|
|||
V Jornada Discente PPGMPA Programação – Salas do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão – ECA/USP V Jornada Discente PPGMPA 1º de abril de 2016
MANHÃ: 8:00 às 12:30
8:00 – ABERTURA – Auditório A
8:15 ÀS 10:15 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS I
Mesa 1 - Narrativas em mutação – Auditório A Coordenação: Irene Machado Transmedia Storytelling: das experiências em Benjamin ao devir da experiência coletiva no universo das narrativas transmídia – João Pedro de Azevedo Machado Mota De um ponto ao Outro: o olhar em Elefante, de Gus Van Sant – Thiago Siqueira Venanzoni Monstros na luz: o personagem entre o narrativo e o sensorial – João Vitor Resende Leal Imagens do desvario: fotografia cinematográfica e representação de estados alterados de consciência – Taís de Andrade e Silva Nardi
Mesa 2 - Cinema e construção histórica - Auditório B Coordenação: Eduardo Morettin De Hollywood para a América Latina: versões em espanhol e soft power no início do cinema sonoro – Isabella Regina Oliveira Goulart "Vulgarizações": narrativas comparadas do filme No paiz das Amazonas e do livro Le pays des Amazones – Sávio Luis Stoco Construções e leituras das Xicas da Silva no cinema e na literatura de 1976 – Mariana Queen Ifeyinwaeze Nwabasili Perdidos e Malditos: política, produção cinematográfica e memória – Daniela Giovana Siqueira
Mesa 3 - Aspectos e mitos da linguagem audiovisual – Sala 223 Coordenação: Eduardo Vicente O discurso dominante do mito radiofônico – Daniel Gambaro Sobre algumas propriedades do plano fílmico – Lucas Bastos Guimarães Baptista Fronteiras do pixillation – Marina Teixeira Kerber A animação como instrumento potencializador do audiovisual científico – Maria Luiza Dias de Almeida Marques
10:15 ÀS 10:30 - PAUSA CAFÉ
10:30 ÀS 12:30 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS II
Mesa 4 - Produção audiovisual e experiência social – Auditório A Coordenação: Esther Hamburger Cinema sob mulheres na ditadura militar – Luísa Reami Vieira Girardi Embarque(m) neste Carrossel – Leandro Carabet Intuição sensível na estética audiovisual – Elenildes Dantas Número Medo e ódio na terra da conciliação – Kim Wilheim Doria
Mesa 5 - Cinema e outras artes – Auditório B Coordenação: Mateus Araújo O ator do teatro ao cinema: Kuleshov, Eisenstein e Pudovkin – Sabrina Tozatti Greve Élie Faure, a pintura e a cineplástica – Edson Pereira da Costa Júnior A escuta intimista e o uso da música concreta no curta-metragem O Pátio, de Glauber Rocha – Damyler Ferreira Cunha Lágrima Pantera entre cinema e quase-cinema – Theo Costa Duarte Linguagens e imagens em contaminação: a forma vídeo na arte contemporânea – Danilo Nazareno Azevedo Baraúna
Mesa 6 - Do analógico à cultura digital – Sala 223 Coordenação: Almir Almas A restauração audiovisual no Brasil e sua virada no século XXI – Débora Lúcia Vieira Butruce Degradação de sons e imagens: matéria e materialidade no cinema experimental digital e analógico – Rodrigo Faustini dos Santos Auto-tune e cultura remix no vídeo online: estudo de caso do canal Timbu Fun, do site Youtube – Haroldo França Rebouças Neto Cinema ao vivo e experiências audiovisuais em tempo real – Jair Sanches Molina Júnior
ALMOÇO - 12:30 ÀS 14:00
TARDE: DAS 14:00 ÀS 18:30
14:00 ÀS 16:00 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS III
Mesa 7 - Métodos e formas de criação audiovisual – Auditório A Coordenação: Cecília Mello A Anunciação: Sidney Olcott e o primeiro cinema – Pedro de Andrade Lima Faissol Faces (1968) e L’Amour Fou (1969): notas sobre amores inconstantes e cineastas improvisadores – Maria Leite Chiaretti Harun Farocki e montagem do real – Ricardo Terdiman Lerman O falso "found footage" de horror: uma desambiguação necessária – Marcos Leandro Kurtinaitis Fernandes Atmosferas do medo: realismo e gênero cinematográfico no cinema brasileiro contemporâneo – Fernanda Sales Rocha Santos
Mesa 8 - O corpo como objeto privilegiado do cinema – Auditório B Coordenação: Cristian Borges O cinema de Andy Warhol visto através de Sleep (1963) – Calac Nogueira Salgado Neves Marie Menken: o cinema-corpo – Ivan Amaral dos Reis Corpo e subversão poética no superoitismo de José Agrippino de Paula e Torquato Neto – Geraldo Blay Roizman Gestos, corpos e câmera: um diálogo com Gilbert Simondon – Andréa Carla Scansani
Mesa 9 - Passado e presente da produção amadora – Sala 227 Coordenação: Rosana Soares A questão amadora e os primeiros anos do cinema – Lila Silva Foster Narrativas de uma viagem permanente: a produção fílmica de Herbert Duschenes como cinema documentário – Paola Prestes Penney Vídeos amadores de acontecimentos: realismo, evidência e política na cultura visual contemporânea – Felipe Polydoro
16:00 ÀS 16:15 - PAUSA CAFÉ
16:15 ÀS 18:15 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS IV
Mesa 10 - Dimensão performática e produção de subjetividade – Auditório A Coordenação: Patrícia Moran Olhar em primeira pessoa – Rodrigo Campos de Oliveira A representação estruturada: dimensão performática em As Praias de Agnès (2008) de Agnès Varda – Tainah Negreiros Oliveira de Souza O princípio das modalidades de presença poética na performance multimídia – Carolina Dias de Almeida Berger Entre diversão e trabalho: subjetivações em jogos digitais – Gustavo Henrique Soares Denani
Mesa 11 - Poéticas audiovisuais contemporâneas: a interconexão entre mídias e a redefinição de territórios da arte contemporânea – Auditório B Coordenação: Rubens Machado Mesa organizada pelo Conselho Editorial da Revista Movimento, composto por alunos do PPGMPA
18:15 ÀS 18:30 – ENCERRAMENTO
|
|||
1884 leituras
Atualizado por Irene de Araújo Machado em 30/03/2016 - 11:00:45
e criado por Marcos Antonio de Castro em 18/11/2014 - 13:59:25