Programação

 

V Jornada Discente PPGMPA

Programação – Salas do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão – ECA/USP

V Jornada Discente PPGMPA

 1º de abril de 2016

 

MANHÃ: 8:00 às 12:30

 

8:00 – ABERTURA – Auditório A

 

8:15 ÀS 10:15  - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS I

 

Mesa 1 - Narrativas em mutação – Auditório A

Coordenação: Irene Machado

Transmedia Storytelling: das experiências em Benjamin ao devir da experiência coletiva no universo das narrativas transmídia – João Pedro de Azevedo Machado Mota

De um ponto ao Outro: o olhar em Elefante, de Gus Van Sant – Thiago Siqueira Venanzoni

Monstros na luz: o personagem entre o narrativo e o sensorial – João Vitor Resende Leal

Imagens do desvario: fotografia cinematográfica e representação de estados alterados de consciência – Taís de Andrade e Silva Nardi

 

Mesa 2 - Cinema e construção histórica - Auditório B

Coordenação: Eduardo Morettin

De Hollywood para a América Latina: versões em espanhol e soft power no início do cinema sonoro – Isabella Regina Oliveira Goulart

"Vulgarizações": narrativas comparadas do filme No paiz das Amazonas e do livro Le pays des Amazones – Sávio Luis Stoco

Construções e leituras das Xicas da Silva no cinema e na literatura de 1976 – Mariana Queen Ifeyinwaeze Nwabasili

Perdidos e Malditos: política, produção cinematográfica e memória – Daniela Giovana Siqueira

 

Mesa 3 - Aspectos e mitos da linguagem audiovisual – Sala 223

Coordenação: Eduardo Vicente

O discurso dominante do mito radiofônico – Daniel Gambaro

Sobre algumas propriedades do plano fílmico – Lucas Bastos Guimarães Baptista

Fronteiras do pixillation – Marina Teixeira Kerber

A animação como instrumento potencializador do audiovisual científico – Maria Luiza Dias de Almeida Marques

 

10:15 ÀS 10:30 - PAUSA CAFÉ

 

10:30 ÀS 12:30  - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS II

 

Mesa 4 - Produção audiovisual e experiência social – Auditório A

Coordenação: Esther Hamburger

Cinema sob mulheres na ditadura militar – Luísa Reami Vieira Girardi

Embarque(m) neste Carrossel – Leandro Carabet                                                      

Intuição sensível na estética audiovisual – Elenildes Dantas Número

Medo e ódio na terra da conciliação – Kim Wilheim Doria

 

Mesa 5 - Cinema e outras artes – Auditório B

Coordenação: Mateus Araújo

O ator do teatro ao cinema: Kuleshov, Eisenstein e Pudovkin – Sabrina Tozatti Greve

Élie Faure, a pintura e a cineplástica – Edson Pereira da Costa Júnior

A escuta intimista e o uso da música concreta no curta-metragem O Pátio, de Glauber Rocha – Damyler Ferreira Cunha

Lágrima Pantera entre cinema e quase-cinema – Theo Costa Duarte

Linguagens e imagens em contaminação: a forma vídeo na arte contemporânea – Danilo Nazareno Azevedo Baraúna

 

Mesa 6 - Do analógico à cultura digital – Sala 223

Coordenação: Almir Almas

A restauração audiovisual no Brasil e sua virada no século XXI – Débora Lúcia Vieira Butruce

Degradação de sons e imagens: matéria e materialidade no cinema experimental digital e analógico – Rodrigo Faustini dos Santos

Auto-tune e cultura remix no vídeo online: estudo de caso do canal Timbu Fun, do site Youtube – Haroldo França Rebouças Neto

Cinema ao vivo e experiências audiovisuais em tempo real – Jair Sanches Molina Júnior

 

 

 

 

 

ALMOÇO - 12:30 ÀS 14:00

 

 

 

 

 

 

TARDE: DAS 14:00 ÀS 18:30

 

14:00 ÀS 16:00 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS III

 

Mesa 7 - Métodos e formas de criação audiovisual – Auditório A

Coordenação: Cecília Mello

A Anunciação: Sidney Olcott e o primeiro cinema – Pedro de Andrade Lima Faissol

Faces (1968) e L’Amour Fou (1969): notas sobre amores inconstantes e cineastas improvisadores – Maria Leite Chiaretti

Harun Farocki e montagem do real – Ricardo Terdiman Lerman

O falso "found footage" de horror: uma desambiguação necessária – Marcos Leandro Kurtinaitis Fernandes

Atmosferas do medo: realismo e gênero cinematográfico no cinema brasileiro contemporâneo – Fernanda Sales Rocha Santos

 

Mesa 8 - O corpo como objeto privilegiado do cinema – Auditório B

Coordenação: Cristian Borges

O cinema de Andy Warhol visto através de Sleep (1963) – Calac Nogueira Salgado Neves

Marie Menken: o cinema-corpo – Ivan Amaral dos Reis

Corpo e subversão poética no superoitismo de José Agrippino de Paula e Torquato Neto – Geraldo Blay Roizman

Gestos, corpos e câmera: um diálogo com Gilbert Simondon – Andréa Carla Scansani

 

Mesa 9 - Passado e presente da produção amadora – Sala 227

Coordenação: Rosana Soares

A questão amadora e os primeiros anos do cinema – Lila Silva Foster

Narrativas de uma viagem permanente: a produção fílmica de Herbert Duschenes como cinema documentário – Paola Prestes Penney

Vídeos amadores de acontecimentos: realismo, evidência e política na cultura visual contemporânea – Felipe Polydoro

 

16:00 ÀS 16:15 - PAUSA CAFÉ

 

 

16:15 ÀS 18:15 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS IV

 

Mesa 10 - Dimensão performática e produção de subjetividade – Auditório A

Coordenação: Patrícia Moran

Olhar em primeira pessoa ­– Rodrigo Campos de Oliveira

A representação estruturada: dimensão performática em As Praias de Agnès (2008) de Agnès Varda – Tainah Negreiros Oliveira de Souza

O princípio das modalidades de presença poética na performance multimídia – Carolina Dias de Almeida Berger

Entre diversão e trabalho: subjetivações em jogos digitais – Gustavo Henrique Soares Denani

 

Mesa 11 - Poéticas audiovisuais contemporâneas: a interconexão entre mídias e a redefinição de territórios da arte contemporânea – Auditório B

Coordenação: Rubens Machado

Mesa organizada pelo Conselho Editorial da Revista Movimento, composto por alunos do PPGMPA

 

 

18:15 ÀS 18:30 – ENCERRAMENTO