Mestrado Profissional

Área de concentração : Organização, Mediação e Circulação da Informação

Procurando dinamizar a relação entre a pesquisa científica e a pesquisa aplicada, facilitando a apropriação dos referenciais teóricos da área para desenvolvimento de projetos de intervenção no mundo do trabalho no que se refere aos processos de organização, mediação e circulação da informação a área de concentração do programa acadêmico é composta por três linhas de pesquisa: Mediação Cultural, Gestão de Unidades de Informação  e  Organização do Conhecimento.

 

Linhas de Pesquisa

Mediação Cultural

A abordagem da mediação cultural, no âmbito do Mestrado Profissional, privilegia os aspectos teóricos, metodológicos, técnicos e materiais mobilizados nas práticas culturais em dispositivos de informação. As pesquisas que integram a linha são focadas na capacitação de profissionais para a elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de mediação cultural em organismos públicos e privados; atuantes na área da educação, cultura, ciência e tecnologia.

Docentes: Edmir Perrotti, Ivete Pieruccini,Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira

 

Gestão de Unidades de Informação

A linha propõe capacitar profissionais para o reconhecimento das variáveis ambientais e organizacionais intervenientes nas necessidades de informação de diferentes grupos socioculturais e profissionais;   identificação e avaliação dos recursos informacionais essenciais ao planejamento e gerenciamento de dispositivos, redes e sistemas de informação públicos ou privados, gerais ou especializados; produção de indicadores de ciência, tecnologia e inovação para elaboração de políticas institucionais. Implica desenvolver estudos sobre os métodos de análise de acervo, de autenticidade documental, de confiabilidade de fontes de informação, o conhecimento da legislação sobre os direitos de propriedade intelectual em face das formas de produção de conhecimento na atualidade. Compreende, ainda, o estudo das formas de comunicação científica e tecnológica, bem como dos canais de difusão, o desenvolvimento de projetos de intervenção em  serviços de informação, repositórios e redes,  e  em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem.

Docentes: Asa Fujino, José Fernando Modesto, Marcelo dos Santos, Marcos Luiz Mucheroni e Rogério Mugnaini

 

Organização do Conhecimento:  A linha se propõe a capacitar profissionais na elaboração de projetos de tratamento e recuperação da informação, considerando os diferentes tipos de contextos, documentos (documentos científicos, administrativos, textuais, imagéticos) e dispositivos (bibliotecas, centros ou sistemas de informação, arquivos, museus; sites na Web, empresas), Compreende a análise e proposição de políticas de organização da informação; o domínio de  métodos de representação e recuperação de informação, incluindo os modelos computacionais e  a construção de sistemas de organização do conhecimento (linguagens documentárias), com base em teorias linguísticas, semióticas e terminológicas, apoiadas em tecnologias da informação

Docentes: Cibele Araujo Camargo Marques Dos Santos, Giovana Deliberalli Maimone, Johanna W. Smit, Marilda L. Ginez de Lara, Nair Y. Kobashi e Vânia Mara Alves Lima