Edital para seleção de candidatos para bolsa de Pós-Doutorado em Música (PNPD/CAPES) - 2014

EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo informa que estão abertas as inscrições para seleção de 01 (um) bolsista de pós-doutorado no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutoramento da Capes (PNPD), junto ao Programa de Pós-Graduação em Música, conforme Portaria nº 86, de 03 de junho de 2013.

I – Elegibilidade

O candidato:

1. Deve possuir título de doutor, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

2.   Não pode estar aposentado ou em situação equiparada;

3.   Não pode ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;

4.   Poderá inscrever-se em uma das seguintes modalidades:

Modalidade A: Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e portadores de visto temporário

Modalidade B: Estrangeiros residentes no exterior

Modalidade C: Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e empregados como docentes em IES ou pesquisadores em instituições públicas de pesquisa

Observação: De acordo com o Art. 5º, parágrafo 2º, da Portaria nº 86, de 03 de junho de 2013, professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “A”, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

II – Inscrições

As inscrições devem ser realizadas no período de 13 a 26 de novembro de 2014 apenas por e-mail, através do encaminhamento da documentação exigida (em formato PDF) para o endereço ppg.musica@usp.br, com o assunto da mensagem “PNPD 2014 – Programa de Pós-Graduação em Música”.

Os documentos necessários para a inscrição são:

1. Cópia do Comprovante do Título de Doutor;

2. Currículo Lattes atualizado ou, se estrangeiro, currículo com histórico de publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo III à Portaria nº 86, de 03 de junho de 2013 da CAPES ;

3. Projeto de pesquisa;

4. Plano de atividades a ser desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Música e a um de seus grupos de pesquisa;

5. Manifestação de ciência em relação ao Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado nos termos da Portaria CAPES nº 86, de 03 de junho de 2013.

Observação: O PPGMUS não se responsabiliza por inscrições não recebidas devido a fatores de ordem técnica e operacional.

III – Seleção

O PPGMUS estabelecerá uma Comissão Examinadora, que avaliará as propostas segundo os critérios abaixo e poderá solicitar entrevista (presencial ou virtual) quando julgar necessário.

a)    Relevância do Projeto de Pesquisa em relação às Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Música;

b)    Produção bibliográfica e artística;

c)    Experiência de pesquisa.

Parágrafo único: A Comissão Examinadora indicará o Professor Supervisor, respeitando a coerência entre a vinculação do projeto de pesquisa e o plano de trabalho do bolsista junto ao grupo de pesquisa do supervisor.

Sobre detalhamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), portaria 086/2013 e regulamento, consultar os links:

<http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes>

<http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf>

Prazo para inscrições: até 26 de novembro de 2014.

Endereço eletrônico para o envio da documentação: ppg.musica@usp.br