Exibição do projeto Televizinho (2016), com Veridiana Zurita e profa. Esther Hamburger

No Dia 13 de Outubro às 18h na ECA, Veridiana Zurita e Esther Hamburger convidam pesquisadores e artistas visuais para a exibição do projeto Televizinho. A exibição será introduzida como material aberto para discussão, crítica e reflexão coletiva sobre potenciais desdobramentos do projeto.

Televizinho é uma série de re-encenações de telenovelas brasileiras com não atores da comunidade ribeirinha Santa Isabel – Amazonia/BR. Durante quatro meses a artista Veridiana Zurita morou com diversas famílias ao longo do rio Tupana e junto com elas assistiu tais telenovelas e re-encenou algumas cenas escolhidas ao longo do processo. O material foi editado na primeira pessoa por Veridiana Zurita como um video-artigo na primeira pessoa, e co-escrito por Veridiana Zurita, a teórica de mídia Esther Hamburger e o ativista diogobo. Através da apropriação e re-encenação do material televisionado, Televizinho problematiza a produção e disseminação de personagens como modelos de subjetividade – suas narrativas e estilo de vida. Produzidas pela Rede Globo – a maior rede brasileira e uma das poucas empresas do Sul a exportar para o mundo todo – tais telenovelas constituem um tipo de repertório que atravessa classes, geracões, gêneros e raças. O processo de reencenação revela o aspecto etnográfico do trabalho em que a casa dessas famílias se torna a própria cenografia para encenar narrativas entre ficção e realidade. Televizinho destaca o potencial da reencenação como uma ferramenta que pode apropriar o material da indústria cultural e interromper linhas de hegemonia cultural.

Veridiana Zurita (1982/São Paulo) é graduada em Comunicações das Artes do Corpo 2001-2005 (PUC-SP), com mestrado em artes plásticas pelo Dutch Art Institute 2009-2010 (DAI - Arhem NL) e pós mestrado pelo Advanced Performance Training a.pass 2011-2012 (Brussels BE). Trabalhou por um ano como artista residente no centro de pesquisa artística a.pass 2014-2015 (Brussels BE) onde desenvolveu 3 projetos dentre eles Televizinho. Veridiana Zurita é mãe, vive atualmente na zona rural no interior de São Paulo e desenvolve seu trabalho como pesquisadora artística através de projetos que possam suspender, torcer, desfazer e re-imaginar papeis sociais. Para connhecer alguns de seus projetos acesse: http://www.veridianazurita.com/