Research Projects in the Postgraduate Program in Music

Projetos de Pesquisa - Programa de Pós-Graduação em Música  

ÁREA: MUSICOLOGIA

 

Linha de Pesquisa:

1) Teoria e análise musical

 

Significação Musical e Harmonia Cromática na Obra de Alberto Nepomuceno

 

Descrição: Análise de obras selecionadas da produção de Alberto Nepomuceno para compreender as transformações que ocorreram na linguagem musical brasileira na passagem do romantismo para o modernismo. Serão utilizadas ferramentas da teoria da harmonia cromática e neo-riemanniana, assim como das teorias de significação musical de tópicos, tropos e hermenêutica da expressão musical.

 

Responsável: Prof. Dr. Rodolfo Coelho de Souza

 

Análise, percepção e interpretação musical de obras compostas durante os séculos XX e XXI

 

Descrição: O presente projeto visa abranger a análise musical e duas de suas interfaces mais diretas – percepção e interpretação – de obras compostas durante os séculos XX e XXI. Assim, permite um aprofundamento em questões voltadas a aspectos formadores das tendências composicionais deste período, consideradas associação de técnicas de análise musical desenvolvidas contemporânea e internacionalmente. O projeto envolve o trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido por alunos da Graduação e da Pós-Graduação em Música da USP e a infraestrutura disponível no Laboratório de Percepção e Análise Musical (PAM) do Departamento de Música da ECA-USP, fundado (em 2008) e co-coordenado pela pesquisadora. Com a presente pesquisa, espera poder contribuir para a compreensão, produção e divulgação bibliográfica e sonora de material analítico-musical vinculado à produção científico-musical internacional.

 

Responsável: Profa. Dra. Adriana Lopes da Cunha Moreira

 

Estudo crítico de técnicas emergentes para a análise de obras musicais compostas nos séculos XX-XXI e gravação com narração em língua portuguesa do Solfège de l'objet sonore de Pierre Schaeffer

 

Descrição: O presente projeto tem por objetivo desenvolver um estudo crítico de técnicas emergentes para a análise de obras musicais compostas nos séculos XX-XXI e acessoriamente realizar a gravação Solfejo do Objeto Sonoro, de Pierre Schaeffer, com narração em língua portuguesa, a ser disponibilizada via Internet. Com base na organização em quatro vertentes das teorias e técnicas analíticas atualmente em uso, propõe o estudo crítico de: (1) teorias sobre transformações harmônicas, agrupamentos, tempo, rítmica e forma; (2) teorias sobre vozes condutoras; (3) teorias voltadas à análise de obras acusmáticas; (4) textos voltados a inter-relações entre composição, análise, performance e percepção musical. A cada vertente serão associados exemplos de obras musicais, sobretudo de compositoras e compositores brasileiros. Este estudo crítico justifica-se por reunir em um único trabalho o arcabouço teórico musical vigente e contribuir para a introdução de exemplos latinos neste contexto. A gravação do Solfège de l'objet sonore de Schaeffer justifica-se pela referencialidade deste trabalho, pela atual disponibilidade de ótimas traduções escritas para a língua portuguesa culta, pela carência de material didático musical para o nível acadêmico. Nesta gravação, a narração francesa será substituída pela narração em língua portuguesa e os exemplos musicais originais serão mantidos. A gravação será realizada no estúdio do LAMI-USP e sua disponibilização se dará nos sites dos laboratórios PAM-USP e/ou LAMI-USP. Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio Regular FAPESP. Processo: 2017/07654-7

 

Responsável: Profa. Dra. Adriana Lopes da Cunha Moreira

 

Levantamento, percepção e análise formal de obras musicais publicadas por compositoras e compositores latino-americanos nos séculos XX e XXI

 

Descrição: O presente projeto tem por objetivo realizar um levantamento de obras musicais publicadas por compositoras e compositores latino-americanos, estudar estratégias para a percepção das mesmas, bem como elaborar análises formais das obras mais referenciais, aplicando teorias e técnicas de análise consolidadas internacionalmente. Para tanto, três bolsistas irão se voltar a questões envolvidas nas três frentes da pesquisa: catalogação, percepção e análise de formas musicais de algumas obras musicais latino-americanas compostas nos últimos dois séculos. Posteriormente, os dados levantados poderão interagir com o estudo crítico de técnicas emergentes para a análise de obras musicais compostas nos séculos XX-XXI que vem sendo desenvolvido pela docente responsável. Programa Unificado de Bolsas USP. Processo n. 361. Vigência: 01/09/2017 a 31/08/2018

 

Responsável: Profa. Dra. Adriana Lopes da Cunha Moreira

 

Estruturação e análise musical

 

Descrição: O projeto destina-se a trabalhos voltados especificamente para os estudos das relações internas do discurso musical. O repertório estudado é preferencialmente aquele que não passou por reflexões aprofundadas no campo da teoria musical. Ele pode vir de raízes étnicas, populares ou eruditas. Os estudantes são estimulados a conhecerem modelos teóricos consagrados, para então desenvolverem eles próprios, métodos de abordagem relativos a um corpus musical específico e empiricamente estabelecido. O projeto já fez a apreciação descritiva e analítica de inúmeras manifestações musicais africanas e afro americanas. Destacam-se aí a cultura musical iorubá e fon do Benin e a tentativa de transposição para o território da música brasileira os conceitos extraídos da apreciação destas músicas. A cargo de estudantes sob a supervisão deste orientador já se realizaram pesquisas marcantes sobre a estrutura melódica e harmônica do samba enredo, o desenvolvimento da síncopa no samba em perspectiva histórica, a estrutura da marcha e as manifestações do congado. São inúmeros os trabalhos bibliográficos produzidos. Além dos trabalhos deste orientador, consulte-se no Lattes a produção acadêmica de Yuri Prado, Glaura Lucas, Enrique Menezes, Paulo Tiné, Bruno Menegatti e alguns outros. Paralelamente a isso, a musicologia histórica e a análise musical de repertório contemporâneo podem integrar-se a essa linha de produção ocupada com o reconhecimento de estruturas musicais. Lembremos do que disse certa vez o compositor de Wozzeck, Alban Berg, a um americano em Paris: Musik ist Musik, Herr Gershwin. (Música é música, Sr. Gerschwin). Desta forma, surgem a composição musical e um conjunto moderado de trabalhos e orientações sobre musicologia histórica e contemporânea. Destaquem aí trabalhos sobre Villa-Lobos e Stravinsky e mestrados ou doutorados de Valéria Bonafé, Norton Dudeque, João Vicente Vidal e muitos outros.

 

Responsável: Prof. Dr. Marcos Branda Lacerda

 

Estrutura e significado na obra de Heitor Villa-Lobos

 

Descrição: A obra de Villa-Lobos tem passado por significativa reinterpretação, sobretudo por seu aspecto estrutural, que pouco havia sido investigado até o final do século passado. Mais recentemente, pesquisadores de diversas universidades brasileiras têm aplicado ferramentas analíticas que possibilitam um aprofundamento na estrutura harmônica de sua música. Em um campo paralelo, outros pesquisadores vêm realizando análises de caráter semiótico, mostrando como certas figuras podem ser interpretadas como símbolos da cultura brasileira; naturalmente, a música villalobiana é um veículo extremamente adequado para identificar e mapear essas estruturas. Esta proposta pretende aliar ambas as vertentes, correlacionando os aspectos estruturais aos elementos de caráter retórico na obra villalobiana, reinterpretando o conceito de "nacionalismo" musical de acordo com a funcionalidade das figuras musicais e seu papel na forma.

 

Responsável: Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles

 

Processos inter e transdisciplinares: teoria e análise, composição e performance

 

Descrição: Este projeto alia-se ao LAPECIPEM (Laboratório de pesquisas inter e transdisciplinares em Música), e tem como corpo performático a OFICINA EXPERIMENTAL DE INSTRUMENTOS E OFICINA EXPERIMENTAL DA VOZ. Os resultados de pesquisas e análises musicais são executados em concertos públicos e gratuitos em diversas salas de concerto. Faz parte deste projeto incentivar e executar obras inéditas, especialmente de professores, alunos e funcionários do Departamento de Música da FFCLRP-USP, assim como, através de releituras contemporâneas, a performance de obras de períodos principalmente renascentista e barroco, além de obras do repertório brasileiro de todas as épocas.

 

Responsável: Profa. Dr. Silvia Maria Pires Cabrera Berg

 

 

ÁREA: MUSICOLOGIA

 

Linha de Pesquisa:

2) Musicologia e etnomusicologia

 

 

Artifícios da inventio em "Der Vollkommene Capellmeister" de Johann Mattheson (1739)

 

Descrição: O presente projeto visa o aprofundamento das questões relativas à estruturação retórica da inventio (primeira parte do discurso musical) em Der Vollkommene Capellmeister [“O mestre-de-capela perfeito”, 1739] de Johann Mattheson, a mais extensa e importante obra, dentre aquelas que integram a instituição da musica poética. Sendo assim, o projeto intende a realização de uma confrontação detalhada do texto de Mattheson, não apenas com retóricas latinas, mas, ainda, com as fontes apresentadas pelo próprio Mattheson em Der vollkommene Capellmeister como suas referências diretas. Como anexo a este trabalho, será, ainda, disponibilizada uma tradução comentada do capítulo dedicado à inventio (II,4) em Der vollkommene Capellmeister, disponibilizando para o leitor não fluente em alemão esta importante referência primária. Auxílio Fapesp 201624226-6.

 

Responsável: Profa. Dra. Monica Lucas

 

Etnografia da Música Erudita Contemporânea: criação, circulação, recepção, apropriação

 

Descrição: O projeto propõe o estudo da prática da música erudita no contexto em que ela se desenvolve. A etnografia de intérpretes e compositores eruditos insere-se nesse campo de pesquisa. Que figuração social é essa? Quais as relações de interdependência? Quais os mecanismos de autocoerção que se transformam numa segunda natureza inquestionável? De que tradição se julgam herdeiros seus atores? Qual a origem social de intérpretes e compositores contemporâneos? Qual é o contexto de recepção? Quais as implicações nas grades curriculares dos cursos superiores de música? Quais os perfis dos alunos desses cursos? Quais os mecanismos de eleição de clássicos? A pesquisa tem sua justificativa no fato de que muitas das indagações pertinentes ao trabalho do músico profissional pertencem ao campo das ciências sociais. Uma adequação de nossas grades curriculares, sobretudo nos cursos superiores de música, deveria necessariamente passar pela antropologia musical e pela etnomusicologia — que não se restringe ao estudo das manifestações musicais de tribos indígenas ou práticas afro-brasileiras. Embora as pesquisas estéticas, e sua consequente aristocracia do gosto, sempre estiveram a serviço da distinção, pretende-se aqui discutir valores musicais e humanos, numa perspectiva de transformação e crítica de categorias consagradas pelo senso comum, como Cânone, Progressismo e Great Divide (Huyssen), valorizando e fundamentando as, práticas amadoras e desvendando o esnobismo intelectual e artístico. A produção acadêmica mais significativa sobre este assunto vem das ciências sociais que, muitas vezes, peca pela falta de lastro teórico-musical. Daí a necessidade de a musicologia, através da etnomusicologia, assumir este debate.

 

Responsável: Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro

 

Estudo crítico do discurso nas missas de José Maurício Nunes Garcia a partir da análise da significação musical

 

Descrição: O objetivo geral é compreender os processos sociocomunicativos das missas para coro e orquestra de José Maurício Nunes Garcia. Sua finalidade é estudar tanto a poética do autor (o manuseio do material musical) como a sua estética (os processos das ideias), visando compreender a música como veículo de ideologias. O campo teórico onde se estrutura o projeto é dos estudos de retórica, o que considera o uso de conceitos e estruturas musicais pré-composicionais (afetos, tópicas e figuras de retórica) e, a partir delas, a sua organização como discurso, ou seja, a formação de uma estrutura que possa ser reconhecida e traduzida por um ouvido habituado aos modelos pré-composicionais usados. A partir dos estudos já realizados sobre a obra de José Maurício Nunes Garcia e das formas de religiosidade da época, articulo a hipótese inicial de que o eixo básico do discurso de José Maurício se fundamentaria numa perspectiva mariana. Trata-se, em síntese, de observar a música a partir da premissa que ela compartilha de valores e representa ideias comuns que formam sentido por correlações da significação das estruturas primordiais (estilos, tipos e gestos característicos). O projeto buscará, assim, aprofundar como a doutrina mariana atuava na esfera prática da vida como a educação e a política desde o último quartel do século XVIII. Seguirá investigando se haveria uma retórica mariana e como se esta poderia sustentar-se simbolizada nos jogos da estética tópica.

 

Responsável: Prof. Dr. Diósnio Machado Neto

 

As melodias do boi: um projeto de Mário de Andrade (1)

 

Descrição: Dentro do Projeto Temático Musicar Local - novas trilhas para a etnomusicologia (Projeto Temático Fapesp Proc. 2016/5318), coordenado por Suzel Ann Reily e em parceria com o Departamento de Antropologia da FFLCH/USP e o IA/Unicamp, o presente projeto visa estudar as análises sistemáticas sobre o bumba-meu-boi, combinando o registro de melodias, versos e descrição da coreografia feitas por Mário de Andrade a partir da década de 1920.

 

Responsável: Profa. Dra. Flavia Camargo Toni

 

Arte popular e folclore no entre guerras (2)

 

Descrição: O Congresso de Arte Popular realizado em 1928, em Praga, é o divisor de águas entre as pesquisas de Mário de Andrade sobre as melodias da cidade e as do campo. No pós-guerra os estudiosos buscam conceituar o que se entende por música etnográfica, popular e folclórica e o intelectual modernista participa do debate escrevendo um artigo para o Congresso europeu.

 

Responsável: Flávia Camargo Toni

 

Os ensaios sobre música do Brasil na década de 1920 através dos textos e dos repertórios (3)

 

Descrição: Estuda-se as compilações e análises sobre a música brasileira editadas entre 1918 e 1930, tanto por musicólogos consagrados pelos livros de musicologia, quanto os trabalhos feitos por cantoras. Aqui estão incluídos os livros de Mário de Andrade, Luciano Gallet (obra póstuma), Elsie Houston Péret bem como os programas de concertos de Julieta Telles de Menezes, Germana Bittencourt, novamente Elsie Houston Péret, Maria Edith Capote Valente, Olga Praguer Coelho e Stefana de Macedo. Pretendo analisar os repertórios sobre os quais se debruçavam e compreender o que se entendia por música popular. Projeto com Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq.

 

Responsável: Flávia Camargo Toni

 

Do Belo Musical: fundamentos filosóficos, recepção e edição crítico-comparativa

 

Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo, num primeiro momento, investigar os fundamentos filosóficos do ensaio Do Belo Musical, de Eduard Hanslick, bem como a relação entre teoria estética e crítica musical em sua obra. Num segundo momento, pretende-se reconstituir a recepção do ensaio pelos contemporâneos de Hanslick, através do exame das recensões, dos livros contrários ao ensaio, bem como as respostas do autor, nas edições subsequentes, aos ataques de seus opositores. Por fim, pretende-se apresentar os resultados dessa pesquisa sob a forma de um ensaio introdutório e notas explicativas a uma tradução crítico-comparativa entre a primeira e a última edição do ensaio Do Belo Musical.

 

Responsável: Prof. Dr. Mário Videira

 

Sonoridades indígenas: estudo sobre instrumentos sonoros indígenas, sua materialidade, sonoridade e cosmologia (1)

 

Descrição: Esta pesquisa, de cunho etnomusicológico, visa desenvolver estudos sobre instrumentos sonoros e musicais indígenas do Brasil, desde sua tecnologia de construção, seus adornos e sua matéria prima até seus usos e seu lugar na cosmologia dos povos envolvidos. O projeto inclui pesquisas de campo, visitas a coleções etnográficas, análises historiográficas e imagéticas, além de produções instrumentais, como construção de réplicas e seu uso em grupos de criação e performance. À organologia destes instrumentos (sua classificação), iremos contrapor as categorias nativas e os estudos de cultura material e de agência. O projeto também prevê a produção de artigos científicos, oferecimento de disciplinas em nível de pós-graduação, cursos abertos à comunidade e gravações.

 

Responsável: Pedro Paulo Salles

 

“Nozani-Ná” e a música dos índios Paresi Haliti do Mato Grosso (2)

 

Descrição: O objetivo primeiro desse projeto é realizar estudos etnográficos musicológicos a partir do canto indígena do povo Paresi Haliti conhecido como Nozani-ná, gravado em cilindro de cera, em 1912, por Edgard Roquette-Pinto, publicado em partitura no livro Rondonia, anthropologia – ethnographia e utilizado musicalmente por Villa-Lobos. O projeto procurará elucidar o contexto nativo deste canto, sua relação com outros cantos e com as flautas secretas chamadas Iyamaka, sua inserção na cosmologia dos Paresi Haliti, analisando também o percurso de suas agências nos diferentes âmbitos pelos quais ele circulou. Por tudo isso, a pesquisa requer estudos historiográficos, musicológicos e, ainda, incursões de cunho etnográfico em campo, para viabilizar a análise antropológica. A investigação também se desdobra no projeto temático “Musicar Local - novas trilhas para a Etnomusicologia” (Projeto Temático FAPESP Proc. 2016/5318), coordenado por Suzel Ann Reily (UNICAMP), com a pesquisa intitulada A Palha e o Bambu: conexões entre o local e o musicar das Iyamaka na cosmologia paresi-haliti. Prevê-se, finalmente, a produção de publicações e palestras, além da gravação de CDs, preferencialmente como projetos conjuntos com as comunidades indígenas implicadas, visando ao fortalecimento de suas tradições.

 

Responsável: Pedro Paulo Salles

 

O Repertório Coral na Universidade: pesquisa, ensino, questões interpretativas e práticas relacionadas

 

Descrição: O projeto dedica-se a abarcar os diversos trabalhos orientados pela professora Susana Cecilia Igayara-Souza ligados à temática do repertório coral, com ênfase na produção brasileira e na prática coral no Brasil, mas sem excluir outros conjuntos de repertório e suas práticas, inclusive o amplo repertório da tradição ocidental erudita e os mais diversos conjuntos de repertórios ligados às práticas tradicionais e ou populares, transmitidos tanto por tradição oral como escrita. Volta-se às questões interpretativas e aos atores envolvidos nas práticas desses repertórios, tanto individuais como institucionais. Aborda tanto questões contemporâneas como históricas, entendendo que as práticas atuais e os repertórios praticados, bem como suas formas de transmissão, são parte de uma única história da presença coral no campo musical e que "a experiência estética é uma instituição, tornada possível a partir do trabalho histórico e cumulativo de autonomização do campo artístico” (Bourdieu, As regras da Arte). Os objetivos específicos do projeto incluem: 1) Análise de obras ou conjuntos específicos de repertório coral; 2) Discussão das relações entre música e literatura e/ou outras relações interdisciplinares; 3) Pesquisa sobre a memória e a história do Canto Coral; 4) Discussão e produção de edições e revisões de obras corais e seus aparatos críticos; 5) Investigação e discussão dos atores envolvidos nas práticas corais: regentes, compositores, coralistas, grupos corais, instituições; 6) discussão de projetos criativos em canto coral, ligados à composição, improvisação, criação coletiva, interpretação, montagem de programas e espetáculos; 7) discussão, análise e experimentação de processos educativos em canto coral; 8) discussão sobre presença e a significação de atividades corais nos diversos contextos socioculturais ou em suas relações interdisciplinares. A metodologia inclui, de acordo com o aspecto específico de cada participante do projeto: revisão bibliográfica; aspectos e processos empíricos e experimentais; processos de documentação e interpretação histórica; análise musical e textual; pesquisa-ação ou pesquisa participativa, tendo sempre por base as disciplinas musicais e musicológicas, com inter-relações com disciplinas afins. Os resultados esperados podem ser: produção de textos (monografias, artigos); produção de listagens e inventários comentados (bibliográficos, fonográficos, de programas de concerto); participações em eventos científicos (apresentações de comunicações em congressos e simpósios, pôsteres, mesas redondas); partituras corais e aparatos críticos ou explicativos (edições práticas, edições críticas, edições revisadas); criação musical (composições, arranjos, improvisação, de preferência com relatos do processo); produção de material didático (apostilas, traduções, plano de cursos, coletâneas, listagens comentadas); produção de material de divulgação (voltados para o público leigo e divulgado em meios não científicos e blogs ); produção de material audiovisual (gravações em áudio e vídeo, produtos multimídia), entre outros.

 

Responsável: Profa. Dra. Susana Cecilia Almeida Igayara de Souza

 

Nada Ficou Como Antes: O Clube da Esquina na Música Popular Brasileira

 

Descrição: A partir de uma perspectiva não canônica pretende-se estudar acontecimentos musicais que tiveram alta relevância musical no momento em que ocorreram, mas por questões diversas relacionadas sobretudo à divulgação, não obtiveram a valorização devida passando a uma condição de esquecimento dentro da Música Popular Brasileira. O foco do presente estudo é a presença do Clube da Esquina, movimento musical ocorrido nos anos 1970, oriundo de Minas Gerais. Protagonizado por Milton Nascimento, este movimento inseriu aproximadamente dez novos elementos na música popular do Brasil e dos Estados Unidos, procedimentos estes utilizados por diversos músicos, mas em nenhum momento foi atribuído a estes artistas a maternidade dessas inovações.

 

Responsável: Prof. Dr. Ivan Vilela

 

 

ÁREA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO MUSICAL

 

Linha de Pesquisa:

1) Performance

 

A pedagogia no violino no século XX: intersecções, adaptações e aplicações na construção da performance

 

Descrição: Esta investigação visa pesquisar os ensinamentos dos pedagogos mais influentes do violino do século XX. O estudo abordará diferentes escolas como a Russa, Franco-belga e Americana, considerando inclusive o intenso processo de integração e intercâmbio de informações entre as várias escolas violinísticas ocorrido ao longo do século XX. A pesquisa tem o objetivo de: 1. identificar os pedagogos mais influentes no período; 2. detectar as mais importantes heranças deixadas por esses professores sobre metodologia de estudo, conceitos técnicos e interpretativos e abordagens didáticas, por meio da análise de seus tratados, métodos, edições e gravações; 3. investigar a aplicação dos ensinamentos no processo de construção da performance de obras do repertório solo e camerístico para violino escritos no século XX.

 

Responsável: Profa. Dra. Eliane Tokeshi

 

A dobra schumanniana

 

Descrição: A Dobra Schumanniana é um Concerto-Instalação, resultado da pesquisa da obra de Robert Schumann, compositor e pensador que, pelo seu gênio criativo e singularidade de pensamento, se conjuga hoje a experimentos artísticos originais, tornando-se ao mesmo tempo fonte de inspiração e objeto de estudo. Partindo do conceito da dobra espaço-tempo, conjuga pesquisa, performance musical e vídeos captados na Schumann-Haus de Zwickau, Alemanha, transformando-se em performances videográfica e pianística desenvolvidas em ambientes diversos, que podem ser ou não especialmente produzidos. A composição videográfica projetada no ambiente mescla imagens da performance pianística à projeção mapeada de vídeos pré-editados, através de processamento digital em tempo real. Esse composto videográfico traduz a consonância da multiplicidade que atravessa a obra schumanniana com o paradigma estético processual que caracteriza o mundo atual. O múltiplo schumanniano se alia à diversidade dos ambientes disponíveis para a sua realização, fazendo com que cada apresentação – A Dobra Schumanianna encontra-se atualmente em sua nona versão - seja única no tempo e no espaço. Alia a expressão artística da performance pianística e da videoinstalação à prática da pesquisa organizada e do estudo crítico continuamente renovado, ressaltando a contemporaneidade das proposições arquitetadas por Robert e Clara Schumann e Johannes Brahms. O foco de A Dobra Schumanniana corrobora a coetaneidade de obras poéticas distantes no tempo.

 

Responsável: Prof. Dr. Amilcar Zani Netto

 

Estudo e registro fonográfico da obra pianística de Alexandre Levy (1864-1892)

 

Descrição: O presente projeto propõe o estudo e o registro fonográfico da obra para piano do compositor brasileiro Alexandre Levy (1864-1892). Apesar da indiscutível relevância, sua obra foi pouco estudada, o que pode ser verificado pela escassez de trabalhos científicos e publicações relacionadas. O fato de várias de suas peças permanecerem inéditas no que se refere à edição e ao registro fonográfico colabora para a manutenção deste cenário, que leva à tendência recorrente de se valorizar apenas o aspecto nacionalista latente das composições de Alexandre Levy, embora estudos aprofundados indiquem que seu estilo deriva mais claramente de Chopin, Schumann e Mendelssohn. O projeto prevê o levantamento das obras e partituras editadas e manuscritas disponíveis, publicações com os resultados da pesquisa, apresentações em salas de concerto e gravação pelo Laboratório de Acústica e Informática (LAMI) do CMU/ECA/USP. Um CD duplo reunirá pela primeira vez, a integral da obra pianística desse autor. Os intérpretes serão alunos e ex-alunos do CMU-ECA-USP vinculados ao Laboratório de Piano. O conhecimento gerado será disseminado em encontros científicos e artísticos, bem como em website a ser criado especificamente para esta finalidade. Projeto conta com auxílio financeiro do CNPQ processo n. 429872/2016-0.

 

Responsáveis: Prof. Dr. Eduardo Henrique Soares Monteiro e Profa. Dra. Luciana Sayure Shimabuco

 

A performance do pianista colaborador e suas interfaces interdisciplinares

 

Descrição: Vista paradoxalmente como uma especialidade, a atuação do pianista colaborador ocorre enquanto esse exerce três funções diferentes: o performer (ou co-intérprete), o pianista ensaiador e o pianista preparador. Nessas três funções, o pianista lida com um repertório plural, que inclui a música vocal e a redução de música orquestral. Especialmente, nessas duas vertentes, a atuação performática, técnica (como ensaiador) ou pedagógica (como preparador) do pianista colaborador, trata de elementos que fogem do treinamento típico de um músico. O pianista da música vocal lida com questões fisiológicas, acústicas e linguísticas de uma maneira que vai além do escopo de um músico e, por outro lado, de uma forma distinta daquela de um especialista. Da mesma forma, no repertório orquestral, o pianista colaborador interage com questões de composição e orquestração, as quais informam a sua performance muito mais do que a redução pianística publicada que está à sua frente. Chega-se, então, à pergunta: como essa atividade plural pode ser vista como uma especialidade, sendo que o seu exercício depende de saberes extramusicais? Esse projeto visa refletir sobre a atuação do pianista colaborador na música vocal e orquestral (redução orquestral ao piano), em suas três funções, através de uma perspectiva interdisciplinar.

 

Responsável: Prof. Dr. Luiz Ricardo Basso Ballestero

 

Performance Coral, Repertórios e salas: estudos, apresentações e ensaios

 

Descrição: O projeto discutirá questões que se colocam para a Performance Coral na interação entre os Repertórios estudados e os resultados em ensaios e apresentações realizados em diversos Ambientes Acústicos. O principal ator dos estudos será o Coro de Câmara Comunicantus, que conta com 29 estudantes-bolsistas em atividade artística (ensaios, apresentações, gravações de áudio e vídeo). Buscará entender as dificuldades e os avanços performáticos do grupo em sua correlação com o enfrentamento das variadas condições Acústicas e eventualmente as táticas e estratégias utilizadas pelo regente-titular ou seus convidados quando à frente do Coro de Câmara Comunicantus. Como condição da bolsa que recebem, os coralistas respondem a um relatório orientado por protocolo previamente formulado no âmbito deste projeto, onde avaliam individualmente as condições acústicas das salas e espaços. Tais relatórios serão o principal objeto de estudo, mas questões como a escolha do repertório a partir da sala ou vice-versa, escolhas de andamento e intensidade, preparação vocal e mesmo questões de sinestesia entre os artistas entre si e/ou entre os artistas e seu público poderão ser discutidos na relação com as salas.

N.B.: Este projeto mostra uma das possibilidades de envolvimento de novos pós-graduandos. Tais projetos tendem a durar de dois a três anos. Como estou credenciado em Questões Interpretativas e em Performance, estou sempre refletindo sobre interpretação, técnica de regência, resultados na performance, salas de ensaio e de apresentação, assim como temas de reflexão sobre obras de autores brasileiros, principal mas não exclusivamente.

 

Responsável: Prof. Dr. Marco Antonio S. Ramos

 

Laboratório de Criação e Performance em Música Contemporânea: a relação compositor-intérprete e o possível resultado sonoro

 

Descrição: O Projeto: “Laboratório de Criação e Performance em Música Contemporânea: a relação compositor-intérprete e o possível resultado sonoro”, tem a intenção de definir e estimular as  interferências que ocorrem durante o processo de criação composicional e na interpretação das obras musicais contemporâneas, assim como, desenvolver a percepção dos dois grupos de alunos, por meio do aprimoramento técnico dos instrumentistas e compositores, decorrentes da relação interativa nos processos de criação e performance das obras musicais, como também as possíveis pesquisas entre esses diferentes universos. Esse projeto promove e integra atividades diversas da produção musical contempladas nos cursos de formação de composição, instrumento, canto, regência e novas tecnologias. O projeto visa também integração entre as atividades de formação da Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação, bem como de Difusão e formação da Extensão Cultural, vinculadas ao Departamento de Música da ECA-USP. Por meio da criação do Laboratório, como matéria eletiva no Departamento de Música da ECA-USP, está sendo  possível pesquisar e analisar as diferenciações do resultado sonoro entre a leitura e prática interpretativa dos instrumentistas , com a grafia musical correspondente elaborada pelos compositores, aperfeiçoando a percepção dos alunos por meio de experimentos sonoros e da análise da relação entre o som imaginado e a dialética dos instrumentos, com base nas composições musicais contemporâneas e suas implicações técnicas e conceituais. São objetivos práticos gerais dessa pesquisa, por meio do Laboratório:

- oferecer aos jovens instrumentistas e compositores, da Graduação e da Pós-Graduação do CMU, a possibilidade de aprendizagem, estudo e pesquisa de maneira prática;

- incentivar a integração das atividades dos cursos de Instrumento, Canto, Regência e Composição, por meio de realizações de projetos de criação e performance;

- divulgar a produção da criação musical do Departamento;

- incentivar o surgimento de grupos de música de câmara do Departamento, voltados à música atual;

- proporcionar contato dos jovens instrumentistas com as novas tecnologias de criação e performance digitais e eletroacústicas.

 

Responsável: Prof. Dr. Luís Antonio Eugenio Afonso

 

A tradução e comparação crítica de três livros pedagógicos para o violoncelo oriundos do final do século 19

 

Descrição: Esta pesquisa pretende realizar uma análise comparativa e traduzir trechos selecionados de três tratados teóricos referentes ao ensino do violoncelo (Handbook of Violoncelo Playing (1893), de Carl Schroeder, Technics of Violoncello Playing (1898), de Edmund van der Straeten e Chats to 'Cello Students (1899), de Arthur Broadley), publicados durante a última década do século 19 (entre 1889 e 1899), quase cem anos após a publicação do tratado de J. L. Duport (Essai, 1806), considerado por muitos como o primeiro tratado a codificar uma técnica realmente violoncelística. Determinar os avanços técnicos alcançados durante o século 19. Determinar a relevância desses textos em relação à técnica moderna do violoncelo. Durante a realização das minhas pesquisas de doutorado, notei a escassez de traduções e/ou publicações de livros pedagógicos sobre a técnica do violoncelo em português. De fato, o livro Técnicas de reeducação corporal e a prática do violoncelo (Editora Prismas, 2015), fruto de minha tese de doutorado, parece ser o único livro que trata desse assunto, elaborado em português. É justamente buscando suprir essa lacuna bibliográfica que o presente projeto se propõe a fornecer material de trabalho e pesquisa para os estudantes, intérpretes e musicólogos, através de uma tradução crítica de textos importantes da pedagogia violoncelística, oferecendo também de um estudo introdutório e notas explicativas capazes de fornecer uma sólida base histórica e estética para a leitura e utilização desses tratados na interpretação e ensino do instrumento. Por se tratar de uma investigação de cunho histórico–pedagógico, a pesquisa estará baseada primordialmente em material bibliográfico. Para abordar esse material utilizarei, num primeiro momento, o método de leitura e análise comparativa dos textos, sempre em inglês, mesmo que se tratem de traduções de outra língua. Após essa etapa preliminar e fundamental, iniciarei a tradução crítica dos textos selecionados.

 

Responsável: Prof. Dr. Robert Suetholz

 

 

ÁREA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO MUSICAL

 

Linha de Pesquisa:

2) Questões interpretativas

 

A poética da multiplicidade

 

Descrição: Grupo de Pesquisa Certificado pela ECA/USP. Tem como objetivo estudar a criação, produção e multiplicação de imagens visuais e sonoras. Com foco na investigação preconizada pela pesquisa da sensação, voltada à produção concreta de experiências estéticas, visa explorar as potencialidades do objeto artístico quanto à tradutibilidade e reprodutibilidade, em processos de composição e hibridação semiótica. Neste sentido, o grupo desenvolve uma pesquisa multidisciplinar que abarca diversos campos do conhecimento, articulando diferentes linhas de pesquisa. Assim, por meio dos projetos de pesquisa multidisciplinares, liderados por professores de Programas de Pós-graduação da USP, UNESP e PUC-SP, cria vínculos interinstitucionais. Encontra forte elo de ligação com a pesquisa da Dobra Schumanniana, no que se refere à atualização de repertórios diversos, ou seja, representações já constituídas que possibilitam a realização de variadas leituras que se renovam na contemporaneidade.

 

Responsável: Prof. Dr. Amilcar Zani Netto

 

Aspectos interpretativos na obra para piano de Almeida Prado

 

Descrição: O objetivo central da pesquisa é estudar a obra para piano solo e a produção camerística do compositor Almeida Prado sob diversos ângulos, levando em consideração os aspectos estéticos e técnicos, fazendo com que esses resultados sejam contextualizados nas questões das práticas interpretativas. Completando o conjunto de objetivos a serem atingidos, é feita também a abordagem dos aspectos inerentes à técnica pianística tais como: os variados tipos de toques, e emprego do pedal na busca da ressonância.

 

Responsável: Prof. Dr. Fernando Crespo Corvisier

 

Perspectivas Transculturais sobre o Desenvolvimento Criativo de Corais e Regentes de Corais

 

Descrição: O contato inicial entre colegas das Universidades de Cambridge e São Paulo revelou semelhanças notáveis e diferenças interessantes de perspectiva e abordagem para o desenvolvimento criativo de coros e regentes de corais. Embora a música coral tenha prosperado em ambos os países durante o passado recente, os praticantes permaneceram em grande parte ignorantes sobre as culturas corais de cada um por causa da distância geográfica e cultural que separa o Brasil e a Grã-Bretanha. Nosso projeto impulsionador criará oportunidades sem precedentes de interação, com vistas a uma maior colaboração em uma rede de pesquisa internacional mais abrangente. As iniciativas que estão sendo desenvolvidas nos dois países para aprimorar a teoria e a prática do canto coral serão investigadas lado a lado; essa comparação revelará o que cada tradição pode aprender do outro e também como a criatividade do grupo funciona em contextos corais. Cambridge e USP são centros líderes em música coral e estão em posição ideal para liderar este projeto de capacitação.

 

Responsável: Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos

 

Comunidades musicais que se tocam

 

Descrição: A pesquisa focaliza a identificação de procedimentos composicionais e interpretativos que pertencem ou transitam entre universos sócio culturais distintos, não apenas sob pontos de vista estritamente relacionados à linguagem, como também sob aspectos comportamentais que caracterizam o reconhecimento de Comunidades Musicais. A investigação pretende trazer à tona tanto aspectos relevantes na miscigenação de linguagens, como compromissos de caráter coorporativos gerados ou assimilados por tais grupos.

 

Responsável: Prof. Dr. Gil Jardim

 

O piano como orquestra: transcrições para duo pianístico e suas particularidades

 

Descrição: Transcrições de obras orquestrais e de câmara para os gêneros "piano a quatro mãos" ou "dois pianos" desempenharam um papel crucial na perpetuação do duo pianismo. Esse tipo de repertório apresenta desafios interpretativos, pois uma transcrição condensa sonoridades de instrumentos de naipes distintos requerendo dos intérpretes uma palheta sonora variada. A ideia de evocar cores e timbres inusitados no piano não era um conceito totalmente novo no repertório pianístico, mas se torna mais evidente a partir da nova estética sonora dos compositores franceses. Como cita Martin Katz (2009), “nada pode fazer o pianista adentrar o mundo das cores de forma mais rápida que através da imitação da orquestra”. Ao tocar transcrições o pianista desenvolve um “apetite por timbres e cores e assim podemos nos surpreender imaginando, inconscientemente, uma orquestração para tudo o que tocamos” (Katz 2009,154). O presente projeto, integrante do NAP-CIPEM, investiga, na linha de pesquisa de práticas interpretativas, os elementos técnico-musicais envolvidos na práxis de transcrições para duo pianístico. Além da pesquisa em bibliografia especializada, serão selecionadas obras representativas cujas partituras e gravações nas formações originais serão avaliadas e comparadas às das transcrições.

 

Responsável: Prof. Dr. Fernando Crespo Corvisier

 

O Repertório Coral na Universidade: pesquisa, ensino, questões interpretativas e práticas relacionadas.

 

Descrição: O projeto dedica-se a abarcar os diversos trabalhos orientados pela professora Susana Cecilia Igayara-Souza ligados à temática do repertório coral, com ênfase na produção brasileira e na prática coral no Brasil, mas sem excluir outros conjuntos de repertório e suas práticas, inclusive o amplo repertório da tradição ocidental erudita e os mais diversos conjuntos de repertórios ligados às práticas tradicionais e ou populares, transmitidos tanto por tradição oral como escrita. Volta-se às questões interpretativas e aos atores envolvidos nas práticas desses repertórios, tanto individuais como institucionais. Aborda tanto questões contemporâneas como históricas, entendendo que as práticas atuais e os repertórios praticados, bem como suas formas de transmissão, são parte de uma única história da presença coral no campo musical e que "a experiência estética é uma instituição, tornada possível a partir do trabalho histórico e cumulativo de autonomização do campo artístico” (Bourdieu, As regras da Arte). Os objetivos específicos do projeto incluem: 1) Análise de obras ou conjuntos específicos de repertório coral; 2) Discussão das relações entre música e literatura e/ou outras relações interdisciplinares; 3) Pesquisa sobre a memória e a história do Canto Coral; 4) Discussão e produção de edições e revisões de obras corais e seus aparatos críticos; 5) Investigação e discussão dos atores envolvidos nas práticas corais: regentes, compositores, coralistas, grupos corais, instituições; 6) discussão de projetos criativos em canto coral, ligados à composição, improvisação, criação coletiva, interpretação, montagem de programas e espetáculos; 7) discussão, análise e experimentação de processos educativos em canto coral; 8) discussão sobre presença e a significação de atividades corais nos diversos contextos socioculturais ou em suas relações interdisciplinares. A metodologia inclui, de acordo com o aspecto específico de cada participante do projeto: revisão bibliográfica; aspectos e processos empíricos e experimentais; processos de documentação e interpretação histórica; análise musical e textual; pesquisa-ação ou pesquisa participativa, tendo sempre por base as disciplinas musicais e musicológicas, com inter-relações com disciplinas afins. Os resultados esperados podem ser: produção de textos (monografias, artigos); produção de listagens e inventários comentados (bibliográficos, fonográficos, de programas de concerto); participações em eventos científicos (apresentações de comunicações em congressos e simpósios, pôsteres, mesas redondas); partituras corais e aparatos críticos ou explicativos (edições práticas, edições críticas, edições revisadas); criação musical (composições, arranjos, improvisação, de preferência com relatos do processo); produção de material didático (apostilas, traduções, plano de cursos, coletâneas, listagens comentadas); produção de material de divulgação (voltados para o público leigo e divulgado em meios não científicos e blogs ); produção de material audiovisual (gravações em áudio e vídeo, produtos multimídia), entre outros.

 

Responsável: Profa. Dra. Susana Cecilia Almeida Igayara de Souza

 

A criação de um método para o estudo da Viola Brasileira

 

Descrição: A viola de dez cordas, de origem portuguesa, chegou ao Brasil ainda no século XVI e foi adquirindo características próprias de maneira que é hoje chamada de viola brasileira. Aspectos ligados à sua organologia e a maneira de usá-la foram fundamentais nesta diferenciação. Muito ligada a uma tradição oral em Portugal e pouco tocada em casas senhoriais ou na corte, conforme pesquisas realizadas, a viola manteve no Brasil o seu perfil de instrumento ligado ao povo e não às elites. Desta forma todo o seu arcabouço técnico foi construído de maneira oral e ligado a culturas específicas nas várias regiões onde se acomodou, no Brasil. A falta de uma metodologia sistematizada para o ensino do instrumento o manteve longe das escolas de música e possibilitou uma miríade de recursos técnicos inerentes a cada local. Singular e plural. Pretende-se a criação de um método, em cinco volumes, que aborde questões técnicas da viola voltadas ao ensino-aprendizado. Como recurso pedagógico, trabalhamos sob a perspectiva popular da imitação criativa, onde o aluno apreende os ensinamentos a partir de composições de sua própria lavra.

 

Responsável: Ivan Vilela

 

 

ÁREA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO MUSICAL

 

Linha de Pesquisa:

3) Música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem

 

Representações do som: imaginação sonora, iconografia e criação musical

 

Descrição: O projeto tem como objetivo investigar representações do som, entendido como objeto sonoro, desde diferentes ângulos: a) os processos de imaginação sonora, que dependem das ideias e conceitos que se tenha dos sons; b) as representações gráficas e outros artefatos descritivos do som nas diferentes culturas, com ênfase em culturas indígenas do Brasil e da Mesoamérica pré-hispânica e colonial; c) os processos de criação musical com crianças, considerando, sobretudo, a criação de notações musicais por crianças, de forma que sejam uma abertura e uma aproximação ao som e não o contrário. Nesse sentido, busca-se entender também os diferentes papéis que a notação musical pode desempenhar em contextos culturais e educacionais de maneira que, além de uma ferramenta pedagógica ou de conhecimento, seja um meio pelo qual a criança investe sentidos nos sons e penetra nas sonoridades e na escuta ativa e criativa.

 

Responsável: Prof. Dr. Pedro Paulo Salles

 

A improvisação musical como ferramenta pedagógica

 

Descrição: O projeto tem como foco a improvisação musical nos ambientes de educação musical de crianças. De natureza qualitativa, a pesquisa visa diagnosticar processos de criação em espaços de formação musical, identificando singularidades que emergem em distintos contextos, bem como, as relações que se estabelecem entre o fazer musical e a conscientização de conceitos. Neste momento, o projeto passa por reformulações, para ampliar as possibilidades de pesquisa relativas aos processos de criação no âmbito da educação musical.

 

Responsável: Profa. Dra. Teca Alencar de Brito

 

Literatura Coral: Bibliografia e Cancioneiro

 

Descrição: O projeto tem por objetivo resenhar criticamente a bibliografia (artigos, dissertações, teses, livros) sobre canto coral existente em edições brasileiras, levantando seus principais enfoques e abordagens e apontando as necessidades de tradução e edição de obras estrangeiras referenciais (clássicos da literatura sobre direção e canto coral e técnica vocal), como Thomas, Kaelin, Corneloup, Scherchen, Panzera, Fucito/Beyer, Sacré, Pierlot, Wüllner, Cornut, Gourret, entre outros. Por fim, pretende-se também publicar o "Cancioneiro Coral Brasileiro", editado criticamente, digitalizado com o editor de música MuseScore, com partituras brasileiras de cânones e obras corais de duas a 4 vozes, referenciais para a prática coral nas escolas públicas e privadas e nos corais amadores, por regentes e coralistas.

 

Responsável: Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro

 

A composição e a sua fusão com a Educação e Práticas Performáticas

 

Descrição: Este projeto tem como objetivos pesquisar práticas composicionais agregadas às práticas performáticas e às pedagogias musicais contemporâneas com uma visão especialmente direcionada às propostas de F. Delalande, A Tomatis, Émile Jaques-Dalcroze, E. Morin e G. Deleuze, desenvolvendo ferramentas conceituais e metodologias. Este projeto abriga ainda pesquisas de práticas composicionais, performáticas e educativas tanto no âmbito da graduação, quanto de pós-graduação, tendo as atividades do LAPECIPEM (Laboratório de pesquisas inter e transdisciplinares em Música) e a Oficina Experimental como campos de experimentação de composição e performance.

 

Responsável: Profa. Dr. Silvia Maria Pires Cabrera Berg

 

 

ÁREA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO MUSICAL

 

Linha de Pesquisa:

4) Sonologia: criação e produção sonora

 

Música Digital e Espaço Sonoro - Instrumentação, Modelagem, Produção e Projeção

 

Descrição: Projetos complementares integram pesquisa e desenvolvimento nos temas de produção de música digital (instrumentação, processos criativos, de transformação e processamento) e modelagem do espaço sonoro (captura, expansão e projeção espacial), abordando questões e soluções para aplicações musicais interativas e aumentadas, a modelagem da reatividade entre usuário-programa-música, espacialização sonora e modelagem psicoacústica. A pesquisa em aplicações musicais aumentadas visa a integrar recursos de captação sonora espacial e auralização multicanal em uma única infraestrutura de performance e audição, servindo concomitantemente a experimentações em instrumentação musical aumentada e modelagem de audição interativa. O projeto para uma música reativa objetiva a criação e aprimoramento progressivo de uma suíte de processadores musicais em software, integrável a instrumentos virtuais/aumentados, e que permita explorar diferentes graus de reatividade dos processadores ao gestual dos músicos e à própria música gerada ou processada. A pesquisa em áudio espacial focaliza o estudo e a implementação de técnicas diferenciais para a produção musical 3D/360o, bem como a criação de software e dispositivos, como matrizes de alto-falantes, para projeção sonora espacializada. No âmbito da psicoacústica, projetos em curso têm caracterizado e testado modelos matemáticos para a dissonância sensorial, visando ao controle intencional e a síntese de timbres consonantes. Resultados esperados incluem a experimentação prospectiva de tecnologias e o desenvolvimento de novos recursos, entre hardware e software, para microfonação e auralização de cenas sonoras, processadores tempo-espectral, filtros harmônicos, detectores gestuais e sintetizadores, articulando-se com demandas não atendidas por softwares comerciais, e motivando novas perspectivas artísticas e fronteiras tecnológicas em luteria digital e performance interativa-integrativa (músico-instrumento-audiência). Projetos com fomento do: Programa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq. Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Graduação PUB-USP. Auxílio à Pesquisa CNPq, Chamada Universal MCTI/CNPq 2016 (processo no. 432316/2016-7). Bolsa de Produtividade CNPq DT-2 (processo no. 313481/2017-2).

 

Responsável: Prof. Dr. Regis Rossi A. Faria

 

Modelagem Computacional de Sonoridades de Percussão

 

Descrição: O objetivo desta pesquisa é desenvolver um conjunto de algoritmos, utilizando diversos métodos de síntese sonora digital na linguagem computacional Csound, para modelar a sonoridade e o mecanismo de funcionamento de diversos instrumentos da família da percussão, inclusive instrumentos tradicionais brasileiros. Trata-se, portanto, de uma pesquisa no campo da modelagem física, uma área promissora no campo de tecnologia musical digital. A modelagem de instrumentos percussivos, especialmente os das culturas tradicionais, gera uma perspectiva original nos estudos de acústica musical aplicada. Essa pesquisa tem também impacto imediato na área artística pela proposição de se utilizar os resultados obtidos na composição de um Concerto para Percussão, Sons Eletrônicos e Orquestra.

 

Responsável: Prof. Dr. Rodolfo Coelho de Souza

 

Escritas do Tempo: Estratégias Composicionais

 

Descrição: O principal objetivo deste projeto é a proposição de estratégias composicionais e, por conseguinte, analíticas, que tenham por base o estudo das imagens de tempo na filosofia e nos escritos técnicos e poéticos de compositores a partir dos anos de 1940. Visa, assim, tanto a produção conceitual quanto artística, expressas nas atividades de estudos conceituais, publicações, prática composicional e atividades de orientação de pesquisa na linha de composição musical. A fundamentação conceitual está ligada especificamente às noções de tempo, tal qual abordados na filosofia de Gilles Deleuze, Henri Bergson e Gilbert Simondon e em escritos poéticos de compositores da segunda metade do século XX como Olivier Messiaen, Iannis Xenakis, Pierre Boulez, Karlheinz Stockhausen, Horacio Vaggione, Brian Ferneyhough e Gérard Grisey, bem como nas propostas de Johannes Kramer, Gisèle Brelet e Pierre Souvtchinsky. A este projeto estão articulados auxílios à pesquisa e de atividades artísticas tendo o tempo como fio condutor teórico prático.

 

Responsável: Prof. Dr. Silvio Ferraz Mello Filho

 

Sous le ciel de Paris: memória e nomadismo da canção francesa no Brasil

 

Descrição: Este projeto de pesquisa dá continuidade a “A canção das mídias: memória e nomadismo”, que venho realizando, desde 2004, com a colaboração dos pesquisadores do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e convidados. Concluídas as quatro primeiras etapas, esta nova investigação lança mão de pesquisas preliminares iniciadas há uns anos e diz respeito à canção francesa. Ainda que não tão expressiva em vendagem, tal como ocorreu com o repertório de outras nacionalidades (portuguesa, italiana, latinoamericana), esta canção teve importantes repercussões na cultura brasileira, como já atestam os trabalhos de Valente (2003), de Zumthor (1997; 2005) considerados aqui de caráter inicial. Assim, tal temática. Ainda não foi alvo de estudos acadêmicos mais consistentes, nos termos aqui propostos. Mais particularmente, este estudo se dedica àquilo que se usou denominar por “canção romântica”. Delimitamos a investigação ao período que compreende o final da década de 1930 até o término da década de 1970, época em que a canção internacional de matriz europeia perde destaque, dando lugar aos gêneros rock e pop de língua inglesa, bem como aos repertórios regionais que surgem fora do eixo Rio-São Paulo. Partimos dos conceitos de “canção das mídias” (VALENTE, 2003) e “nomadismo” (ZUMTHOR, 1997), para analisar como a canção expressa, informa, corrobora, apresenta traços da cultura da qual faz referência e à qual se vincula. Objetivos: Tendo como base inicial o repertório discográfico difundido em programas de rádio, além de depoimentos de pessoas, pretende-se analisar, dentre outros, aspectos tais como: 1) as relações entre audiência e memória musical, 2) o impacto da permanência de artistas divulgadores da canção de origem francofônica (sobretudo francesa) e o surgimento de “versões brasileiras”, lançadas pelo mercado fonográfico local; 3) como este segmento de canções presentes nas mídias se fazem presentes no cotidiano do cidadão comum, sobretudo nas capitais metropolitanas. Resultados: propõem-se, dentre outros possíveis: 1) três artigos destinados à publicação em revista especializada, contendo uma sistematização dos resultados do projeto; 2) a de criação de um banco de dados contendo a discografia mais representativa das canções francesas, lançadas no Brasil. Com este segundo resultado  abre-se a possibilidade de elaborar outros subprojetos de pesquisa, permitindo abordar, mais amplamente, os critérios de gostos estético e imaginário compartilhados pela comunidade de ouvintes; 3) a promoção de um encontro científico, em caráter internacional; uma seleção dos textos mais significativos estará destinada a publicação, sob a forma de livro ou número especial de revista especializada, à medida do possível, 4) à medida das possibilidades, registrar-se-ão depoimentos de memorialistas, artistas, produtores musicais, radialistas, críticos musicais e outras pessoas, com o objetivo de criar um banco de dados audiovisuais, a serem inseridos na página do MusiMid (www.musimid.com.br). Estão previstos outros resultados, dependentes da colaboração de outros pesquisadores docentes e estudantes das Universidades: 1) a criação de um programa de rádio, com a duração de 50 minutos, contendo depoimentos de entrevistados; 2) um recital artístico, tendo como repertório canções francesas analisadas.

 

Responsável: Profa. Dra. Heloísa Valente

 

Experimento e Experimentalismo na Música

 

Descrição: Este projeto investiga o papel do experimentalismo na criação musical recente explorando as perspectivas do "experimento" e do "experimental" em relação a questões colocadas pela modernidade e por um pensamento racionalista que dá fundação para a ciência moderna. Num segundo momento analisa a relação entre o experimentalismo vinculado às vanguardas do século XX e a atitude experimental em práticas mais recentes da música que frequentemente aparecem vinculadas ao termo experimental (circuit bending, improvisação livre, criações coletivas apoiadas em plataformas digitais, etc.). Projeto conta com auxílio de Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

 

Responsável: Prof. Dr. Fernando Iazzetta

 

Turbulência e coerência: processos de consistência na improvisação livre

 

Descrição: Através do presente projeto pretendo dar continuidade às minhas investigações sobre a improvisação musical, suas fronteiras e conexões. A partir das pesquisas realizadas nos últimos anos, percebi que, apesar da grande quantidade de estudos dedicados ao assunto, a expressão improvisação livre mantém ainda hoje, uma definição imprecisa e muito abrangente. De fato, atualmente há muitas manifestações musicais e artísticas que incluem procedimentos que remetem, de forma explícita ou não, à livre improvisação. Por isso, um dos desafios que se coloca hoje dia é, por um lado, a procura de uma definição do que seria comum entre as múltiplas e diversificadas práticas que se localizam no amplo território da improvisação livre ou que dela fazem uso e, por outro, do que seria singular e específico de cada uma destas práticas. É necessário definir se há realmente um território que abrange todas estas práticas e segmentá-lo em subcategorias com suas identidades próprias. E mais do que isso, é necessário desvendar os possíveis processos de construção de consistência em cada caso. No contexto desta problemática, algumas questões já trabalhadas em minhas pesquisas anteriores se recolocam, por vezes, a partir de novas perspectivas: as dualidades controle e não controle, tempo real e tempo diferido, improvisação livre e idiomática, conhecimento de base e referente, intencionalidade e acaso, coletivo e individual etc. Somam-se ainda algumas novas formulações e problemáticas relacionadas ao tema, tais como o uso ou não de novas tecnologias e as ideias de música ubíqua, comprovisação e ecocomposição. No presente projeto pretendo aprofundar e estabelecer as possíveis conexões entre várias abordagens, tendo em vista os objetivos acima delineados. Para isso, me proponho a examinar e comparar os diferentes processos de consistência sob o ponto de vista de seus materiais sonoros e procedimentos e de seus processos criativos e interativos. A ideia é encontrar e descrever o que é comum e o que é específico. Me interessa também discutir em que medida e de que forma estas diversas manifestações da improvisação livre resultam de determinadas configurações sociais, culturais e políticas contemporâneas. Projeto financiado pela Fapesp: Auxílio à pesquisa - Fapesp, Processo 2015/20576-0.

 

Responsável: Prof. Dr. Rogério Costa

 

 

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Grupos de Pesquisa - Programa de Pós-Graduação em Música

Escritas e Invenção Musicais

Espelho da Criação - Arquivo Camargo Guarnieri

EsTraMuSe - Estudos Transdisciplinares em Música, Sociedade, Educação

GEPEMAC - Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Artes do Canto

Grupo de Apoio e Difusão da Canção Brasileira

Grupo de Pesquisas em Estudos Musicológicos

MusiMid - Centro de Estudos em Música e Mídia

NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia

PAMVILLA - Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos

Poética da Multiplicidade: produção de imagens com processos criativos em vídeo digital