Resultados da busca pela palavra:
telenovela

Defesa - Mariana Marques de Lima Pinheiro

28/05/2020 10:00
28/05/2020 12:00

Título: A crítica de telenovela como Operação de Circulação de sentidos

Orientadora: Maria Immacolata Vassalo de Lopes

Programa: PPGCOM

Nível: Doutorado

Data: 28 de maio

Uma nova dinâmica para novelas: pandemia, serialização e streaming

Com produções interrompidas, emissoras se reinventam para manter o público cativo e as tramas interessantes, em contexto de crescimento das séries e do streaming

 

Contradição cultural na ficção televisiva é constante em países latino-americanos

Tradição da televisão brasileira, as telenovelas são frequentemente entendidas sob o ponto de vista do entretenimento. A fim de enxergar essas produções não apenas enquanto passatempos midiáticos, mas, também, como possíveis objetos de estudo acadêmico, o professor José Marques de Melo (1943-2018) criou, em 1992, o primeiro centro de referência no Brasil destinado à pesquisa e documentação de telenovela e ficção seriada.

Projeto Televizinho trabalha com reencenação de cenas de novelas brasileiras

Televizinho é um projeto de pesquisa da artista Veridiana Zurita, feito em colaboração com Esther Hamburger, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). O projeto consiste em reencenações de telenovelas brasileiras por famílias de uma comunidade ribeirinha chamada Santa Isabel, no rio Tupana, na Amazônia.

Metodologia e telenovela são temas do próximo "Diversidade em Ciência"

13/01/2018 14:00
13/01/2018 15:00

No dia 13 de janeiro, às 14h, Ricardo Alexino Ferreira, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) entrevista a socióloga Maria Immacolata Vassallo de Lopes, docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). A entrevista abordará a temática da metodologia da pesquisa em comunicação, telenovela e seus aspectos históricos-culturais.

Obitel lança novo estudo sobre a ficção televisiva em 12 países

O Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (Obitel) acaba de lançar o Anuário Obitel 2017, amplo estudo realizado em 2016 sobre a ficção televisiva em 12 países ibero-americanos. Intitulada Uma década de ficção televisiva na Ibero-América.

‘Diversidade em ciência’ discute a pesquisa em telenovela

27/05/2017 14:00

O professor Ricardo Alexino Ferreira recebe no próximo Diversidade em Ciência a socióloga Maria Immacolata Vassallo de Lopes, professora do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), para um bate-papo sobre pesquisa em telenovela. A entrevista vai ao ar no sábado, dia 27 de maio, às 14h, na Rádio USP.

ECA na mídia: Esther Hamburger fala sobre o futuro das telenovelas

A  professora Esther Hamburger, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), concedeu, no final de fevereiro, uma entrevista à Revista do Brasil, vinculada à Rede Brasil Atual. Na ocasião, a docente falou sobre o futuro da televisão brasileira, especialmente em relação à diminuição da hegemonia e da audiência das telenovelas nos últimos anos.

OBITEL BRASIL e os caminhos da ficção televisiva

Para discutir e debater  o tema  Por uma Teoria de Fãs da Ficção Televisiva Brasileira   foi realizado  nos dias 8 e 9 de outubro o V Encontro OBITEL BRASIL.

V Encontro OBITEL BRASIL

08/10/2015 09:00
09/10/2015 17:00

Nos dias 8 e 9 de outubro acontece o V Encontro OBITEL BRASIL. O evento reúne pesquisadores da ficção televisiva e profissionais da TV para debater questões referentes à cultura de fãs e à cultura da participação, mesclando reflexões sobre TV e internet.