Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais

A criação do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais é resultado de um legado de pesquisa histórica e estética desenvolvido ao longo das últimas três décadas por professores e pesquisadores associados às várias fases pelas quais passou a área de concentração dedicada aos estudos de cinema, rádio e televisão. O mestrado em rádio e televisão foi o primeiro a ser criado, em 1972, logo seguido em 1974 pelo mestrado em cinema e teatro. Em 1980, foi criado o doutorado em ambos os cursos. Reformulações gerais do programa implantadas em 1996 consolidaram os dois cursos em uma só área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, a bem sucedida área de Comunicação e Estética do Audiovisual.

A partir do ano de 2009, e no espírito de colaborar com o esforço de reformulação e relacionada ao cinema, à televisão, ao rádio, ao vídeo e às mídias digitais propõem a constituição do novo adequação de programas de pós-graduação e áreas de conhecimento em curso na Escola de Comunicações e Artes e nas agências nacionais de financiamento, professores atuantes na docência e na pesquisa rerograma, que reúne e tenciona aspectos artísticos e industriais, poéticos e técnicos, teóricos e práticos da área audiovisual. O caráter estratégico, no mundo contemporâneo, da produção e circulação de filmes, vídeos, programas televisivos, mídias sonoras e conteúdos digitais, estimula a criação e a reflexão teórica, a crítica e a pesquisa histórica, renovando instrumentos conceituais e metodológicos, e configurando uma área específica do conhecimento.

O corpo de professores do programa reúne alguns dos pesquisadores de maior referência na área, especialistas com formação em cinema, vídeo, mídias sonoras e digitais, estética, literatura, história, ciências sociais, arquitetura, economia, que trabalham em torno de temáticas e obras audiovisuais.
Assim, os pesquisadores aqui reunidos a partir de diferentes perspectivas teóricas, compartilham o entendimento de que as articulações formais que individualizam obras audiovisuais constituem o cerne de sua investigação. Constituímos, por isso, um programa estruturado em torno das diversas manifestações audiovisuais, entendendo que a partir dessas especificidades é possível investigar injunções culturais e históricas que se relacionam com outras áreas do conhecimento.

A proposta consolida e amplia a linhagem de pesquisa iniciada por Paulo Emilio Salles Gomes, com continuidade no trabalho dos professores Jean-Claude Bernardet, Maria Rita Galvão e Ismail Xavier, autores que de maneiras diversas centraram suas abordagens nas especificidades empíricas de objetos fílmicos. Além disso, dá continuidade às tradições de pesquisas no campo da televisão e das mídias eletrônicas e digitais, da semiótica e dos estudos de recepção, respectivamente inauguradas entre nós por Arlindo Machado, Eduardo Peñuela Cañizal e Mauro Wilton de Sousa. O projeto vem ao encontro também do movimento de pesquisadores da área que, desde 1997, se reúnem anualmente em uma associação específica, a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), que promove o intercâmbio intelectual nacional entre professores e estudantes de pós-graduação, alocados em suas universidades de origem, em departamentos de diversas matrizes (Comunicações, Artes, Letras e Ciências Humanas). Cabe salientar que vários professores proponentes do novo programa, como Maria Dora Mourão, Ismail Xavier, Rubens Machado Jr., Esther Hamburger, Henri Gervaiseau e Eduardo Morettin, atuaram ou atuam em diversas instâncias da SOCINE, suas diretorias, comitês, conselhos e comissões. Mais recentemente, entre 2013-2015, o Prof. Eduardo Morettin atuou como Presidente fda COMPOS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação). Atualmente a Profa. Maria Dora Mourão que foi Presidente da SOCINE (2009-2013), desde 2014 é Presidente do CILECT - Centro Internacional de Liaison des Ecolés de Cinéma et Télévision (The International Association of Film and Television Schools).

O projeto também estende à pós-graduação da ECA movimento bem sucedido na graduação, quando da criação do Curso Superior do Audiovisual em 2000, na gestão do professor Mauro Wilton de Sousa, com o objetivo de incrementar os estudos em nível de mestrado e doutorado nas áreas de cinema, vídeo, rádio, televisão e mídias digitais. O novo curso substituiu com êxito, verificável nos resultados de aproveitamento e produção dos novos alunos, os antigos cursos de Cinema e Vídeo e Rádio e Televisão. O novo curso forma profissionais com o necessário instrumental teórico, técnico e crítico preparados para enfrentar os desafios colocados em um mundo em que os diversos formatos e veículos difusores de sons e imagens convergem para o suporte digital e estão presentes na vida econômica, escolar e artística, no entretenimento e na política. Essa nova forma de ver o campo gerou um ímpeto renovador que atinge a pós-graduação configurando um potencial de pesquisa e realização que será estimulado com o novo programa.

 

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