Apresentação

A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, na qual o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas está instalado, é uma instituição pública de ensino superior voltada à formação de profissionais e pesquisadores nas áreas das Artes e das Comunicações e à produção de conhecimentos científicos, por meio de seus laboratórios e núcleos de estudos. Desde a sua fundação, em 15 de junho de 1966, a ECA  mantêm amplo e diversificado universo de atividades de ensino e pesquisa e de extensão de serviços à comunidade, respaldado por moderna infra-estrutura didática. Compõe-se de oito Departamentos e da Escola de Arte Dramática (EAD). Oferece 21 cursos regulares na área de graduação, 13 deles voltados às Artes e 8 às Comunicações. A Pós-Graduação atualmente tem 6 Programas: Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Ciências da Informação e Ciências da Comunicação e Meios e Processos Audiovisuais.

A Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP surge em 1981 - constituindo-se de fato no mais antigo e pioneiro programa da área no país, mas estava vinculada ao Programa de Artes, que reunia ainda as pós-graduações de Música e Artes Visuais. Em 2005, os três programas se separaram, formando-se de modo independente, o que impulsionou de modo considerável o desenvolvimento e o amadurecimento de cada um deles, que ganharam autonomia para implementar projetos de ensino, pesquisa e produção intelectual afeitos às próprias características.

A criação de um programa autônomo de Artes Cênicas na USP é uma decorrência natural do fortalecimento deste campo de conhecimento em âmbito nacional, graças, em grande parte, a dedicação de professores e alunos que participaram destes mais de trinta anos de trabalho. As linhas de pesquisa do Programa incorporam os avanços na área e dialogam com o pensamento contemporâneo da cena, nacional e internacionalmente.

Com o objetivo de firmar, mais uma vez, a posição como programa de grande relevância para o país, propõe-se novas linhas de pesquisa que incorporam os avanços na área e dialogam com o pensamento contemporâneo da cena, nacional e internacionalmente.