Arte e Fotografia no Brasil - Séculos XIX e XX

Docente responsável: Domingos Tadeu Chiarelli

Dária Gorete Jaremtchuk

Descrição:
O Grupo de Estudos do Centro de Pesquisa Arte&Fotografia foi fundado em abril de 2004. Suas principais atividades são a leitura de bibliografia ligada à metodologia de pesquisa em história da arte e fotografia;  organização de seminários internos, em que pesquisadores do grupo e convidados apresentam e discutem suas pesquisas, e do Seminário Arte, Cultura e Fotografia, aberto ao público e realizado anualmente desde 2006;  edição anual do Boletim do Grupo de Estudos Arte&Fotografia, também desde 200 6, que reúne traduções, textos históricos inéditos e artigos dos pesquisadores do grupo, além dos textos das apresentações do Seminário.

Em 2006, o Grupo deu suporte para que três de suas integrantes - Carolina Soares, Daniela Maura Ribeiro e Heloisa Espada - ministrassem o Curso de Extensão Universitária, "Reflexões sobre a fotografia no Brasil a partir do pós-guerra". O curso visava apresentar ao público os primeiros resultados das pesquisas desenvolvidas a partir de suas reuniões, pesquisas que também frutificaram em dissertações de mestrado defendidas naquele mesmo ano. Também em 2006, o Grupo organizou o I Seminário "Arte, Cultura e Fotografia: metodologias de investigação", com apoio da ECA/USP e do Museu de Arte Moderna de São Paulo, e publicou o primeiro número do Boletim. Durante o Seminário ocorrido entre 29/8 e 1/9/06 o público pôde entrar em contato com alguns dos mais significativos pesquisadores da área de Ciências Humanas do país, com estudos voltados para o debate da imagem fotográfica.

Durante o 1º semestre de 2007, o coordenador e a Profª Dária Gorete Jaremtchuk (também integrante do grupo) ministram a disciplina de Pós-Graduação "Fotografia e Museu: a absorção da fotografia nos anos de 1960/1970 pelos museus de arte de São Paulo". No 2º semestre de 200 7 realizou o II Seminário Arte Cultura e fotografia:metodologias de investigação no Centro Universitário Maria Antonia da USP, convidando pesquisadores com teses e dissertações em andamento ou defendidas recentemente sobre o tema proposto. Em 2008, o Grupo organizou o  III Seminário Arte, Cultura e Fotografia: metodologias de investigação (fotografia como arte - arte como fotografia), em que, além de pesquisadores com trabalhos em andamento, foram convidados como palestrantes artistas que trabalhassem com o meio fotográfico. Compondo a mesa, ao lado de cada artista foi convidado também um crítico que já ti vesse escrito sobre sua obra. Essa estrutura foi mantida para o IV Seminário Arte, Cultura e Fotografia: memória e outros debates, e V Seminário Arte, Cultura e Fotografia: espaços e correspondências, realizados respectivamente em 2009 e 2010.Participaram dessas três últimas edições do Seminário artistas como Vera Chaves Barcellos, Regina Silv eira, Lenora de Barros, Anna Bella Geiger, Claudio Tozzi, Hudnilson Jr., Lia Chaia, Giselle Beiguelman, Paulo Bruscky e Ana Maria Tavares.

O ano de 2010 foi marcado pelo abertura do grupo a contatos internacionais, com a participação como palestrante no Seminário da pesquisadora argentina Diana B. Wechsler, ligada à Universidad de Buenos Aires, e a visita da Profa. Laura González Flores, ligada ao Instituto de Investigaciones Estéticas da Universidad Nacional Autónoma de México. Motivada pela leitura de seus textos, a presença da Profa. Flores como colaboradora do Grupo durante um mês caracterizou-se por sua participação em seminários internos sobre as pesquisas em andamento do Grupo, e pelo curso "Fotografia e Pintura: Estratégias da Produção Fotográfica da Modernidade à Pós-Modernidade", ministrado entre outubro e novembro de 2010, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP.