Publicações do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais

Periódicos do Programa

 

Revista Laika

Sua proposta é estimular e divulgar a reflexão sobre a criação em audiovisual, abrangendo um vasto campo de interesses: entre artes visuais e sonoras, cinema, televisão e mídias digitais. Seu formato hipermídia – aberto a contribuições em forma de texto, imagens estáticas, áudio, imagens em vídeo, etc. – possibilita a articulação entre a prática da criação, a reflexão crítica e a pesquisa histórica. Além disso, as contribuições articulam-se a partir de uma lógica de “reverberações”, compondo assim dossiês temáticos baseados em ecos e ressonâncias, oferecendo visões variadas e complementares de cada tema em um diálogo intertextual e criativo.

 

Revista Movimento

Periódico científico semestral, organizado pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP. A Revista Movimento pretende ampliar o debate, nas mais variadas áreas e linhas de pesquisa,  sondando as possíveis interfaces entre as atividades docentes,  discentes e o cotidiano imediato da universidade. Abrindo-se ao seu tempo/espaço de origem, o nome da revista rememora dois eventos marcantes. Em 1935, o periódico Movimento; experiência juvenil de Paulo Emilio Salles Gomes, de importância para o contato do jovem crítico com a geração de Oswald de Andrade. Ao longo dos anos 1970, o jornal de propriedade coletiva Movimento, local de reorganização da esquerda e espaço de discussão estética, que contribuiu para a luta da sociedade civil contra a ditadura militar.

 

Revista Novos Olhares

É uma publicação da linha de pesquisa "Cultura Audiovisual e Comunicação" e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP. Divulga resultados de estudos acadêmicos do campo da cultura audiovisual e das práticas de recepção. A Revista Novos Olhares tem Eduardo Vicente e Mauro Wilton de Sousa como editores e é de periodicidade semestral.

 

Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias

Publicada por MidiAto - Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas e voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre comunicação, cultura, mídias e linguagem

 

Significação - Revista de Cultura Audiovisual

Revista científica com conselho editorial internacional e freqüência semestral engajada na temática dos estudos das linguagens verbais e não-verbais. Foi fundada na década de 1970.