|
|||
VII Jornada Discente PPG Meios e Processos Audiovisuais, USP 22 a 24 de agosto de 2018 Escola de Comunicações e Artes da USP CADERNO DE RESUMOS DA VII JORNADA DISCENTE DO PPGMPA
PROGRAMAÇÃO VII JORNADA DISCENTE
21 DE AGOSTO (Terça-feira)19h30 – Abertura Roda de conversa: Desafios da escrita acadêmica e da pesquisa em cinema e audiovisual Coquetel
22 DE AGOSTO (Quarta-feira)9h-11h MESA 1 – Crítica e historiografia · A companhia produtora Amazônia Cine-film e Silvino Santos: problematização de fontes autobiográficas – Sávio Luis Stoco · Walter da Silveira, historiador do cinema brasileiro – Claudio Leal · O método histórico de Jean-Claude Bernardet em Cinema brasileiro: propostas para uma história – Bárbara Felice · Panorama Histórico do Cinema Japonês de Cunho Sobrenatural – Cláudio Augusto Ferreira · A crítica retórica de P. Adams Sitney – Lucas Bastos Guimarães Baptista Comentadora: Profa. Dra. Danielle Crepaldi Carvalho
11h00-11h20 – Coffee break
11h20-13h20 MESA 2 – Imersão e Espectatorialidade · Espectatorialidade nos simuladores cinematográficos de viagem do primeiro cinema no Brasil – Carolina Azevedo Di Giacomo · Para além do quadro: Estratégias de expansão da imagem no audiovisual contemporâneo – Lyara Oliveira · As imagens múltiplas de museus contemporâneos e espaços expositivos: uma imersão Sci-nestésica – Lívia Machado · A EXPERIÊNCIA DO INTERATOR: mídias digitais, interatividade e suportes imersivos no documentário – Bruno Rogerio Silva Passos Machado · O Design Audiovisual aplicado à criação de produções sonoras e audiovisuais – Daniel Gambaro Comentadora: Profa. Dra. Lúcia Monteiro
13h20-14h30 – Pausa para almoço
14h30-16h30 MESA 3 – O audiovisual em diálogo com outras artes · Visita de Katherine Joyce ao Museu de Nápoles em Viagem à Itália: Montagem, tempo e movimento – Nikola Matevski · Imagens circulantes, ideias ressurgentes: a migração como método analítico nos estudos de cinema – Driciele Glaucimara Custódio Ribeiro de Souza · Da arte de ver e de mostrar: sobre técnica e estética em Cézanne (1989), filme de Huillet-Straub – Dalila Camargo Martins ·Aparte, Melodrama e Comentário Político em “House of Cards” – Giancarlo Casellato Gozzi · O encontro entre linguagens na narrativa gráfica “Maciste no Inferno” (1983), de Valêncio Xavier – Daniel Felipe E. L. Fonseca Comentadora: Profa. Dra. Irene Machado
16h30-16h50 – Coffee break
16h50-18h50 MESA 4 – Estilos e processos criativos · O mundo documentado de Albert Kahn: expressão e sentido nas imagens em cores dos Arquivos do Planeta – Tássia Caroline Zanini · Por um Cinema Corsário – Bruno Vieira Lottelli · Abel Ferrara e a transição no estilo cinematográfico norte-americano – Rafael Dornellas Feltrin · O Cinema de Michael Mann: o autoral e o político na Hollywood contemporânea – Lucas do Valle Pereira · “Justiça”: Reflexos e Refrações de uma cinematografia realista – Alexandre Gomes do Nascimento · A teoria de Eisenstein e a direção de fotografia – Taís de Andrade e Silva Nardi Comentador: Prof. Dr. Atílio Avancini
19h30 – MOSTRA de curtas-metragens dos discentes do PPGMPA
23 DE AGOSTO (Quinta-feira)
09h-11h MESA 5 – Ensaísmo e experimentação no cinema · Destruir os monumentos: o super8 no Brasil e no México nos anos 1970 – Marina da Costa Campos · O duelo de Andy Warhol e Marie Menken: por uma arte anti-romântica? – Ivan Amaral · Afinidades eletivas: alquimia e informe no cinema de Jürgen Reble – Rodrigo Faustini dos Santos · Rio-desborde: ensaio imagético das enchentes nas cidades de São Paulo e Santiago de Chile – Vivian Javiera Castro Villarroel · Rocha que voa: uma aproximação entre filme e memória – Carolina Gonçalves Pinto Comentador: Prof. Dr. Henri Gervaiseau
11h00-11h20 – Coffee break
11h20-13h20 MESA 6 – Visibilidades contemporâneas · Estética da Cultura Hip-Hop – Elenildes Dantas · Jornalismo Visual: as imagens vencedoras como representação de minorias no Prêmio Vladimir Herzog – Beatriz Gomes Furtunato · O estigma do jovem em conflito com a lei no cinema e na televisão – Caio Túlio Padula Lamas · Mataram meu irmão: em busca do sujeito e da visibilidade periféricos – Aline Silva de Senzi · Comparação do New Queer Cinema com filmes LGBT atuais: a fascinação continua? – Ricardo Sant’Anna, Mariana Suzuki e Angelo Lopez Comentadora: Profa. Dra. Esther Hamburger
13h20-14h30 – Pausa para almoço
14h30-16h30 MESA 7 – Mulheres no audiovisual · Helena Ignez e o caso Belair: a atriz/produtora e a produção experimental – Anna Karinne Martins Ballalai · Trajetória da direção cinematográfica de Helena Ignez – Gabriela Maruno · A experiência pioneira de Rita Moreira – Lívia Perez · A ressignificação no cinema de found footage feito por mulheres – Clara Bastos Comentador: Profa. Dra. Mariana Souto
16h30-16h50 – Coffee break 16h50-18h50 MESA 8 – Montagem e procedimentos narrativos · A repetição no cinema brasileiro moderno: notas introdutórias – Alexandre Wahrhaftig · O cinema de Arthur Omar: Triste Trópico (1974) e o inventário nacional – Natalia Belasalma de Oliveira · A montagem na obra de Satoshi Kon – Matheus Pinto Biscaro · Um Dia na Vida: material gravado como filme para pesquisas futuras – Juliana Penna · Paraísos artificiais: o documentário como tratamento do fato na era eletrônica e digital – Douglas Galan · A montagem e a composição de vídeos performances generativas – Bruno Mascena Comentadora: Profa. Dra. Cecília Mello
19h30 – PALESTRA: O pacto elitista das Ciências Humanas e o sofrimento com a escrita acadêmica como estratégia de controle social
24 DE AGOSTO (Sexta-feira) 09h-11h MESA 9 – Imagens do Corpo · Entre corpo e personagem: pessoa, figura, presença – João Vitor Resende Leal · Ecos do canto: voz, corpo e melodrama – Felipe Ferro Rodrigues · A Rosticidade na Arte Contemporânea: a procura pela imagem-sensação no mundo da imageria – Cristina Valéria Flausino · Corpos Brasileiros em Cena: a Dança Contemporânea no Jornalismo Audiovisual Especializado – Sofia Franco Guilherme · Edgard Navarro e o Corpo do escracho – Geraldo Blay Roizman Comentador: Prof. Dr. Eduardo Morettin
11h00-11h20 – Coffee break
11h20-13h20 MESA 10 – O audiovisual em tempos de comunicação digital · O político e o social no cinema brasileiro recente por meio da ancoragem e do engate - Eduardo Paschoal de Sousa · Vloggers: o acontecimento comunicacional e o cotidiano na rede social YouTube – Paula Pires da Silva · O gesto fotográfico e a comunicação em tempos digitais – Bruna Alves de Queiroga · O resgate da força expressiva da oralidade na contemporaneidade – a retomada do rádio consciente – Mário Alves dos Santos Júnior · A modelização de textos semióticos na construção de identidades estéticas de projetos transmídia – Gisele Frederico Comentador: Prof. Dr. Eduardo Santos Mendes
13h20-14h30 – Pausa para almoço
14h30-16h30 MESA 11 – Política, cultura e audiovisual · A Política de Cultura e a Ascensão da Indústria de Televisão no Brasil, 1950-1985 – Thamyris Almeida · Mestiços na cultura e na arte – Andréia Guimarães Moura · Por um audiovisual negro: perspectivas poéticas, técnicas e éticas no filme Zumbi Somos Nós – Daniel Correia Ferreira Lima · A imagem partida: fraturas no cinema brasileiro recente – Raul Arthuso · As fissuras do tempo: práticas coletivas no audiovisual brasileiro contemporâneo – Thiago Siqueira Venanzoni Comentador: Prof. Dr. Almir Antônio Rosa
16h30-16h50 – Coffee break
16h50-18h50 MESA 12 – Representações da mulher no audiovisual · Cleo de Verberena: uma cineasta brasileira – Marcella Grecco de Araújo · A criminosa de Lúcio Cardoso em O Crime do Dia e Porto das Caixas – Lívia Azevedo Lima · O Movimento Feminino pela Anistia em reportagens da Rede Globo Minas – Marcella Furtado · A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiro – Katia Kreutz · Amélia e a representação da mulher caipira no cinema brasileiro – Erika Amaral · Mulheres negras no audiovisual: a formação do olhar criativo de realizadoras negras e suas produções – Lygia Pereira dos Santos Costa Comentador: Prof. Dr. Rubens Machado Jr
19h30 – DEBATE de encerramento: Ações afirmativas na universidade pública Jupiara Castro – Núcleo de Consciência Negra da USP Lyara Oliveira – artista audiovisual, professora e pesquisadora Lygia Pereira – realizadora e mestranda pelo PPGMPA
Mediação: Mariana Queen – jornalista e mestre pelo PPGMPA
********
|
|||
2106 leituras
Atualizado por Aline Rabelo Santos Luiz em 20/08/2018 - 23:04:50
e criado por Aline Rabelo Santos Luiz em 21/06/2018 - 20:56:33