In memoriam: Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega

In memoriam,

Prestamos nossa homenagem à Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega (14/04/1943, Ribeirão Preto/SP – 03/01/2020, SP/SP).

Professora Livre docente do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP, que durante longo período foi docente do PPGCOM-USP.

Ela foi uma personalidade inconfundível que dedicou sua vida à formação de novas gerações, da alfabetização em escolas rurais ao ensino e à pesquisa na Universidade de São Paulo, na Escola de Comunicações e Artes, onde se aposentou.

Os últimos 15 anos foram dedicados à pós-graduação em Comunicação e práticas de consumo, na ESPM/SP.

Na ECA-USP, foi pesquisadora e orientadora no PPGCOM. Formou inúmeros mestres e doutores, que hoje dedicam-se ao ensino e à pesquisa na área da comunicação. Destacou-se na ECA como uma das pioneiras dos estudos sobre a telenovela e dos estudos de recepção. Fundou a revista Comunicação & Educação e lançou as bases para que o Departamento de Comunicações e Artes desenvolvesse seu projeto de ensino na interconexão comunicação e educação. Deixa-nos um legado de lutas pela democratização da sociedade brasileira, em defesa da Universidade pública e do ensino de qualidade.
Sua obra e suas ideias ficam para ajudar a forjar nosso caminho.

Roseli Figaro

Professora do CCA e Coordenadora do PPGCOM-USP