Os modos de ver e a formação de identidades na era da estética digital: o caso dos ambientes virtuais interativos

Programa: Artes Visuais

Área de Concentração: Poéticas Visuais

Linha de Pesquisa: Multimeios

Docente responsável: Monica Baptista Sampaio Tavares

Descrição:

Esta pesquisa tem como objetivo final investigar as representações visuais da estética digital no intuito de identificar como as formações discursivas a elas inerentes podem vir a conformar o comportamento dos indivíduos, possibilitando a construção de novas formas de identidade. O objeto de estudo eleito são os ambientes virtuais interativos. Quanto aos objetivos intermediários, intenta-se alcançar: a) examinar como se dá histórico-culturalmente o aparecimento da chamada estética digital e que transformações são a ela inerentes; b) discriminar e organizar por similaridades de argumentação as principais referências teóricas de análise que justifiquem em que bases ideológicas podem se sustentar as estratégias de articulação entre codificação/decodificação; c) identificar os princípios que sustentam a arquitetura discursiva e os aparatos institucionais da estética digital; d) analisar representações visuais da estética digital (mais especificamente, os ambientes virtuais interativos), no intuito de discernir como suas configurações formais, seus contextos, suas retóricas e seus modos de significação reverberam as leis discursivas do ambiente tecno-cultural; e) identificar modos de comportamento e formas de identidade inerentes à cultura e à estética digitais. A relevância deste trabalho surge na medida em que nele se concebe a imagem como elemento influente e sedutor na construção das identidades. Ele não só circunscreve o problema de estudo à análise da imagem em si própria, mas também admite que os efeitos que dela decorrem estão vinculados às práticas sociais e aos específicos repertórios e contextos dos receptores. Ademais, a pesquisa irá também contribuir para o estudo das relações entre a comunicação, as artes e o design, pois tentará de maneira interdisciplinar estudar como a saturação da informação impõe a necessidade de novas formas. Projeto com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ (2010-2013). Projeto com apoio do Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES 02/2010.