Instruções para Exame de Qualificação - PPGAC

INSCRIÇÃO NO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

PPGAC (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas)

A inscrição no exame de qualificação deverá ser realizada através de e-mail até às 16h00 do último dia de prazo regimental, acompanhada de:

1) Formulário com a sugestão de Comissão Julgadora assinado pelo(a) orientador(a).

É necessário baixar o arquivo e ter algum aplicativo que leia PDF como o Adobe Acrobat para preencher o formulário diretamente no arquivo PDF Editável acima. 

2) Relatório de qualificação, em formato PDF (arquivo único).


Instruções para Inscrição no Exame de Qualificação e preenchimento do formulário de sugestão de comissão julgadora:

  1. Os membros titulares e suplentes da comissão julgadora deverão ser portadores, no mínimo, do título de Doutor.
  2. Não poderá ser indicado especialista na composição da comissão julgadora.
  3. É vedada a participação de parente em linha direta ou colateral até quarto grau do(a) aluno(a), do(a) orientador(a) e dos demais membros da referida comissão.
  4. Para submeter-se ao exame o(a) aluno(a) deverá totalizar os créditos mínimos exigidos em disciplinas para a qualificação conforme segue: Mestrado = 21 créditos; Doutorado = 21 créditos; Doutorado Direto = 49 créditos.
  5. A documentação exigida para o exame deverá ser entregue apenas por e-mail. Só serão aceitas inscrições enviadas até às 16h00 do prazo máximo para inscrição no exame de qualificação que consta no Sistema Janus. NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES FORA DE PRAZO EM HIPÓTESE ALGUMA, SEJA QUAL FOR O MOTIVO ALEGADO.
  6. O(A) aluno(a) deverá encaminhar por e-mail, até o prazo máximo para a inscrição, um único arquivo em formato PDF do relatório de qualificação nomeado da seguinte forma [ExameQualificacao_NomeCompletoAluno] e um outro arquivo PDF legível do formulário de sugestão de banca devidamente assinado pelo(a) orientador(a). Os arquivos deverão ser enviados para o endereço eletrônico ppgac@usp.br com cópia para o(a) orientador(a) com o assunto da mensagem "Exame de Qualificação - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas"
  7. O arquivo PDF contendo o relatório de qualificação será encaminhado através de um convite por e-mail a todos os membros (titulares e suplentes) da comissão julgadora da banca e ao discente, sendo obrigatório o preenchimento do e-mail atualizado de cada participante.
  8. O exame deverá ser realizado em até 60 (sessenta) dias após a data de inscrição, lembrando que é necessário um período mínimo de 30 (trinta) dias entre a inscrição e o exame para que haja tempo hábil da comissão julgadora ler o relatório de qualificação.
  9. O(A) orientador(a) deverá enviar um e-mail para ppgac@usp.br informando a data e o horário da realização do exame, caso não seja possível informar no dia da inscrição.
  10. A entrega das cópias impressas é facultativa aos discentes que estão matriculados no antigo regimento (resoluções abaixo), que poderão optar: a) Por entregar as versões impressas, neste caso entrar em contato com o ppgac@usp.br com antecedência para saber os procedimentos da entrega deste material; b) Por entregar apenas por e-mail conforme elencado no Item 6, neste caso se houver solicitação de cópia impressa de algum membro será responsabilidade do(a) discente providenciar a cópia e enviar diretamente ao docente.

OBSERVAÇÕES:

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas não disponibiliza qualquer tipo de auxílio financeiro para participação de docentes externos em exames de qualificação. Sugerimos, neste caso, participação por skype, porém é necessário reservar os equipamentos com antecedência, através do e-mail ppgac@usp.br.


O RELATÓRIO DE QUALIFICAÇÃO DEVERÁ SER ESTRUTURADO DA SEGUINTE FORMA:

Parte I – Atividades realizadas durante o curso:
Dados pessoais do aluno; 
Disciplinas cursadas:
a) Resumo;
b) trabalhos realizados;
c) vinculação com a dissertação/tese;
d) histórico escolar.
Outras atividades (publicações, congressos, produção, etc).

Parte II – Projeto da dissertação/tese:
Título (mesmo que provisório);
Objeto da pesquisa: justificativa, objetivos;
Pesquisa bibliográfica: construção do quadro teórico de referência, hipóteses; Metodologia: amostragem, instrumentos de pesquisa;
Dificuldades encontradas;
Como pretende continuar; 
Referências bibliográficas (obras utilizadas no trabalho); 
Plano de Pesquisa; 
Cronograma até o depósito da dissertação/tese.

Parte III – Apresentação do texto:
O aluno deverá apresentar texto parcial ou capítulo da dissertação diante de comissão examinadora previamente constituída.

Segue abaixo diretrizes para confecção de teses e dissertações:
http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=67


ATENÇÃO: Alunos matriculados a partir de 2020 estão no novo regimento e devem acessar as novas normas e sua ficha do aluno no sistema janus.


Dúvidas enviar e-mail para ppgac@usp.br