Auxílio Financeiro do PPGCOM aos Discentes

A CCP-PPGCOM em sua 71a. Reunião Ordinária de 04.10.2013 houve por bem suspender o recebimento de solicitações tendo em vista a deliberação da Vice-Reitoria Executiva de Administração da USP, de 17.09.2013.

Decreto nº 59.327, de 28/06/2013, vimos informar o que segue:

1º)  Com relação a auxílio financeiro a alunos da USP, para cobertura de despesas nacionais ou internacionais  decorrentes  de atividades  acadêmicas relacionadas  a seus respectivos  cursos ou projetos  de pesquisa:

• as solicitações  deverão  ser submetidas, preliminarmente, à apreciação  das agências de fomento, considerando a possibilidade de que estas custeiem tais despesas;
  • diante   de  respostas  negativas  daqueles  órgãos,  os  pedidos,   devidamente  instruídos, poderão ser encaminhados  à Reitoria;
  • em tal hipótese, os auxílios financeiros somente serão concedidos em caráter excepcionalíssimo,   mediante   parecer   circunstanciado   sobre   o  mérito   acadêmico   da proposta,  aprovado  pelo  colegiado  competente  da  respectiva  Unidade/Órgão, e  após análise de cada caso por Órgãos da Administração Central da Universidade.

Informamos ainda que o Programa está em tratativas para que consiga reestabelecer o mais rápido possível essa linha de auxílio

APOIO FINANCEIRO DO PPGCOM-USP
PARA PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES EM EVENTOS CIENTÍFICOS NACIONAIS

Aprovado na 56ª Reunião Ordinária da CCP-PPGCOM de 04.05.2012

EVENTOS CIENTÍFICOS: Apenas para eventos de caráter e abrangência nacional
Por exemplo: Intercom; SBPJor; Socine; Compós; ABCiber; Abrapcorp.

Normas para Solicitação de Auxílio:

Requisitos do candidato ao auxílio

• ser o primeiro autor do trabalho a ser apresentado no evento;
• ter sua solicitação avaliada pela CCP-PPGCOM;
• o aluno terá direito a apenas uma concessão no período de 12 meses;
• estar regularmente matriculado em programa de pós‐graduação, mestrado ou doutorado;
• não estar com matrícula trancada ou em período de prorrogação.

Documentação exigida do candidato

formulário de solicitação devidamente preenchido;
• cópia do currículo Lattes atualizado;
• cópia do resumo e do trabalho completo;
• documento comprobatório de aceitação do trabalho a ser apresentado;
• parecer circunstanciado do orientador explicitando a relevância da participação do estudante no congresso;
• programação do evento científico;
• ficha do aluno emitida pelo Sistema Janus;
• orçamento de passagem (avião ou ônibus) apresentado por Agência de Viagem ou Transporte.

PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS: PELO MENOS 40 (QUARENTA) DIAS DE ANTECEDÊNCIA AO EVENTO.

PROCESSO DE ANÁLISE E JULGAMENTO DAS SOLICITAÇÕES

Após o encaminhamento da solicitação, sua análise e julgamento obedecem às etapas descritas a seguir:

1. Análise Técnica

• A área técnica do PPGCOM-USP confere a documentação apresentada.
  • Solicitações com documentação incompleta, ou encaminhada fora do prazo (40 dias de antecedência do evento), não serão analisadas, sendo automaticamente devolvidas.

2. Análise de Mérito

A análise de mérito será conduzida com base nas seguintes diretrizes:

• Desempenho acadêmico do aluno no programa;
  • Situação atual do aluno no programa (ter créditos em disciplina, tempo no programa, trancamento, prorrogação);
  • Análise do curriculum Lattes;
  • Trabalho a ser apresentado e sua relação com o projeto do doutorado/mestrado;
  • Características do evento e a sua relação com a área de atuação do aluno.