Thomas Elsaesser ministra aula magna do PPGMPA

O CINUSP e o Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da ECA promoveram, em 16/08, a exibição do filme A ilha do sol (2017), de Thomas Elsaesser, seguida de uma aula magna com o diretor. Na ocasião, Elsaesser lançou a tradução para português do livro Cinema como arqueologia das mídias.

Thomas Elsaesser é historiador de cinema e professor emérito de Estudos de Cinema e Televisão na Universidade de Amsterdã. Desde 1976 leciona como professor visitante em universidades norte-americanas, por exemplo, na Universidade de Iowa, na Universidade da Califórnia, na Universidade de Nova York e na Universidade de Yale.

Entre 2000 e 2005, coordenou projeto de pesquisa internacional sobre cinema europeu na Universidade de Amsterdã.  Também se dedicou a estudos comparativos sobre a narração pós-clássica e o cinema mundial, o cinema, a guerra e a memória, a música no cinema europeu dos anos 90 e vários estudos sobre as cidades europeias e a cultura das mídias.  Tem livros publicados sobre teoria do cinema, teoria do gênero, Hollywood, cinema, história, arqueologia e novas mídias, o cinema europeu de arte e a arte de instalação.

O evento foi realizado em parceria com o SESC e apoio do Goethe-Institut.

prof. Thomas Elsaesser em palestra sobre o filme "Ilha do Sol" (2017) e sobre o livro "Cinema como Arqueologia das Mídias"

prof. Thomas Elsaesser em palestra sobre o filme "Ilha do Sol" e sobre o livro "Cinema como Arqueologia das Mídias"

Prof. Thomas Elsaesser (ao centro) com profa. Esther Hamburger, cordenadora do programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, e prof. Cristian Borges, diretor do CINUSP

Prof. Thomas Elsaesser com profa. Esther Hamburger, cordenadora do programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, e prof. Cristian Borges, diretor do CINUSP