Alunos Estrangeiros

FORMAS DE INGRESSO DE ALUNO ESTRANGEIRO:

1. SELEÇÃO NORMAL

Para o processo seletivo normal, ou seja, presencial, as informações estarão disponíveis a partir de agosto de cada ano através da página www3.eca.usp.br/pos.

 

2. PROGRAMA PEC-PG

A concessão de bolsas de mestrado e doutorado visando o aumento da qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural e/ou Educacional.
Essas bolsas são concedidas em todas as áreas de conhecimento nas quais existam programas de pós-graduação que emitam diplomas de validade nacional.

Para inscrição ao processo de seleção de candidatos estrangeiros para obtenção de Carta de Aceitação para o processo de seleção à bolsa de estudos-convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) é necessário que os interessados enviem a esta Unidade a seguinte documentação, no período de janeiro a março de cada ano, para o ingresso no ano subseqüente:

1.    currículo vitae com produção documentada;

2.    plano de estudo e/ou projeto de pesquisa individual que pretende desenvolver, compreendendo:

·  problema ou tema (indicar apenas um curso e respectiva linha de pesquisa);

·  justificativa da importância do tema;

·  definição dos objetivos a serem desenvolvidos;

·  comentário sobre a bibliografia consultada;

3.    cópia(s) do(s) diplomas de graduação, com visto do Consulado/Embaixada Brasileira;

4.    histórico escolar, com visto do consulado/Embaixada Brasileira;

5.    duas cartas de recomendação emitidas por professores/pesquisadores ou de pessoa de reconhecida competência na área, atestando os antecedentes acadêmicos do candidato;

6.    cópia da Dissertação de Mestrado defendida em instituição de ensino superior, acompanhada do respectivo diploma, para os candidatos já portadores do título de Mestre.

A análise da documentação será realizada no mês de abril pela Comissão de Pós-Graduação desta Escola, unicamente com base na documentação acima relacionada, não se exigindo a presença do candidato. Assim, os documentos deverão ser encaminhados da forma mais completa possível, pois a ausência de qualquer documento implicará na exclusão do candidato do processo seletivo. Após a apreciação dos documentos e feita a seleção, a comissão informará aos candidatos o resultado da classificação, sendo que aos candidatos julgados habilitados será enviada, em maio, Carta de Aceitação, com a qual poderão dirigir-se à Embaixada em seu país de origem, formalizando candidatura à seleção para obtenção de bolsa da CAPES.

Alertamos: 1) a Carta de Aceitação conforme especificam as normas oficiais que regem o PEC/PG, indica o aceite do ponto de vista acadêmico, para o Curso de Pós-Graduação da ECA-USP, não significando direito automático para bolsa da CAPES; 2) Para a matrícula, o aluno será obrigado a apresentar o atestado de proficiência em língua portuguesa, cópia do diploma de graduação e respectivo histórico escolar com os devidos vistos da embaixada/consulado do Brasil em seu país, além do comprovante de obtenção da bolsa de estudo da CAPES (obrigatório).

Os documentos devem ser encaminhados para:

Escola de Comunicações e Artes

Serviço de Pós-Graduação

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443

Cidade Universitária

05508-020    São Paulo/SP – Brasil

 

Mais informações:

- Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP
- Cooperação internacional - CAPES
- PEC-PG - CAPES

 

Revalidação de diplomas estrangeiros

- local: Divisão de Registros Acadêmicos da Secretaria Geral - USP - sitio www.usp.br/sg