Os jornais e a modernização do Ensino da Arte e do Desenho no Brasil

Programa: Artes Visuais

Área de Concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte

Linha de Pesquisa: Fundamentos do Ensino e Aprendizagem da Arte

Docente responsável: Anna Mae Bastos Tavares Barbosa

 

Descrição:

1-Verificar o papel dos jornais como facilitadores da recepção e solidificação do modelo modernista de ensino da Arte e do Desenho Comparar com a situação atual; 2- Levantar dados para a configuração e compreensão da modernização da Arte/Educação no Brasil; 3- Analisar o processo de transformação modernista do Ensino da Arte e do Desenho através dos objetivos propostos nos programas de ensino, a influência de idéias políticas, filosóficas, estéticas e psicopedagógicas sobre a formulação destes objetivos e ainda, através da análise do processo de transformação das estratégias de ensino para operacionalizar tais objetivos. O período modernista estudado começa com a Semana de Arte Moderna e termina com a criação da Escolinha de Arte que institucionalizou e disseminou as propostas modernistas. Considerarei o início do pós modernismo no Ensino da Arte com o Festival de Inverno de Campos de Jordão de 1983 e terminarei a investigação em 1996 ano da edição dos Parâmetros Curriculares Nacionais.