E VOLUNTARIADO: Incidências e resultados do turismo voluntário no contexto das práticas alternativas na cidade de São PauloA presente pesquisa objetiva compreender a ocorrência do turismo voluntário na cidade de São Paulo, como interstício emergente na integração entre diferentes motivações vigentes na conformação de um novo paradigma das viagens turísticas. O voluntariado, entendido dentro das práticas alternativas de se fazer turismo como uma tendência das viagens globais, hoje se manifesta de maneira consistente em muitos locais referenciados como destinos turísticos. Nesse aspecto, tomando como referência a capital paulista, essa investigação busca compreender de forma mais ampla a ocorrência em espaços públicos ou privados que desenvolvem projetos voluntários e aceitam turistas como sujeitos ativos nas mais diversas atividades. Para tanto se propõe a estudar este cenário e identificar todos os sujeitos, turistas ou não, no sentido de criar uma ampla compreensão dessa prática no dia-a-dia da cidade.Através de metodologia exploratória quanti-qualitativa será conduzido o plano de pesquisa que, efetivado, sinalizará a realidade do binômio turismo e voluntariado apontando incidências e resultados no contexto das práticas alternativas, colaborando, assim, para futuras análises em decorrência do cenário globalizado e das novas práticas segmentadas de viagens turísticas.ver
29/08/2011Waldenyr CaldasMúsica e Política na América Latinaver
29/08/2011Renê Corrêa do NascimentoTurismo de SaúdeTendo por referência as características de Turismo de Saúde e seus nichos de mercado esta linha de pesquisa busca investigar o segmento, no sentido de compreender o conjunto de atividades turísticas decorrentes do setor.A base conceitual para definição e entendimento do segmento está atrelada à caracterização adotada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que estabelece inúmeras oportunidades nas interfaces do segmento, como por exemplo o termalismo, as viagens com objetivos médico-estéticos e espaços para tratamento com oferta de serviços e entretenimento aos usuários. É correto afirmar que, mais recentemente, em especial a partir dos anos de 1990, o segmento Turismo de Saúde, tanto no que se refere ao incremento da demanda como pelo crescimento e qualificação da oferta turística específica tem se destacado no portfólio de negócios turísticos do país e do mundo. Em razão dessa realidade a pesquisa pretende contribuir por meio da organização e sistematização da produção científica nacional sobre Turismo de Saúde e da identificação das tendências e prioridades da pesquisa neste segmento do turismo, e também como hoje se mostram os resultados acadêmicos-científicos do segmento, por meio de desenvolvimento e a implementação de um repositório temático sobre o assunto. Desta forma, busca-se promover a valorização do conhecimento científico como base para a reflexão e definição de ações de desenvolvimento do Turismo de Saúde no país. A presente pesquisa, em razão das necessidades instrumentais e metodológicas para organização dos dados coletados no decorrer deste período, realiza, preliminarmente, por meio do Banco de Teses da CAPES – Centro de Aperfeiçoamento de Professores da Educação Superior levantamento da produção científica específica com o objetivo de localizar referencial teórico que trate do tema “turismo de saúde”. Como parte dos resultados já alcançados nesta investigação preliminar, cabe destacar a apresentação de produção científico.ver
29/08/2011Renê Corrêa do NascimentoTurismo de Negócios Tendo por referência as características de Turismo de Negócios, esta linha de pesquisa busca investigar o segmento, no sentido de compreender o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social, por meio da incidência de resultados do setor na dinâmica do turismo nacional e internacional. Observa-se, na última década, que o segmento Turismo de Negócios, tanto no que se refere ao incremento da demanda como pelo crescimento e qualificação da oferta turística específica tem se destacado pelos inúmeros eventos técnico-científicos e comerciais, pela organização dos diferentes setores envolvidos na atividade, pelo interesse das diversas esferas do poder público e pela expressiva produção científica que trata desta temática. Neste sentido, esta proposta de pesquisa pretende contribuir por meio da organização e sistematização da produção científica nacional sobre Turismo de Negócios e da identificação das tendências e prioridades da pesquisa neste segmento do turismo. Como principal produto está o desenvolvimento e a implementação de um repositório temático sobre o assunto. Desta forma, busca-se promover a valorização do conhecimento científico como base para a reflexão e definição de ações de desenvolvimento do Turismo de Negócios no país. A presente pesquisa, em razão das necessidades instrumentais e metodológicas para organização dos dados coletados no decorrer deste período, realiza por meio do Banco de Teses da CAPES – Centro de Aperfeiçoamento de Professores da Educação Superior levantamento da produção científica específica com o objetivo de localizar referencial teórico que trate do tema “turismo de negócios”. O mesmo instrumento, como referência preliminar, registra análise e discussão sobre as instituições de ensino, as áreas de conhecimento, palavras-chave, nomes dos cursos e o grau de formação das publicações relacionadas.ver
30/08/2011Alice Kiyomi YagyuDo Kyogen ao Qioguem - um percurso Oriente-Ocidente na arte do atorRevisão bibliográfica da tese de doutorado homônimo para publicação. A tese foi concluída em 2009, no CAC/ECA, e teve orientação do Prof.Dr.Jaco Guinsburg.ver
30/08/2011Sayonara Sousa PereiraJanela Digital de DançaProjeto que esta se estabelecendo entre LAPETT-CAC-ECA/e o Deutschetanzfilm Institut Bremen/Alemanha. O presente projeto pretende inaugurar, junto ao Departamento de Artes Cênicas, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo- CAC/ECA/USP, uma cooperação com o Deutsches Tanzfilminstitut-Bremen [TAFI] / Instituto Alemão de Videografia em Dança – Bremen para a instalação da primeira base de dados e informações Multimeios no Brasil sobre Tanztheater e outras caligrafias de dança contemporânea, base a qual denominaremos de Janela Digital / Tanzfenster.ver
31/08/2011Marcelo dos SantosEstudos de Gestão e Organização de Serviço de Informação em Ambientes Eletrônicos Os processos de produção, tratamento e disseminação da informação têm sido temas amplamente discutidos nos dias atuais, quando se constata a mudança de paradigma da posse da informação para o acesso a esta nas diferentes áreas do conhecimento. Um desafio instigante consiste em oferecer um serviço de informação que seja adaptável ao contexto, necessidades e interesses dos usuários, de modo que estes possam explorar eficientemente os conjuntos de informação, visando ampla e consistente apropriação do conhecimento. Visando contribuições para repensar o planejamento, a organização, o acesso e o melhor uso das informações em ambientes eletrônicos, este projeto apresenta a proposta de criação de um ambiente para desenvolvimento de estudos de gestão de serviços de informação, com suporte e mediação baseados em tecnologias de informação e comunicação. Especificamente, pretende-se que este ambiente proporcione condições para reflexões e aplicação de teorias, simultaneamente ao desenvolvimento de atividades práticas de organização, representação, busca e recuperação de informações (ou documentos) em serviços de armazenamento e disseminação de informação em diferentes áreas. Do ponto de vista prático, pretende-se aplicar as teorias da Ciência da Informação e Documentação no projeto de um serviço de informação destinado à área Médica (Serviço de Radiologia). O intuito de aplicar tais teorias neste serviço é suscitar algumas das principais características intrínsecas dos serviços de informação destinados à área Médica, onde são exigidas ações diferenciadas em termos de planejamento, organização, gerenciamento de recursos humanos, serviços oferecidos, atendimento aos usuários e políticas de acesso e uso das informações. De modo especial, a Radiologia Médica mostra-se como um caso adequado por oferecer potencial de aplicabilidade teórico-metodológica de conceitos fundamentais de praticamente todas as disciplinas do curso de Biblioteconomia e Documentação.ver
31/08/2011Marcelo dos SantosAmbiente Multicêntrico para Avaliação de Algoritmos de Processamento de Imagens Médicas Constantemente, uma variedade de novos métodos de processamento de imagens (algoritmos) é apresentada à comunidade. Porém, poucos destes têm sido inseridos, com sucesso, na rotina clínica. A análise e comparação de diferentes abordagens por meio de uma mesma metodologia são essenciais para a qualificação do projeto de um algoritmo. Contudo, é difícil comparar o desempenho e adequabilidade de diferentes algoritmos de uma mesma maneira. A razão principal deve-se à dificuldade de avaliar exaustivamente um algoritmo, ou pelo menos, testá-lo num conjunto abrangente e diversificado de casos clínicos. Muitas áreas, como o desenvolvimento de software e treinamentos em Medicina, necessitam de um conjunto diverso e abrangente de dados sobre imagens e informações associadas. Tais conjuntos podem ser utilizados para desenvolver, testar e avaliar novos softwares clínicos. Esta proposta apresenta um plano de ações completo para implantação de um ambiente multicêntrico de base de imagens médicas de diferentes modalidades para uso em diferentes propósitos. Um dos objetivos desta proposta é que este ambiente -- implementado como uma arquitetura de base distribuída de imagens -- armazene imagens médicas com informações de aquisição, laudos, algoritmos de processamento de imagens, gold standards e imagens pós-processadas. O ambiente ainda possui um modelo de revisão por pares que assegura a qualidade dos conjuntos de dados que serão utilizados nos processos de avaliação. O desenvolvimento deste projeto representa a continuidade do trabalho de doutorado de Marcelo dos Santos, bem como a concretização dos resultados obtidos com o protótipo durante o desenvolvimento da tese. A partir desses resultados, pretende-se oferecer meios para realizar avaliações mais abrangentes, bem como, reunir diferentes abordagens utilizadas no processo de avaliação de algoritmos de processamento de imagens médicas.ver
31/08/2011Luciana Sayure ShimabucoA Obra para Piano Solo de Cyro Pereira: revisão musicológica, editoração e edição críticaO projeto apresenta como resultado a primeira edição da obra integral para piano solo do compositor Cyro Pereira, abarcando um total de 40 peças compostas entre 1948 e 2001 e organizadas em 16 peças avulsas e 24 peças reunidas em 6 ciclos. A edição resultante disponibiliza um texto musical fiel às intenções do compositor, acompanhado de aparato crítico que - fundamentado tanto em procedimentos analíticos quanto em consultas presenciais ao compositor - justifica as intervenções editoriais que se fizeram necessárias. O projeto atingiu os objetivos inicialmente propostos, a saber: 1)Levantamento e catálogo das obras pianísticas com informações extraídas de fontes primárias (manuscritos e depoimentos do compositor), 2)Revisão das obras, fundamentada em procedimentos analíticos e em orientações do próprio compositor, 3)Editoração das partituras por meio do software de editoração musical Finale (versão 2008), 4)Edição crítica sustentada no estudo e análise dos materias musicais empregados pelo compositor. ver
31/08/2011Marcelo dos SantosEstudo e Aplicação do Ciclo Informacional nos Processos de Organização e Recuperação de Informações Clínicas no Contexto da Radiologia MédicaO presente projeto de pesquisa propõe elementos para concepção e gestão de serviços especializados de informação em ambientes eletrônicos, especialmente aqueles serviços que atendem profissionais de diversas especialidades e com diferentes perspectivas de uso da informação. A proposta de investigação tem como ponto de partida a análise do ciclo de informações de um Departamento de Radiologia para propor reflexões sobre os sistemas de recuperação de informações clínicas, tendo como base os princípios de compartilhamento e uso de informações que normalmente estão dispersas em subsistemas específicos. A partir da análise do ciclo informacional, objetiva-se garantir a disponibilidade de uma infraestrutura necessária para que equipes da área Médica possam dispor de informações, em tempo real, para análise integrada do estado clínico do paciente. Para tanto, a investigação é conduzida a partir de referencial teórico da Ciência da Informação e áreas correlatas, no que se refere ao estudo do ciclo informacional, bem como os princípios de organização e gestão da informação. No desenvolvimento deste projeto de pesquisa, ainda, pretende-se aplicar e refletir sobre os conceitos propostos pela arquitetura da informação, a partir do oferecimento de instrumentos para uso no ambiente onde a pesquisa será desenvolvida.ver
30/08/2011Maria Dora Genis MourãoA montagem cinematográfica na contemporaneidade audiovisualA pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel da montagem na produção audiovisual contemporânea, especialmente naquelas obras que resultam dos cruzamentos de campos estéticos. A reflexão sobre a montagem foi tema crucial em vários momentos da história e da teoria do cinema. Se bem a primeira idéia que surge quando se fala em montagem é sua vinculação a uma técnica cinematográfica (cortar e colar, seja fisicamente como antes, seja virtualmente como agora), a montagem vai muito alem disso. É o momento da construção do discurso. Para o teórico da montagem S.M.Eisenstein o cinema é uma arte genuinamente sintética, uma arte da síntese orgânica em sua própria essência . Partindo dessa premissa, e de que o cinema se constrói a partir das relações com outras formas de arte constituindo-se em uma síntese qualitativa delas, Eisenstein imprime à montagem um valor estético, alem de ideológico, diante da capacidade que a montagem tem de organizar esses códigos heterogêneos. A trajetória da produção cinematográfica se desenvolveu no decorrer da história por dois caminhos paralelos, caminhos esses que por vezes se cruzam e se influenciam: aquele da ILUSÃO DA RERESENTAÇÃO DA REALIDADE calcado no referente, e aquele do artifício que aponta para um REAL DO REFLEXO (em contraposição a uma impressão da realidade) e que refaz o referente transformando-o em imaginário. Esse imaginário que acompanha o cinema desde seu primórdio é ativado por criadores como Méliès e Eisenstein e retomado na contemporaneidade com as novas ferramentas de produção que estão a serviço da criatividade. No entanto, a vertente do cinema narrativo clássico vai ocupando seu espaço a ponto de Andre Bazin refletir sobre o fato de que rapidamente o cinema se volta para uma "total e completa representação da realidade, uma perfeita ilusão do mundo real em som, cor e relevo . Há uma obsessão realista que persegue a história do cinema, conjugada a uma obsessão narrativa. A montagem encontrará nessas duas vertentes formas diferenciadas de aplicação. O surgimento da tecnologia vídeo (primeiro analógico e depois digital) e as novas formas de produção colocam em pauta novamente questões de montagem. Seja pelo avanço da tecnologia que muda radicalmente o aparato (moviola versus computador), seja pelo aumento de possibilidades de manipulação de imagens e sons que a tecnologia digital coloca à disposição do realizador ampliando as possibilidades de escritura do filme. É nesse panorama que se pretende recuperar a importância da montagem como criadora de sentidos e como possível lugar de intersecção das várias formas e gêneros de expressão artística. ver
30/08/2011Ricardo Alexino FerreiraMidialogia científica e etnomidialogia como disciplinas constitutivas da Educomunicação: uma proposta didático-pedagógicaTrata-se de pesquisa de ingresso no regime de trabalho da CERT/USP. A pesquisa tem como proposta a construção do campo didático-pedagógico da Midialogia Científica e Etnomidialogia na Educomunicação visando a educação científica pelos meios e a compreensão dos fenômenos sociais a partir das diversidades das matrizes culturais em uma abordagem multi e transmidiática para a formação dos educomunicadores.ver
30/08/2011Eugênio BucciA instância da imagem ao vivo, o telespaço público e a fabricação de valor na indústria do imaginárioProrrogação de trabalho anteriormente proposto pelo professor, o presente projeto tem por objetivo prosseguir a pesquisa realizada entre 2008 e 2010, que resultou na publicação de 8 artigos, buscando um formato final para o texto, com base no roteiro das aulas ministradas pelo docente na pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes. A seguir, a relação dos artigos resultante do biênio 2008-2010 1. BUCCI, Eugênio. Um preâmbulo: o “raio visual” ou as memórias de infância. In: NOVAES, Adauto, (org). Mutações – A experiência do pensamento. Rio de Janeiro: Agir Editora Ltda. e São Paulo: Edições SESC SP, 2010, p. 289-321. ISBN: 978-85-7995-004-9. 2- BUCCI, Eugênio. Aquilo de que o humano é instrumento descartável: sensações teóricas. In: NOVAES, Adauto, (Org). A Condição Humana – as aventuras do homem em tempos de mutações. Rio de Janeiro: Agir Editora Ltda. e São Paulo: Edições SESC SP, 2009, p.375-394. ISBN: 978-85-220-1060-8 (Agir) – 978-85-98112-90-9 (Edições SESC SP) 3 - BUCCI, Eugênio. TV Pública e Democracia. Interesse Nacional, São Paulo, Editora Ateliê Editorial, n. 1, p.65-75, abr. jun.2008, ISSN 1982-8497. (pasta 18 – pag. 74) 4 - BUCCI, Eugênio. Em torno da instância da imagem ao vivo. Revista Matrizes, ano 3, nº. 1, p.65-79, ago/dez 2009. ISSN: 1982-8160. 5- BUCCI, E. É possível fazer televisão pública no Brasil?. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), v. 88, p. 5-18, 2010. 6- BUCCI, E. Direito à Informação e Interesse Nacional. Interesse Nacional, v. 3, p. 54-62, 2010. 7-BUCCI, E. A Agenda Certa (numa Hora Estranha e num lugar descolado). Interesse Nacional, v. 12, p. 09-15, 2010 8- BUCCI, E. A razão de ser das emissoras públicas na democracia. Interesse Nacional, v. 1, p. 65-75, 2008. ver
30/08/2011Dália RosenthalPrática transdisciplinar na formação do professor de ArteEste projeto de pesquisa dá início aos estudos sobre transdiciplinaridade em Arte realizados no âmbito do NAI - Núcleo de Pesquisa e Laboratório de Arte Integral do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. O objetivo deste estudo é sistematizar as contribuições da prática transdisciplinar para formação do professor de arte. Na presente etapa do projeto, pretende-se compilar, resenhar e comentar a documentação existente sobre transdisciplinaridade e prática transdisciplinar em Arte no Brasil e descrever experiências de trandisciplinaridade no ensino aprendizagem da Arte. Para isso será realizado um estudo descritivo do tipo qualitativo utilizando análise documental e entrevistas. O trabalho de análise documental incluirá a realização de leituras, fichamentos, elaboração de resenhas e de bibliografia comentada. Este trabalho será feito a partir de levantamento bibliográfico sobre prática transdisciplinar e transdisciplinaridade em Arte, acrescido de novas fontes de informação investigadas durante a realização da pesquisa. As entrevistas, por sua vez, serão realizadas com pesquisadores do pensamento transdisciplinar em Arte na contemporaneidade.ver
30/08/2011Rogerio Luiz Moraes CostaA improvisação musical e suas conexõesTrata-se de um projeto que visa dar continuidade à uma pesquisa anterior que também obteve financiamento da Fapesp. O projeto anterior - Investigação sobre o ambiente da livre improvisação musical - tratou das relações entre o pensamento composicional contemporâneo e a improvisação, realizou um estudo sistemático do relacionamento dos músicos entre si e com os aparatos eletrônicos e foi concluído com sucesso em 2009 quando passamos a fazer parte da equipe do projeto temático Mobile coordenado pelo professor Fernando Iazzetta. Como resultado do projeto anterior tivemos a consolidação desta linha de pesquisa (improvisação) no Departamento de Música da USP com a implantação de um núcleo de pesquisa sobre o assunto (formado por mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos) com uma vasta produção acadêmica, a criação de disciplinas na graduação e na pós e a constituição de dois grupos regulares de investigação prática e teórica: o grupo Musicaficta (com Fernando Iazzetta e Cesar Villavicencio) e a Orquestra Errante (composta por alunos do departamento). O projeto atual tem como objetivos sistematizar a produção acadêmica, artística e bibliográfica do grupo de pesquisa citado, produzindo e publicando artigos em português e inglês, possibilitar a participação em congressos no país e no exterior, além de dar continuidade à investigação sobre a improvisação em suas conexões com outras áreas do conhecimento. As áreas principais de conexão são a composição, a educação, a tecnologia, a história, a análise, a crítica genética, a etnomusicologia e a filosofia. O projeto deve ter desdobramentos teóricos - através da realização de uma revisão da literatura e da produção bibliográfica - e práticos, com a implantação e consolidação de grupos de estudo e de performance.ver
29/08/2011Waldenyr CaldasAspectos sociais da jovem guardaver
29/08/2011Luís Fernando Angerami RamosFLUXOS CRIATIVOS AUDIOVISUAIS: interações entre texto, imagem e som no processo de elaboração de uma obra audiovisual.O projeto tem como objetivo central pesquisar diferentes caminhos de interação entre a palavra, a imagem e o som na elaboração de uma obra audiovisual. Numa primeira linha de investigação partiu-se do texto poético como motor da criação audiovisual. Essa etapa teve início com uma experiência coletiva com a participação de 40 pessoas (artistas plásticos e profissionais de diferentes áreas) que assumiram o desafio de praticar uma intervenção plástica (desenho, pintura, escultura, fotografia, bordado, instalação ou performance) tendo como fonte de inspiração um poema previamente selecionado. Os relatos dos processos criativos e o conjunto de intervenções geraram um documentário em vídeo, intitulado Operação Plástica, que resulta na criação de uma terceira expressão artística, superando a idéia de ilustração e travando um diálogo original entre a palavra e a imagem. Como decorrência dessa linha de investigação, pretende-se desenvolver a produção de videopoemas como objetos de pesquisa de linguagem e formatação de conteúdos audiovisuais de curta duração. Numa segunda linha de investigação, que ora se inicia, caminha-se em uma direção oposta no processo de gênese da obra audiovisual. Tendo como base um conjunto de imagens, busca-se, numa primeira etapa, extrair uma organização visual e a partir dela estimular a criação verbal e sonora na elaboração de uma obra audiovisual. Essa etapa, intitulada Conversando com Fotos, está na fase inicial de pesquisa de imagens tendo como base acervos fotográficos cujas temáticas são imagens de pessoas, de cidades e de natureza, captadas em diferentes países. ver
18/08/2011Eduardo Victorio MorettinExercícios de história cultural conectada: caminhos cruzados entre Brasil, América Latina e FrançaEste projeto se concentrará em áreas menos pesquisadas da história cultural conectada entre América Latina, Brasil e França, notadamente nos seguintes temas: a) Eventos culturais; b) Produções culturais; c) Agentes culturais. O estudo do sistema de representações , entendido como constructo histórico e dinâmico, também se constitui em outro eixo importante deste projeto, até porque se alimenta e é alimentado pelas manifestações culturais citadas. No primeiro item, poderíamos enquadrar as exposições internacionais, que tanto marcaram o imaginário do século XIX no plano sócio-cultural. Além disso, há uma profusão de festivais de música e, principalmente, de cinema, que são exemplos de intercâmbios entre a arte latino-americana e a cena cultural francesa. No cinema, os festivais de Biarritz e Cannes, na música, o Midem, foram espaços importantes de difusão do cinema e da música latino-americana (particularmente brasileira), em solo francês. No campo das produções culturais, nosso objetivo é mapear a circulação de filmes, obras pictóricas, obras musicais e impressos entre França e América Latina. Finalmente, no campo dos agentes sociais e instituições, o projeto tentará dar conta de personalidades (artistas, intelectuais, produtores, gestores) que funcionam como verdadeiros mediadores ou passeurs entre as formações culturais originárias, desenhando redes e mapas pelos quais as produções e os eventos se conectam uns aos outros. Meu projeto dentro deste quadro complementa a pesquisa financiada pelo CNPq intitulada O cinema e as comemorações do centenário da Independência do Brasil: história, memória e monumento, que tem por objetivo principal discutir a presença do cinema nas comemorações do centenário da Independência do Brasil, principalmente na Exposição Internacional do Centenário, ocorrida entre 1922 e 1923 na cidade do Rio de Janeiro. A perspectiva é a de traçar um histórico referente a esta participação nas exposições universais entre 1893 (World’s Columbian Exposition, Chicago) e 1937 (Exposition Internationale des Arts et Techniques dans la vie moderne, Paris). ver
25/08/2011Ronaldo Coutinho de MirandaTexturas : Composição e Análise de um Quarteto de CordasO principal objetivo deste trabalho foi a composição de um quarteto de cordas, gênero fundamental na produção musical através da História. Considerando-se a criação musical como a pesquisa em música por excelência, priorizou-se a composição do quarteto em questão, que recebeu o título de Texturas e foi dividido em quatro movimentos : Prólogo, Scherzo, Entreato e Finale. A análise da peça constituiu-se na segunda etapa da pesquisa, procurando esclarecer detalhadamente os procedimentos formais e as características da linguagem musical utilizada. O trabalho inclui ainda uma contextualização do autor, em relação à evolução de sua técnica composicional, bem como uma revisão crítica.ver
25/08/2011Marcos Luiz MucheroniRedes Sociais, Ontologias e Comunicação CientíficaEste trabalho terá inicialmente um desenvolvimento redes sociais em geral, em especial redes temáticas em domínios científicas e suas tecnologias emergentes (TIs, TICs) para construir modelos que incluam a publicação científica, as redes de pesquisadores em determinados domínios e ontologias subjacentes a determinadas áreas. O uso de texto, som, vídeos e objetos educacionais é cada vez mais comum em diversos ambientes informacionais. As Redes Sociais são estruturas dinâmicas e complexas formadas por pessoas com valores e/ou objetivos em comum, interligadas de forma horizontal e predominantemente descentralizada. O objetivo inicial é desenvolver métodos e técnicas para fazer a análise das relações entre atores sociais, o que compõe uma Análise de Redes Sociais (SNA, Social Network Analisys). A utilização científica da perspectiva das redes para estudos em domínios já se encontra em andamento de organização destas áreas e deverão incluir ontologias. Também Olga Pombo demonstra esta passagem do ser ao saber. A documentação de produtos não-textuais, tais como: video, som e imagens é parte deste trabalho.ver
25/08/2011Eugênio BucciA instância da imagem ao vivo, o telespaço público e a fabricação de valor na indústria do imaginárioRever a bibliografia relativa à tese de doutorado defendida em 2002, na ECA-USP, sob o titulo de Televisão Objeto - A Critica e suas questões de Método?, bem como a própria tese, e revisitar as 15 aulas em formato de conferência ministradas no curso de pós-graduação oferecido pelo docente no primeiro semestre de 2009, na ECA-USP, baseadas na tese e em pesquisas posteriores, com o objetivo de redigir um livro em 14 capítulos. A revisão do texto da pesquisa foi concluída, embora o texto, em sua íntegra, ainda não tenha sido proposto para uma editora, como era a ideia inicial. Em lugar disso, essa revisão deu origem a alguns ensaios ou artigos acadêmicos que, estes sim, foram publicados. Pelo menos oito deles merecem menção: 1. BUCCI, Eugênio. Um preâmbulo: o “raio visual” ou as memórias de infância. In: NOVAES, Adauto, (org). Mutações – A experiência do pensamento. Rio de Janeiro: Agir Editora Ltda. e São Paulo: Edições SESC SP, 2010, p. 289-321. ISBN: 978-85-7995-004-9. 2- BUCCI, Eugênio. Aquilo de que o humano é instrumento descartável: sensações teóricas. In: NOVAES, Adauto, (Org). A Condição Humana – as aventuras do homem em tempos de mutações. Rio de Janeiro: Agir Editora Ltda. e São Paulo: Edições SESC SP, 2009, p.375-394. ISBN: 978-85-220-1060-8 (Agir) – 978-85-98112-90-9 (Edições SESC SP) 3 - BUCCI, Eugênio. TV Pública e Democracia. Interesse Nacional, São Paulo, Editora Ateliê Editorial, n. 1, p.65-75, abr. jun.2008, ISSN 1982-8497. (pasta 18 – pag. 74) 4 - BUCCI, Eugênio. Em torno da instância da imagem ao vivo. Revista Matrizes, ano 3, nº. 1, p.65-79, ago/dez 2009. ISSN: 1982-8160. 5- BUCCI, E. É possível fazer televisão pública no Brasil?. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), v. 88, p. 5-18, 2010. 6- BUCCI, E. Direito à Informação e Interesse Nacional. Interesse Nacional, v. 3, p. 54-62, 2010. 7 -BUCCI, E. A Agenda Certa (numa Hora Estranha e num lugar descolado). Interesse Nacional, v. 12, p. 09-15, 2010. 8 - BUCCI, E. A razão de ser das emissoras públicas na democracia. Interesse Nacional, v. 1, p. 65-75, 2008. ver
17/08/2011Antonio Carlos de Araujo SilvaPráticas Pedagógicas para o Ensino de Direção TeatralEste projeto de pesquisa pretende mapear e analisar as práticas relativas ao ensino da direção teatral, tanto em âmbito universitário, quanto em ateliês de formação ligados a teatros. Toma como ponto de partida o primeiro curso formal da área, proposto por Meyerhold, em 1918, para então investigar os alcances e limitações de algumas perspectivas de aprendizagem: o autodidatismo; o modelo mestre-aprendiz; a codificação técnica dos conservatórios e a formação universitária com ênfase na pesquisa. Nesse último caso, pretende-se estudar as experiências desenvolvidas por algumas universidades de ponta, além de aprofundar a discussão sobre a aprendizagem da direção no âmbito da graduação ou da pós-graduação - ou ainda, se realizada por um sistema de tutorias ou de disciplinas. Outro objetivo da pesquisa será o de inventariar, descrever e refletir sobre as experiências realizadas nos últimos anos na área do ensino da direção teatral, desenvolvidas no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. ver
16/08/2011Monica Baptista Sampaio TavaresA leitura do objeto do designEsta pesquisa tem por objetivo analisar o objeto do design com base na dialética entre sua produção e sua recepção - ou seja, a partir da relação entre as suas funções e os seus usos possíveis -, de modo a apreender o que está implicado no processo de leitura que direciona o usuário/intérprete a determinada ação e conseqüentemente ao atendimento de suas necessidades. Investigamos, pelo pólo da produção, quais são, historicamente, as normas vigentes (econômicas, sociais, ambientais, culturais, etc.), que constituem e delimitam o objeto a ser consumido, e, pelo pólo da recepção, apreendemos como as possibilidades de uso do objeto, que subentendem e remetem a variadas funções, atualizam o usuário como agente determinante da leitura do objeto. Consideramos amostras de objetos de três campos de atuação: o design de produto, o design gráfico e o webdesign, representados, respectivamente, pelos seguintes objetos: a cadeira, o cartaz e os sites de arte. Projeto contemplado com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ (2003-2007). ver
11/08/2011Samira Youssef CampedelliLiteratura juvenil brasileira: boom editorial e mercado contemporâneoDentre os muitos gêneros e subgêneros que alimentam o sistema literário brasileiro, a literatura juvenil é um fenômeno recente, cuja produção é maciça desde os anos 1970 e na primeira década do século XXI, com a publicação de inúmeros títulos escritos especialmente, sob encomenda ou não, e a sua circulação marcante no contexto escolar, em meio aos diversos produtos culturais que inundam o mercado e disputam avidamente a atenção dos jovens. A partir do enfoque de determinados títulos publicados ao longo do último quartel do século XX e durante os primeiros anos do presente milênio, a pesquisa objetiva investigar o cenário da produção literária destinada ao público juvenil e sua estética norteadora, através do enfoque de séries editoriais especialmente pensadas para uma faixa etária considerada grosso modo como (pré-)adolescente, e títulos que se tornaram exemplares desse universo. Alguns autores representativos, a saber, Marina Colasanti(Ana Z , Aonde Vai Você?) Telma Guimarães Castro Andrade (Viver um grande amor, Agenda Poética), Álvaro Cardoso Gomes (Fase terminal, Para tão longo amor), Márcia Leite (Qual é a minha?), Márcia Kupstas (Crescer é perigoso, Clube do Beijo), Julio Emilio Bra (Pretinha, Eu?). ver
16/08/2011Mônica Isabel LucasEmulação de Retóricas Clássicas no "Der Vollkommene Capellmeister" de Johann Mattheson (1739)Entre os sécs. XVII e XVIII, autores luteranos que discorreram sobre a disciplina conhecida na época como musica poetica propuseram preceptivas cuja sistemática e terminologia foram emprestadas da Retórica e da Poética greco-romanas. Os escritos compreendidos na musica poetica têm em comum a noção de que a música seja um discurso e de que sua finalidade seja persuadir o ouvinte, adequando-se às circunstâncias de público, ocasião e lugar. A descrição mais abrangente e detalhada da concepção musical poético-retórica está representada pelos escritos de Johann Mattheson (1681-1764). Dentre estes escritos, destaca-se o Der Vollkommene Capellmeister ["O Mestre-de-Capela Perfeito"] (1739). Um exame mais atento ao Der Vollkommene Capellmeister revela similaridades estreitas com a retórica grega e principalmente romana, em especial o Orator e o De Oratore ciceronianos, além da Institutio Oratoria de Quintiliano - autores comprovadamente estudados por autores da musica poetica, incluindo Mattheson. O presente trabalho propõe selecionar os assuntos específicos em que Mattheson emula a retórica clássica, em especial as preceptivas da eloquência romana, evidenciando o quanto o autor luterano deve a estas auctoritates. Estas semelhanças incluem aspectos como a ideia do orador perfeito, o próprio estilo ciceroniano de escrita empregado por Mattheson, a centralidade da noção de decoro, a asserção de que a música tenha como finalidade a edificação moral, além da descrição da constituição do discurso segundo as etapas da inventio, dispositio e elocutio. Com isto, o trabalho visa cobrir uma lacuna no que diz respeito à disponibilidade de material de referência para o estudo da retórica musical setecentista em português. ver
16/08/2011Monica Baptista Sampaio TavaresArte-design: fluxos e refluxosEsta pesquisa tem por objetivo analisar como as mídias digitais aproximam ou distendem a teia de relações entre arte e design, tendo em vista uma possível definição da arte na contemporaneidade. Parte da suposição de que as produções da arte e do design delimitam-se em função das finalidades e dos contextos inerentes tanto à produção quanto à recepção envolvidas nos processos de inserção do criativo no social. Não obstante as similaridades de base estrutural que unem arte e design, tomadas em relação ao processo comunicacional que as sustenta, são claras as diferenças conceituais estabelecidas em relação às suas finalidades retóricas. Todavia, tornam-se cada vez mais presentes produtos de design que se configuram como obras de autor e trabalhos de arte produzidos e difundidos a partir do uso das novas tecnologias da comunicação. Neste sentido, esta pesquisa tratará de explorar os pontos de encontro e de distensão entre arte e design, admitindo que a dominância (ou não) do estético no desenvolvimento dos processos de (dis)simulação de mundos e imaginários possíveis seria o elemento que sustenta os fluxos e refluxos entre estas áreas. O objeto de estudo são os trabalhos de arte e design produzidos a partir do uso das mídias digitais, privilegiando-se para análise o caso específico dos desenvolvidos por dispositivos móveis. O cerne da problemática a investigar implica,portanto, em apreender como as transformações advindas com o digital podem explicar as contaminações recíprocas entre arte e design. Projeto contemplado no Edital 061-2005 do CNPq, referente à seleção pública de apoio à pesquisa no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (2006 - 2008). ver
25/08/2011Eugênio BucciEleições Conectadas - o comportamento da Internet durante as eleições presidenciais de 2010Criação de um site com a cobertura jornalística em profundidade do modo como a internet foi usada durante as eleições presidenciais de 2010. Projeto de pesquisa em forma de grande reportagem realizado com os alunos da disciplina de jornalismo online da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP, segundo semestre de 2010. Os resultados do projeto - matérias produzidas pelos alunos de gradaução sob orientação do docente - permanecem disponíveis para consulta na rede. http://www.eca.usp.br/eleicaoconectada/ver
25/08/2011Eugênio BucciManual de ética jornalísticaOrganização de livro didático sobre ética jornalística, a partir das aulas ministradas na disciplina de Ética, ministrada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulover
27/08/2011Hugo Fernando Salinas Fortes JúniorRelações entre Publicidade, Design e ArteEste projeto visa estabelecer um diálogo entre as áreas de artes visuais, design e publicidade, identificando seus pontos de contato e diferenças. A arte contemporânea muitas vezes incorpora procedimentos e imagens oriundas da comunicação de massa e do design, o que também ocorre no sentido contrário. Identificar estes pontos de contato entre as áreas, utilizando para isso o levantamento histórico de profissionais que atuaram tanto no campo do design e da publicidade, como no da arte, é o principal objetivo deste projeto.. ver
28/08/2011Rosana de Lima SoaresMídias e Estigmas sociais: sutileza e grosseria da exclusãoO tema desta pesquisa articula dois campos aparentemente distantes: os discursos midiáticos, em seus vários recobrimentos (mídia impressa, mídia audiovisual e mídia digital) e os estigmas sociais, em suas interfaces com a psicanálise, a antropologia, a sociologia, a filosofia, as ciências da linguagem, a comunicação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que tem como objeto de estudo um aspecto específico presente nas mídias: a tematização dos estigmas sociais em suas diversas manifestações e nas interfaces estabelecidas com outras formas de representação e articulações discursivas. Interessa-nos neste projeto estudar os chamados discursos midiáticos a partir de dois recortes principais: as narrativas jornalísticas (jornais impressos e revistas), devido às características que revestem este fazer; e as narrativas audiovisuais (telejornais e filmes de longa metragem ficcionais ou documentais), integrando a análise de discursos verbais e imagéticos.ver
29/08/2011Terezinha Fátima Tagé Dias Fernandes Projeto de Iniciação Científica: Memória e historicidade: em mídias diferenciadas: pesquisa sobre o método enunciativo proustiano em procedimentos discursivos de escritores-jornalistas brasileiros Este Projeto de Iniciação Científica desenvolvido pelo aluno de Graduação em Jornalismo Fillipe Augusto Galeti Mauro, apresenta um estudo sobre mídias precursoras, um segmento de apoio ao projeto de pesquisa da orientadora: Enunciações do cotidiano em narrativas lineares e não-lineares em textos da comunicação e da cultura. Considera a importância da memória discursiva e da historicidade em reportagens jornalísticas diferenciadas e concentra-se no estudo de procedimentos de apuração de dados na prática jornalística cotidiana. Difere das pesquisas concentradas no conteúdo histórico e cronológico da imprensa restritas às análises da essência dos fatos de relevância jornalística e da evolução de seus métodos de abordagem. Parte de um estudo comparativo de procedimentos metalinguísticos da narrativa proustiana em volumes selecionados da obra de Marcel Proust “Em Busca do Tempo Perdido” e na construção da narrativa do gênero reportagem-perfil. Serão selecionados textos jornalísticos do dramaturgo Jorge Andrade escritos na segunda fase da Revista Realidade na década de 1970, durante a censura à imprensa no governo da ditadura militar no Brasil.A pesquisa parte de estudos anteriores e de leituras sistematizadas sobre o método e os procedimentos que constroem a escrita de Marcel Proust como mecanismo das ações e efeitos temporais apreendidas no cotidiano da vida da sociedade francesa nofinal do século XiX, início do século XX. Contudo, a noção das memórias, dentre elas a involuntária, não se limita a este tempo cronológico e espaço social. Cumpre sua função quando transportada para outras épocas, inclusive, como forma da prática jornalística de captação de dados enquanto modo de selecionar particularidades e momentos específicos dos acontecimentos diários da sociedade contemporânea. Há vínculos diretos com o cerne dos procedimentos narrativos de Marcel Proust e Jorge Andrade Paralelamente, os mecanismos narrativos desencadeados pela memória nos enunciados das reportagens de Jorge Andrade, fazem emergir os princípios motivadores das mazelas da sociedade brasileira das três últimas décadas do século XX, o que pode ser observado no livro autobiográfico do Autor,"Labirinto" As referências explícitas sobre o emprego da abordagem proustiana na narrativa jornalística já foi confirmada no prefácio da mesma obra pelo crítico Sábato Magaldi. Estas questões foram tratadas, de modo inicial, na tese de doutoramento da orientadora,"Jorge Andrade, repórter Asmodeu” ( inédita)e também foram ampliadas em seu ensaio para a Livre –Docência : “Jornalismo e Dramaturgia: o mundo composto de Jorge Andrade” (no prelo) servindo de apoio para o projeto atual. ver
27/08/2011Branca Coutinho de OliveiraCorpo TrágicoO projeto de pesquisa que se estende sob as obras artísticas autorais é traçado no estudo da relação entre qualidade e matéria relativas à imagem, na perspectiva das Poéticas Visuais. Tendo o corpo como objeto, procura-se estabelecer relações entre os conceitos de intensidade e extensão. O trabalho se desenvolve com foco na investigação preconizada pela pesquisa da sensação de caráter trágico, cujo sentido “nietzscheano” diz respeito a “Uma lógica da afirmação múltipla, portanto uma lógica da pura afirmação, e uma ética da alegria que lhe corresponde (...). O trágico não está fundado numa relação entre o negativo e a vida, mas na relação essencial entre a alegria e o múltiplo, o positivo e o múltiplo, a afirmação e o múltiplo (...)” (Gilles Deleuze, no livro “Nietzsche e a Filosofia”, p.11) - transmutação. Segundo Deleuze, nunca se compreendeu o que era o trágico para Nietzsche; tratava-se, para ele, de um conceito relativo à alegria: “Trágica é a afirmação, porque afirma o acaso e a necessidade do acaso; porque afirma o devir e o ser do devir, porque afirma o múltiplo e o um do múltiplo”. Assim, no mesmo curso, Deleuze concebe a noção de multiplicidade. Concluindo, trata-se de uma poética da hibridação do atual e virtual que age no conhecimento do real, na sua trama, estrutura e no seu homólogo simulado.O resultado esperado é a criação de uma série de experimentos estéticos, produzidos através de operações poéticas em processos de composição dialógica entre imagens estáticas e dinâmicas nos meios eletrônicos. O registro visual e textual da investigação expõe o plano conceitual em que as obras (os experimentos) se projetam e se multiplicam.ver
26/08/2011Sérgio Bairon Blanco SanTannaProdução Partilhada do Conhecimento: Universidade e ComunidadeDescrição: O Projeto é uma iniciativa interdisciplinar de investigadores e professores universitários brasileiros e portugueses que pesquisam em parceria com a comunidade de Jequitibá MG, desde o ano 2004. Determinados em estreitar relações científicas, comunitárias, culturais e educacionais no espaço da lusofonia. Situa-se no âmbito da comunicação, da antropologia e da história da cultura e privilegia a utilização sistemática e intensiva da prodeução de mídias aplicadas à criação de materiais didáticos para o ensino. O projeto adotou como unidade temática a (Inter)culturalidade Atlântica (ver site: www.reticularidade.org), focalizando a sua dimensão reticular (em rede), transnacional, transcultural e interdisciplinar. A ênfase é dada à complexa rede histórica, social, cultural e artística da cultura africana transatlântica. Além do Brasil (interior de Minas), já foram iniciadas as pesquisas (filmagens) no Uruguai, Argentina, Cuba e Cabo Verde. Os elementos em comum que encontramos e registramos até aqui, indicam o ritual da Coroação de Reis Congo, ainda fortemente presente no Brasil, como um dos grandes elos da (Inter)culturalidade Afro-atlântica. A pesquisa tem possibilitado a produção de material fílmico, fotográfico e de áudio, sendo que toda produção conta com a participação ativa de membros das comunidades. . ver
25/08/2011Eugênio BucciMontagem de site sobre ensino e pesquisa em jornalismoPlanejamento e desenvolvimento de um site sobre pesquisa e ensino em jornalismo no Brasil e no mundo. O projeto, realizado em conjunto com os alunos do curso de jornalismo online da Escola de Comunicações e Artes durante o primeiro e segundo semestres de 2011, divide-se em duas etapas: elaboração de plano editorial para criação de um site para o Departamento de Jornalismo e Editoração (já concluída); criação e manutenção de um site baseado em uma parte do plano anterior, tratando da realidade e circunstâncias do ensino do jornalismo no Brasil e no mundo. A pesquisa inclui o monitoramento de centros de pesquisa e ensino nas Américas e Europa, para elaboração das matérias jornalísticas que integrarão o trabalho (etapa em andamento).ver
26/08/2011André Chaves de Melo SilvaJornalismo e Ciência: Conceitos, Métodos e sua História na Imprensa BrasileiraO projeto tem como meta principal a análise da produção jornalística de alguns veículos impressos brasileiros por meio da comparação entre suas diferentes narrativas, visando o mapeamento de suas características e sua classificação entre divulgação ou comunicação científica. A iniciativa também busca o estudo das transformações pelas quais a produção de cada veículo passou enquanto reflexos das mudanças editoriais, das mídias estudadas, e históricas da sociedade brasileira, as quais sempre se refletem nas representações e valores de cada época e, portanto, nas narrativas produzidas em cada período. Além disso, estamos mapeando as temáticas mais freqüentes encontradas na cobertura de ciência destas publicações. ver