Exibir Projeto de Pesquisa

Docente: Antonio Carlos de Araujo Silva

ProjetoTítulo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Direção Teatral
Situação: Em andamento
Súmula: Este projeto de pesquisa pretende mapear e analisar as práticas relativas ao ensino da direção teatral, tanto em âmbito universitário, quanto em ateliês de formação ligados a teatros. Toma como ponto de partida o primeiro curso formal da área, proposto por Meyerhold, em 1918, para então investigar os alcances e limitações de algumas perspectivas de aprendizagem: o autodidatismo; o modelo mestre-aprendiz; a codificação técnica dos conservatórios e a formação universitária com ênfase na pesquisa. Nesse último caso, pretende-se estudar as experiências desenvolvidas por algumas universidades de ponta, além de aprofundar a discussão sobre a aprendizagem da direção no âmbito da graduação ou da pós-graduação - ou ainda, se realizada por um sistema de tutorias ou de disciplinas. Outro objetivo da pesquisa será o de inventariar, descrever e refletir sobre as experiências realizadas nos últimos anos na área do ensino da direção teatral, desenvolvidas no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP.
Palavras-chaves: encenação, pedagogia da direção teatral, ensino universitário de artes
Linhas de pesquisas: direção teatral pedagogia do teatro
Ano de início: 2011
Ano de término:

Fomento Agência:
Natureza:
Valor concedido:
Doutorandos:
Mestrandos: 3
Graduandos:
Iniciação científica: 3
Pré-IC:

Pertence a grupo de pesquisa?Grupos de pesquisa certificados pela ECA:
Nome do grupo de pesquisa:
Grupo registrado como diretório no CNPQ?:

Equipe:
Projeto em PDF:

 

Voltar    Todos os projetos