Programas de Ensino de Representação Descritiva e Disciplinas Correlatas

Linha de Pesquisa: Gestão de Dispositivos da Informação

Docente Responsável: José Fernando Modesto da Silva

Descrição:

Projeto tem como intenção identificar as principais características dos programas de ensino da disciplina de Representação Descritiva e correlatas oferecida nos cursos de Biblioteconomia das Universidades brasileiras e estrangeiras, em especial das instituições que façam parte das ISchools de Portugal, Espanha, e Estados Unidos, com vista a conhecer e analisar os seus conteúdos programáticos e suas bibliografias e os processos de adaptação ás necessidades atuais de formação de bibliotecários compatíveis com as demandas do mercado de trabalho. Determinar o possível grau de obsolescência dos programas brasileiros em relação aos programas estrangeiros. Neste sentido, ao se debruçar sobre a temática da Catalogação descritiva, espera-se construir um mapeamento dos programas específicos oferecidos na graduação ou bacharelado da área e, também, identificar as mudanças no ensino da representação descritiva e a realidade de sua prática para o tratamento da informação e do conhecimento em ambiente amplamente digital. O projeto envolve a análise da produção científica na área, para avaliar o crescimento e tendências, bem como sua inserção nos programas formativos. Observar a influência dos novos princípios da catalogação, das tecnologias computacionais e cognitivas e das mídias digitais - recursos das redes sociais - no processo de formação, incluindo-se, neste cenário, as ferramentas de ensino a distância (EAD). Espera-se que uma pesquisa ampla sobre o tema oriente o planejamento do ensino de representação descritiva baseado em competências e habilidades, bem como subsidie outras pesquisas sobre a temática. Objetivos: Mapear os conteúdos programáticos das disciplinas de representação descritiva e correlatas. Identificar os conteúdos tratados sobre representação descritiva nos programas de graduação e pós-graduação; Analisar a bibliografia recomendada nos programas; Determinar o grau de obsolescência das disciplinas oferecidas; Avaliar a influência e/ou impactos tecnológicos no ensino e na pesquisa sobre representação descritiva; Buscar novos referenciais teóricos que forneçam uma compreensão dos processos de capacitação discente na área; Conhecer a demanda do mercado e sua compatibilidade com os conteúdos aplicados na formação e nas pesquisas acadêmicas.