Oficina - O corpo musical no teatro (com Jean-Jacques Lemêtre)

O que aconteceu?

Entre os dias 17 e 19 de outubro, o PPG Artes Cênicas em parceria com os departamentos de Música e Artes Cênicas recebeu Jean-Jacques Lemêtre para uma oficina. O músico, que atua no Théâtre Du Soleil desde 1978, é também compositor, intérprete e professor, além de fabricar instrumentos.

A oficina propiciou aos participantes a experimentação de atividades que tiveram como tema o estabelecimento de vínculos entre a música e o teatro, através de diferentes modalidades de improvisação. A professora Maria Lúcia Pupo, do CAC, que organizou a  oficina, conta que nestas atividades “o corpo de quem atua foi especialmente focalizado, assim como questões de ritmo, concentração e presença cênica”.

O músico francês compartilhou com o grupo sua experiência acerca dos processos de criação do Théâtre du Soleil, que é um marco internacionalmente reconhecido do trabalho coletivo em teatro. Nele, a música funciona como acompanhamento orquestral dos atores. Para Lemêtre, a música é como o “terceiro pulmão do ator”.

(texto retirado de LAC-ECA:

(Gentilmente cedidas por Fábio Medeiros, aluno do PPGAC

Sobre a oficina "O corpo musical no teatro"

O Departamento de Artes Cênicas e o Departamento de Música da ECA têm o prazer de oferecer aos seus estudantes de graduação e dos programas de pós-graduação nas respectivas áreas a oficina "O corpo musical no teatro", a ser coordenada pelo excepcional artista Jean-Jacques Lemêtre, responsável desde 1978 pela música no Théâtre du Soleil, grupo que é um marco internacionalmente reconhecido do trabalho coletivo em teatro.

Sempre presente em cena nos espetáculos do Soleil, em meio a uma profusão de instrumentos raros, Lemêtre acompanha os atores, tanto nos processos de criação quanto na apresentação dos espetáculos, enfatizando ações, revelando paixões dos personagens, acentuando a pontuação do texto. A oficina, situada no âmago da interseção entre a música e a cena, deverá trazer à tona, mediante procedimentos de experimentação alguns dos princípios de trabalho concebidos por Lemêtre ao longo das últimas décadas.

Datas: Dias 17, 18 e 19 de outubro das 10 às 13 horas

Local: Sala 21 do Departamento de Artes Cênicas

Carga horária: 9h

Evento gratuito

Haverá tradução

Haverá emissão de certificados para os estudantes que comparecerem a todos os encontros

Inscrições nos dias 6 e 7 de outubro das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas no CMU com a Sra. Edilena, fone 3091-4005, Ramal 205.

O critério das inscrições será a ordem de chegada.