Políticas Públicas de Informação e Cultura: o caso da leitura

Programa: Ciência da Informação

Área de Concentração: Organização, Mediação e Circulação da Informação

Linha de Pesquisa: Mediação Cultural

Docente Responsável: Lourival Pereira Pinto

Descrição:

Estudo de políticas públicas de leitura, entendidas como políticas de informação e cultura, levadas a efeito em diferentes países, tendo em vista compreender os paradigmas culturais que lhes dão apoio conceitual e metodológico. A partir da análise de diferentes propostas de políticas públicas de leitura em países como Canadá (Québec), França, Portugal, Argentina, Colômbia, México, Brasil, bem como de resultados por elas obtidos, em avaliações gerais ou parciais, o projeto busca identificar as lógicas paradigmáticas que vem norteando a construção de tais políticas nos diferentes países, se a da difusão ou a da apropriação cultural, conceitos norteadores das análises previstas no trabalho. O período pesquisado refere-se a 1980 até o presente, momento em que as políticas públicas de leitura começam a tomar formas explícitas em várias partes do mundo, oferecendo, portanto, possibilidades de comparações entre direções adotadas pelos diferentes países estudados