VII Jornada Discente do PPGMPA

VII Jornada Discente

PPG Meios e Processos Audiovisuais, USP

           22 a 24 de agosto de 2018

Escola de Comunicações e Artes da USP

CADERNO DE RESUMOS DA VII JORNADA DISCENTE DO PPGMPA

 

 

PROGRAMAÇÃO VII JORNADA DISCENTE  

 

21 DE AGOSTO (Terça-feira)

19h30 – Abertura

Roda de conversa: Desafios da escrita acadêmica e da pesquisa em cinema e audiovisual
Com o corpo docente e respectivas coordenações e chefias do PPGMPA e do Curso de Cinema e Audiovisual do CTR ECA/USP

Coquetel

 

22 DE AGOSTO (Quarta-feira)

9h-11h MESA 1 – Crítica e historiografia

· A companhia produtora Amazônia Cine-film e Silvino Santos: problematização de fontes autobiográficas – Sávio Luis Stoco

· Walter da Silveira, historiador do cinema brasileiro – Claudio Leal

· O método histórico de Jean-Claude Bernardet em Cinema brasileiro: propostas para uma história – Bárbara Felice

· Panorama Histórico do Cinema Japonês de Cunho Sobrenatural – Cláudio Augusto Ferreira

· A crítica retórica de P. Adams Sitney – Lucas Bastos Guimarães Baptista

Comentadora: Profa. Dra. Danielle Crepaldi Carvalho

 

11h00-11h20 – Coffee break

 

11h20-13h20 MESA 2 – Imersão e Espectatorialidade

· Espectatorialidade nos simuladores cinematográficos de viagem do primeiro cinema no Brasil – Carolina Azevedo Di Giacomo

· Para além do quadro: Estratégias de expansão da imagem no audiovisual contemporâneo – Lyara Oliveira

· As imagens múltiplas de museus contemporâneos e espaços expositivos: uma imersão Sci-nestésica – Lívia Machado

· A EXPERIÊNCIA DO INTERATOR: mídias digitais, interatividade e suportes imersivos no documentário – Bruno Rogerio Silva Passos Machado

· O Design Audiovisual aplicado à criação de produções sonoras e audiovisuais – Daniel Gambaro

Comentadora: Profa. Dra. Lúcia Monteiro

 

13h20-14h30 – Pausa para almoço

 

14h30-16h30 MESA 3 – O audiovisual em diálogo com outras artes

· Visita de Katherine Joyce ao Museu de Nápoles em Viagem à Itália: Montagem, tempo e movimento – Nikola Matevski

· Imagens circulantes, ideias ressurgentes: a migração como método analítico nos estudos de cinema – Driciele Glaucimara Custódio Ribeiro de Souza

· Da arte de ver e de mostrar: sobre técnica e estética em Cézanne (1989), filme de Huillet-Straub – Dalila Camargo Martins

·Aparte, Melodrama e Comentário Político em “House of Cards” – Giancarlo Casellato Gozzi

· O encontro entre linguagens na narrativa gráfica “Maciste no Inferno” (1983), de Valêncio Xavier – Daniel Felipe E. L. Fonseca

Comentadora: Profa. Dra. Irene Machado

 

16h30-16h50 – Coffee break

 

16h50-18h50 MESA 4 – Estilos e processos criativos

· O mundo documentado de Albert Kahn: expressão e sentido nas imagens em cores dos Arquivos do Planeta – Tássia Caroline Zanini

· Por um Cinema Corsário – Bruno Vieira Lottelli

· Abel Ferrara e a transição no estilo cinematográfico norte-americano – Rafael Dornellas Feltrin

· O Cinema de Michael Mann: o autoral e o político na Hollywood contemporânea – Lucas do Valle Pereira

· “Justiça”: Reflexos e Refrações de uma cinematografia realista – Alexandre Gomes do Nascimento

· A teoria de Eisenstein e a direção de fotografia – Taís de Andrade e Silva Nardi

Comentador: Prof. Dr. Atílio Avancini

 

19h30 – MOSTRA de curtas-metragens dos discentes do PPGMPA
 

 

23 DE AGOSTO (Quinta-feira)

 

09h-11h MESA 5 – Ensaísmo e experimentação no cinema

· Destruir os monumentos: o super8 no Brasil e no México nos anos 1970 – Marina da Costa Campos

· O duelo de Andy Warhol e Marie Menken: por uma arte anti-romântica? – Ivan Amaral

· Afinidades eletivas: alquimia e informe no cinema de Jürgen Reble – Rodrigo Faustini dos Santos

· Rio-desborde: ensaio imagético das enchentes nas cidades de São Paulo e Santiago de Chile – Vivian Javiera Castro Villarroel

· Rocha que voa: uma aproximação entre filme e memória – Carolina Gonçalves Pinto

Comentador: Prof. Dr. Henri Gervaiseau

 

11h00-11h20 – Coffee break

 

11h20-13h20 MESA 6 – Visibilidades contemporâneas

· Estética da Cultura Hip-Hop – Elenildes Dantas

· Jornalismo Visual: as imagens vencedoras como representação de minorias no Prêmio Vladimir Herzog – Beatriz Gomes Furtunato

· O estigma do jovem em conflito com a lei no cinema e na televisão – Caio Túlio Padula Lamas

· Mataram meu irmão: em busca do sujeito e da visibilidade periféricos – Aline Silva de Senzi

· Comparação do New Queer Cinema com filmes LGBT atuais: a fascinação continua? – Ricardo Sant’Anna, Mariana Suzuki e Angelo Lopez

Comentadora: Profa. Dra. Esther Hamburger

 

13h20-14h30 – Pausa para almoço

 

14h30-16h30 MESA 7 – Mulheres no audiovisual

· Helena Ignez e o caso Belair: a atriz/produtora e a produção experimental – Anna Karinne Martins Ballalai

· Trajetória da direção cinematográfica de Helena Ignez – Gabriela Maruno

· A experiência pioneira de Rita Moreira – Lívia Perez

· A ressignificação no cinema de found footage feito por mulheres – Clara Bastos

Comentador: Profa. Dra. Mariana Souto

 

16h30-16h50 – Coffee break
 

16h50-18h50 MESA 8 – Montagem e procedimentos narrativos

· A repetição no cinema brasileiro moderno: notas introdutórias – Alexandre Wahrhaftig

· O cinema de Arthur Omar: Triste Trópico (1974) e o inventário nacional – Natalia Belasalma de Oliveira

· A montagem na obra de Satoshi Kon – Matheus Pinto Biscaro

· Um Dia na Vida: material gravado como filme para pesquisas futuras – Juliana Penna

· Paraísos artificiais: o documentário como tratamento do fato na era eletrônica e digital – Douglas Galan

· A montagem e a composição de vídeos performances generativas – Bruno Mascena

Comentadora: Profa. Dra. Cecília Mello

 

19h30 – PALESTRA: O pacto elitista das Ciências Humanas e o sofrimento com a escrita acadêmica como estratégia de controle social
Prof. Dr. Robson Nascimento da Cruz (FAE/ UFMG)

 

24 DE AGOSTO (Sexta-feira)
 

09h-11h MESA 9 – Imagens do Corpo

· Entre corpo e personagem: pessoa, figura, presença – João Vitor Resende Leal

· Ecos do canto: voz, corpo e melodrama – Felipe Ferro Rodrigues

· A Rosticidade na Arte Contemporânea: a procura pela imagem-sensação no mundo da imageria – Cristina Valéria Flausino

· Corpos Brasileiros em Cena: a Dança Contemporânea no Jornalismo Audiovisual Especializado – Sofia Franco Guilherme

· Edgard Navarro e o Corpo do escracho – Geraldo Blay Roizman

Comentador: Prof. Dr. Eduardo Morettin

 

11h00-11h20 – Coffee break

 

11h20-13h20 MESA 10 – O audiovisual em tempos de comunicação digital

· O político e o social no cinema brasileiro recente por meio da ancoragem e do engate - Eduardo Paschoal de Sousa

· Vloggers: o acontecimento comunicacional e o cotidiano na rede social YouTube – Paula Pires da Silva

· O gesto fotográfico e a comunicação em tempos digitais – Bruna Alves de Queiroga

· O resgate da força expressiva da oralidade na contemporaneidade – a retomada do rádio consciente – Mário Alves dos Santos Júnior

· A modelização de textos semióticos na construção de identidades estéticas de projetos transmídia – Gisele Frederico

Comentador: Prof. Dr. Eduardo Santos Mendes

 

13h20-14h30 – Pausa para almoço

 

14h30-16h30 MESA 11 – Política, cultura e audiovisual

· A Política de Cultura e a Ascensão da Indústria de Televisão no Brasil, 1950-1985 – Thamyris Almeida

· Mestiços na cultura e na arte – Andréia Guimarães Moura

· Por um audiovisual negro: perspectivas poéticas, técnicas e éticas no filme Zumbi Somos Nós – Daniel Correia Ferreira Lima

· A imagem partida: fraturas no cinema brasileiro recente – Raul Arthuso

· As fissuras do tempo: práticas coletivas no audiovisual brasileiro contemporâneo – Thiago Siqueira Venanzoni

Comentador: Prof. Dr. Almir Antônio Rosa

 

16h30-16h50 – Coffee break

 

16h50-18h50 MESA 12 – Representações da mulher no audiovisual

· Cleo de Verberena: uma cineasta brasileira – Marcella Grecco de Araújo

· A criminosa de Lúcio Cardoso em O Crime do Dia e Porto das Caixas – Lívia Azevedo Lima

· O Movimento Feminino pela Anistia em reportagens da Rede Globo Minas – Marcella Furtado

· A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiro – Katia Kreutz

· Amélia e a representação da mulher caipira no cinema brasileiro – Erika Amaral

· Mulheres negras no audiovisual: a formação do olhar criativo de realizadoras negras e suas produções – Lygia Pereira dos Santos Costa

Comentador: Prof. Dr. Rubens Machado Jr

 

19h30 – DEBATE de encerramento: Ações afirmativas na universidade pública

Jupiara Castro – Núcleo de Consciência Negra da USP

Lyara Oliveira – artista audiovisual, professora e pesquisadora

Lygia Pereira – realizadora e mestranda pelo PPGMPA

 

Mediação: Mariana Queen – jornalista e mestre pelo PPGMPA

 

********