Apresentação

O PPG em Meios e Processos audiovisuais é um Programa que se dedica a examinar o campo das imagens em movimento e de seu legado na constituição para a cultura audiovisual que, desde a fotografia, segue aprimorando o conhecimento da existência material das imagens e de seu potencial formador no campo da arte, da ciência e da cultura. Mantem a ênfase em pesquisas na área de cinema, porém avança de maneira ousada na seara das outras mídias técnicas relacionadas a imagens e sons, afinando seus propósitos em torno de abordagens que privilegiem, a partir de perspectivas teóricas distintas, a dimensão sensível das imagens e/ou sons.

Para isso o programa reúne pesquisadores dedicados ao estudo do cinema, do vídeo, da televisão, do rádio, das mídias eletrônico-digitais, das performances que se realizam como produção fílmica, como espetáculo, como evento. Trata-se de especialistas com formação em estética, literatura, história, artes visuais, arquitetura, ciências sociais, cinema, vídeo, mídias eletrônico-digitais, que pesquisam o cinema e os meios audiovisuais como um sistema diversificado de práticas e idéias, envolvendo os seus processos específicos de reflexão, criação, produção e difusão.

Em sua área de concentração Meios e Processos audiovisuais atuam professores, pesquisadores e realizadores cujo trabalho aborda, a partir de diferentes perspectivas teóricas e criativas, uma variedade de objetos audiovisuais com ênfase na sua constituição e existência empírica. Com isso, a área se abre para diferentes perspectivas de abordagem da configuração das imagens técnicas audiovisuais a saber: das articulações poéticas; da significação semiótica; das expressões estéticas; dos experimentos e das realizações audiovisuais; das implicações críticas; da documentação, das transformações e da análise histórica; das articulações entre produção e difusão do conhecimento; das políticas públicas; das prospecções econômicas do setor.

O trabalho realizado no PPGMPA desenvolve-se no sentido de articular todas essas perspectivas nas práticas acadêmicas que se estruturam nas aulas e seminários especializados; nas atividades de grupos de pesquisa; na orientação de projetos de pesquisa; na produção escrita não apenas de dissertações e teses como também de artigos, ensaios e textos de circulação social; no estímulo a realizações audiovisuais que procuram, de alguma maneira, dialogar e pensar parâmetros que enriqueçam as formas de expressão audiovisual.

As três linhas de pesquisa propostas procuram acolher as diferentes abordagens, atividades e pesquisas de maneira a consolidar os grupos já estabelecidos, conquistas históricas e estimular novos problemas, projetos, abordagens e atividades.