Memória

O Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA) é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP, que acontece desde 2010 e tem como objetivo criar um espaço de troca de experiências entre pesquisadores das Artes Cênicas (e áreas afins) para ampliar a difusão das pesquisas em andamento e recém-concluídas na área.

Clique nos links abaixo para ter informações sobre cada ano


5º SPA (2015)

Em 2015 o SPA ocorreu durante os dias 8, 9, 10 e 11 de setembro, nas dependências do Departamento de Artes Cênicas da USP, e reuniu aproximadamente 200 pesquisadores de pós-graduação (de 29 instituições de ensino superior do país e 5 estrangeiras) e contou com 31 mesas de compartilhamento de pesquisas de pós-graduação e com a exposição de 24 trabalhos de iniciação científica.

O tema escolhido para debate foi "A Prática como Pesquisa nas Artes Cênicas". Em que medida podemos pensar (e propor), dentro da academia, a prática não como resultado ou aplicação da investigação teórica, mas como a própria pesquisa em si? Como articular um modelo metodológico próprio às Artes (e não importado da Filosofia e das Ciências) que seja capaz de superar as dicotômicas que opõem Arte e Ciência?

Para refletir sobre essas questões, o SPA 2015 convidou o prof. Brad Haseman da Universidade de Queensland (Autrália) e a profa. Vida Midgelow, da Universidade Middlesex (Inglaterra), para apresentarem o panorama internacional da "Arte como Pesquisa nas Artes Cênicas". E os professores Renato Ferracini (Lume, Unicamp), Ciane Fernandes (UFBA) e Antônio Januzelli (USP), para oferecerem workshops práticos sobre o tema.

O SPA também organizou uma série de encontros entre grupos de pesquisa, artistas-pesquisadores, professores e integrantes do seminário, com o intuito de criar um espaço de troca de experiências e reflexão. Nesses encontros o tema do seminário foi examinado desde a especificidade de cada área de pesquisa das Artes Cênicas e também foram abordadas as diferentes de manutenção, pesquisa e organização desses projetos coletivos de investigação e criação.

Para completar as atividades, o SPA organizou no Teatro Laboratório a Mostra "Pesquisas em Cena", que apresentou 4 espetáculos teatrais criados a partir de pesquisas de pós-graduandos das instituições participantes. Com essa iniciativa, esperamos contemplar uma parte da pesquisa produzida em teatro que passa necessariamente pela experiência estética.

Como resultado final, foram produzidos dois Cadernos de Resumos (ISSN 2318-8928). um volume com o resumos curtos dos trabalhos apresentados no evento e com 5 textos de convidados especiais sobre o tema do seminário - sendo que desses, dois textos de referência para a área escritos em inglês foram traduzidos para a publicação. E um volume online, com os resumos expandidos dos trabalhos apresentados pelos participantes.

O evento foi patrocinado pela FAPESP e recebeu apoio do Diretoria da ECA e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. 

Programação

Comissão Organizadora

Palestras, Workshops e Encontro com Grupos de Pesquisa

Resumos das Conferências

Textos de apoio para as discussões


4º SPA (2014)

Em 2014, o SPA ocorreu durante os dias 27, 28 e 29 de novembro e recebeu 48 participantes de 13 universidades, além da USP: UNICAMP, UNESP, UFMG, UNIRIO, UFPE, UFRJ, UFBA, UFSC, UFU, UFMA, PUC-SP, UFAL e UFOP. Os trabalhos foram apresentados em 12 sessões de compartilhamento, organizadas por proximidade temática dos objetos de investigação, e divididos em duas categorias: Pesquisas em Desenvolvimento, de pesquisadores das Artes Cênicas (e afins) regularmente matriculados em programas de pós-graduação  do país; e Pesquisas Concluídas entre os anos de 2013 e 2014, fruto de mestrados, doutorados ou pós-doutorados defendidos na área.

Neste ano, além das mesas de Comunicações Orais, o SPA abriu espaço para a realização de Demonstrações Técnicas, permitindo pela primeira vez a possibilidade de apresentações práticas no evento.

Ao longo da programação, o SPA também promoveu duas palestras com professores Luiz Fernando Ramos (USP) e Marilia Velardi (USP), para tratar de temas relacionados à pesquisa em artes no âmbito da pós-graduação.

Os resumos expandidos das comunicações foram publicados no Caderno de Resumos do Seminário (ISSN 2318-8928), em meio impresso e digital.

Com a ampliação do evento e sua nacionalização, o SPA se afirmou como um espaço efetivo de discussão da produção acadêmica nacional no campo das artes cênicas.

Programação

Comissão Organizadora

Distribuição dos Trabalhos nas Sessões

Caderno de Resumos

Vídeo da Palestra de Abertura com Luiz Fernando Ramos

Vídeo da Sessão 3 de Compartilhamento de Pesquisas

Fotos: 27/11/2014  28/11/2014  29/11/2014


3º SPA (2013)

Em 2013 o SPA ocorreu em 07 e 08 de novembro e contou com a apresentação de 36 trabalhos em 5 sessões de compartilhamento, organizadas por proximidade temática dos objetos de investigação.

Os trabalhos foram divididos em três modalidades: Projetos de Pesquisa, de investigações ainda em fase inicial; Relatos de Pesquisa, de investigações ainda em desenvolvimento, mas que já com algum resultado prático ou teórico a apresentar; e Pesquisas Concluídas entre os anos de 2012 e 2013, fruto de mestrados, doutorados ou pós-doutorados defendidos na área.

A abertura do evento contou com a participação da profa. Verônica Fabrini (Unicamp), que tratou de temas relacionados à pesquisa em artes.

Pela primeira vez, os resumos expandidos das comunicações foram publicados no Caderno de Resumos do Seminário (ISSN 2318-8928), em meio impresso e digital.

Programação

Comissão Organizadora

Caderno de Resumos


2º SPA (2012)

Em 2012 o SPA ocorreu durante os dias 05 e 06 de novembro e contou com a apresentação de  35 trabalhos em 7 sessões de compartilhamento, organizadas por proximidade temática dos objetos de investigação.

Os trabalhos foram divididos em três modalidades: Projetos de Pesquisa, de investigações ainda em fase inicial; Relatos de Pesquisa, de investigações ainda em desenvolvimento, mas que já com algum resultado prático ou teórico a apresentar; e Pesquisas Concluídas entre os anos de 2012 e 2013, fruto de mestrados, doutorados ou pós-doutorados defendidos na área.

A abertura do evento contou com a participação do filósofo Luiz Fulganti.

Os trabalhos foram publicados no segundo número da Revisras aSPAs (ISSN: 2238-3999), em meio digital.

Programação

Comissão Organizadora

Caderno de Resumos


1º SPA (2011)

Em 2011, com o propósito de criar um espaço de troca de experiências entre os alunos do Programa de Pós-Graduação da USP, foi criado o SPA. Em sua primeira edição, foram apresentados 22 trabalhos em 6 sessões de compartilhamento, organizadas por proximidade temática dos objetos de investigação.

A abertura do evento contou com a participação da profa. Cecilia Salles (PUC/SP), que abordou o tema da “Metodologias de Pesquisa em Artes”, e a palestra de encerramento foi proferida pelo prof.  Flávio Desgranges (USP), que tratou  sobre “O Futuro do PPGAC".

Os trabalhos foram publicados no primeiro número da Revisras aSPAs (ISSN: 2238-3999), em meio digital.

Programação

Comissão Organizadora

Caderno de Resumos

Vídeo das Palestras e das Sessões de Compartilhamento de Pesquisas

Vídeo das Sessões B e D