Construindo Sonoridades: Técnicas Composicionais em uma Estética Orientada Pelo Timbre

Linha de Pesquisa: Sonologia: criação e produção sonora

Magno Caliman

 

Orientação

Profa. Dra. Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta

 

Resumo

   

Este trabalho apresenta a primeira etapa de um estudo que busca discorrer sobre algumas metodologias e processos composicionais envolvidos em uma estética que abraça o timbre como seu principal material musical. Com isso, mostraremos como ao longo do século XX certas mudanças na forma de pensar a criação musical; o surgimento de novas estratégias composicionais; e a absorção, por parte da música, de novos conceitos provenientes de outras aéras do conhecimento, acabaram por culminar no surgimento de uma verdadeira estética da sonoridade. Estética essa onde “a articulação de objetos sonoros constitui (...) um vetor de estruturação formal tão importante quanto a dos elementos abstratos básicos que os cromas (pitch-classes, classes de notas) constituem” (GUIGUE, 1996: p. 1).

Palavras-chave: composição, timbre, textura, sonoridade, écriture